Apesar da centralidade da temática do
trabalho no livro de Cedric Robinson, Black Marxism (1983), publicado
como Marxismo Negro no ano 2023 em tradução português, os estudos e
pesquisas têm dado pouca atenção à concepção do capitalismo racial. A tese
central de Robinson é que o primeiro proletariado se formou nas plantações
(plantation) dos países colonizados no século 16, questionando a centralidade
do proletariado nas fábricas da Inglaterra para a emergência do movimento dos
trabalhadores. Para Robinson, as revoltas das/os trabalhadoras/es
escravizadas/os e a organização de comunidades quilombolas em quase todos os
países das Américas, constam como as primeiras formas da organização da classe
trabalhadora global. A tese de Robinson conecta com a alegação de Immanuel
Wallerstein da existência de uma diversidade de formas de trabalho como base do
capitalismo. Assim, Robinson questiona a centralidade do trabalho assalariado
para o capitalismo global. Essa conferência visa perguntar sobre trabalho e
terra, sob a ótica étnico-racial, portanto, como a noção de capitalismo racial
elucida o debate nos estudos de trabalho e estudos agrários, envolvendo estudos
sobre movimentos quilombolas (maroons) e racismo no campo, explicitando o
Plantationoceno.
O Plantationoceno, nos termos de Haraway, se apropria da noção de ‘plantation’, práticas (coloniais e imperialistas) de apropriação e exploração das terras, da agricultura, pastagens e florestas, como plantações extrativas (monocultivos), contando com trabalho escravo e outras formas de trabalho explorado, alienado e, em grande parte, migrante. Essa herança colonial se perpetua na contemporaneidade, sendo que o Plantationoceno está também na produção global de carnes industrializadas, nos imensos monocultivos e substituição de florestas multiespécies por monocultivos florestais, a exemplo da palma africana, ampliando a exploração do trabalho (racializado) e comprometendo a sustentação das criaturas humanas e não humanas. A noção do Plantationoceno tematiza, portanto, a lógica de produção, em grande escala, com base na superexploração do trabalho, base de organização produtiva da plantation, ofereceu o modelo para a organização industrial das fábricas. Ademais, o Plantationoceno lembra que as mudanças profundas na ecologia do planeta começavam e continuam baseado numa agricultura industrial que contribui massivamente para a emissão de carbono, entre outros aspectos nocivos para o meio ambiente.
Plantationocene:
Racial Capitalism, Land and Labour
Despite the centrality of the topic of labour in Cedric Robinson's Black Marxism (1982), studies and research in the area of labour and agrarian studies have paid little attention to the conception of racial capitalism. Robinson's central thesis is that the first proletariat was formed on the plantations of the colonized countries in the 16th century, questioning the centrality of the proletariat in the factories of England to the emergence of the labor movement. For Robinson, the uprisings of enslaved workers and the organization of maroon communities in almost every country in the Americas are the first forms of global working class organization. Robinson's thesis connects with Immanuel Wallerstein's claim of the existence of a diversity of forms of labour as the basis of capitalism. Thus, Robinson questions the centrality of wage labor to global capitalism. This conference aims to ask about labor and land from a racial-ethnic perspective, thus how the notion of racial capitalism elucidates the debate in labour studies and agrarian studies, involving studies on maroon movements and racism in the countryside, making the Plantationocene explicit.
The Plantationocene, in Haraway's terms (2015), appropriates the notion of (colonial and imperialist) 'plantation' practices of appropriation and exploitation of land, agriculture, pastures, and forests, as extractive plantations (monocultures), relying on slave labor and other forms of exploited, alienated, and largely migrant labor. This colonial heritage is perpetuated in contemporary times, and the Plantationocene is also present in the global production of industrialized meat, in the huge monocultures and replacement of multi-species forests by monoculture tree plantations, such as the African palm tree, expanding the exploitation of (racialized) labour and compromising the sustenance of human and non-human creatures. The notion of the Plantationocene is, therefore, about the logic of large-scale production based on the overexploitation of labor, the basis of the productive organization of the plantation, which offered the model for the industrial organization of factories. Moreover, the Plantationocene reminds us that profound changes in the planet's ecology began and continue based on industrial agriculture that contributes massively to carbon emissions, among other harmful aspects to the environment.