Caracterização genética como ferramenta para a conservação de recursos genéticos animais

Caracterização genética como ferramenta para a conservação de recursos genéticos animais

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento


Instituto Nacional do Semiárido (INSA) é uma Unidade de Pesquisa vinculada ao Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI), que tem como missão ser agente de transformação promovendo inovação tecnológica e social para o Semiárido brasileiro (PDU 2020-2024). Neste sentido, o Núcleo Sistemas de Produção Animal (NSPA/INSA/MCTI) vem desenvolvendo ações de pesquisa, formação e divulgação com espécies animais e forrageiras que predominam no Semiárido brasileiro. Estas ações visam fomentar a preservação, conservação, valorização e uso sustentável das espécies animais e forrageiras nativas e adaptadas ao Semiárido brasileiro.

Historicamente, a criação animal está presente no Semiárido brasileiro desde seu período da ocupação territorial, contribuindo inclusive para a formação da agricultura familiar. Desde então, a criação animal vem cumprindo um papel importante para este segmento, seja como fator de fixação no campo, construindo e reforçando a identidade camponesa, seja como elemento fundamental para a sustentabilidade do agroecossistema familiar. Ademais, os animais contribuem para a segurança alimentar e nutricional da população do campo e da cidade ao fornecerem alimentos proteicos de alta qualidade.

Mediante o exposto, considerando o cenário vivenciado em decorrência da pandemia do Convid-19 e diante da tendência cada vez maior de iniciativas de eventos pela internet, o NSPA propõe a realização do 1° Ciclo de Debate Virtual, abordando temas relevantes para a criação animal, produção de forragens, agricultura familiar e convivência com o Semiárido brasileiro.


NOME DO EVENTO

Caracterização genética como ferramenta para a conservação de recursos genéticos animais.

 

OBJETIVO

Refletir sobre a caracterização genética no programa de conservação das raças nativas.


MODERADORA

Marilene Melo (Pesquisadora do INSA).


PALESTRANTES

- Dra. Laura Leandro da Rocha (Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco) – Caracterização genética como ferramenta para conservação.

 

- Dra. Maria Norma Ribeiro (Professora da Universidade Federal Rural de Pernambuco) – Caracterização genética e grau de risco de raças localmente adaptadas.

 

- Dra. Debora Carvalho (Pesquisadora e Produtora de Galinhas Canela Preta) – a experiência de resgate e conservação da galinha Canela Preta.

 

PARTICIPAÇÃO ESPECIAL

- Maicon Caatingueiro - Estudante PPGADR/UFSCAR


DATA: 26/11/2020

 

HORÁRIO:  15 horas

 


                                                           

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}