A autonomia e a escola: o lugar de onde falamos
O Colóquio Anísio Teixeira, em sua segunda edição, traz como eixo de debate e reflexão a autonomia. Seguindo a mesma linha de entendimento do I Colóquio, as discussões que buscamos realizar no evento vêm na esteira das demandas apresentadas pela Educação Básica, sobretudo pelos docentes, discentes e demais membros da comunidade escolar. É nesse sentido que o tema propostoemerge como ponto nevrálgico, ecoando e fazendo ecoar diferentes compreensões sobre os processos e as instâncias que envolvem o fenômeno educativo e o trabalho com crianças e adolescentes.
Ao se pensar em autonomia na sua relação com a escola, refletimos, enquanto docentes, sobre nossa atuação e formação profissional para formação de sujeitos autônomos, independentes, conscientes de si, dos outros e do mundo a sua volta; conjecturamos sobre em que medida os alunos são capazes de exercer autonomia, considerando o período de vida em que se encontram; falamos da possibilidade de desenvolver uma ação autônoma que coloque em evidência um prática pedagógica praticadapensada de modo a atender as especificidades dos sujeitos escolares; ponderamos a respeito da relevância das equipes escolares poderem apresentar seus currículos em função dos desafios e anseios que lhe são inerentes; ajuizamos, finalmente, o lugar de autonomia de uma unidade escolar, seus alunos, professores e corpo de funcionários no entrelaçamento com as redes de ensino e outras instituições que também têm o papel de operar sobre as questões relativas à educação.
Diante disso, fica evidente o amálgama presente na ideia de autonomia em sua interface com a escola. É justamente esse amálgama que nos interessa tratar no II Colóquio Anísio Teixeira, que tem como objetivo promover, a partir do tema A autonomia e a escola: o lugar de onde falamos, um debate com a comunidade escolar, com os profissionais da educação que atuam dentro e fora da escola, com os graduandos das licenciaturas e da Pedagogia, com os pós-graduandos da educação e áreas afins sobre a autonomia: na infância, no trabalho com as crianças, na formação e na atividade docente, na vivência dos currículos, na prática pedagógica e das unidades escolares com seus profissionais e alunos.
Assim, esperamos que o II Colóquio contribua para o alargamento e aprofundamento de perspectivas sobre o tema abordado, respeitando a pluralidade de ideias e as alternativas pedagógicas e tendo como escopo o bem comum e a formação humana das pessoas e profissionais envolvidos com a educação.