O
termo Nativespeakerism é uma
ideologia que sustenta a crença de que os professores “nativos” de uma determinada língua
seriam portadores de uma “cultura” que os colocaria em vantagem no
desenvolvimento de ideais e de metodologias de ensino dessa língua. Na
conferência, será apresentado um estudo comparativo entre o contexto do ensino
do português brasileiro e do alemão, como línguas de acolhimento. Segundo
Silvia Melo-Pfeifer, a ideia é explorar, durante a sua apresentação, diversos
aspectos relacionados ao ensino de línguas de acolhimento e às dinâmicas
ideológicas envolvidas nesse contexto. Mais particularmente, ela pretende
analisar como ideologias monolíngues, relacionadas com o ideal de nativespeakerism, estão ou não presentes
e se, são ou não, (re)produzidas em aula de língua de acolhimento, para
populações escolares migrantes e refugiadas, no Brasil e na Alemanha.
Durante
a conferência também serão debatidas as tensões de que se reveste a
(re)produção de ideologias dominantes relacionadas com competências
linguísticas, como, por exemplo, a presença da correção linguística e sotaque
no discurso de educadores da língua de acolhimento.
“Acreditamos
que este estudo nos permitirá compreender como se (re)constrói a identidade
linguística de uma população escolar particularmente vulnerável nos dois
contextos, em que muitas das micro-agressões analisadas são autoinfligidas,
devido à interiorização e reprodução de ideologias linguísticas dominantes e de
preconceitos linguísticos”, destaca Silvia Melo-Pfeifer.
Sobre a catedrática
Sílvia
Melo-Pfeifer é Professora Catedrática na Faculdade de Ciências de Educação da
Universidade de Hamburgo na Alemanha. Possui licenciatura em ensino de
Português e Francês e doutoramento em Didática de Línguas, graus que adquiriu
na Universidade de Aveiro, em Portugal. Dentre os seus interesses de
investigação destacam-se a utilização de abordagens artísticas na educação em
línguas e na formação de professores, o recurso a abordagens plurilingues na
sala de aula e o ensino-aprendizagem de línguas de herança e de acolhimento.
Foi coordenadora de diversos projetos europeus e publica regularmente acerca
dos temas elencados. É membro dos grupos de investigação Centro de Investigação
Didática e Tecnologia na Formação de Formadores (CIDTFF) na Universidade de Aveiro,
em Portugal, e Literacy in Diversity Settings (LiDS), na Universidade de Hamburgo,
na Alemanha.