EMENTA
Conceitos de avaliação; avaliação institucional; legislação relacionada aos processos de avaliação; as diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES; avaliação de Instituições de Ensino Superior; avaliação de cursos; novos instrumentos de avaliação de cursos; avaliação de alunos (ENADE); instrumentos de avaliação; o sistema e-MEC; protocolos e preenchimentos; indicadores (CPC, IGC e ENADE) e conceitos (CI e CC); Comissões de Avaliação do INEP; documentação para recebimento de Comissões de avaliação.
CARGA HORÁRIA
A
capacitação será realizada em dois dias, de 08h as 18h, ou em outro horário de
acordo com o agendamento, com carga horária de 16 horas e mais 24 horas de
acompanhamento utilizando metodologias de EAD, totalizando 40 horas.
PROGRAMAÇÃO
Etapa Presencial – 16 horas – dias 05 e 06 de junho de 2018
1º dia - 05 de
junho de 2018
Horário |
Tema |
Mediador |
8h |
A importância da Avaliação no
Desenvolvimento Institucional |
Maria Fabíola Santos PRODIN/IFRO |
8h30 |
Conceitos de avaliação;
Diretrizes do Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior – SINAES. |
Elizangélica Fernandes ARINT/IFRO |
1ª dimensão: Avaliação Institucional |
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9h10 |
Avaliação institucional;
Apresentação do Relatório do Relatório Autoavaliação CPA 2015 – 2017. |
Clayton Ferraz Andrade CPA/IFRO |
10h10 |
Intervalo |
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2ª dimensão: Avaliação de Estudantes |
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10h30 |
Avaliação de estudantes:
princípios e proposta pedagógica do IFRO. |
José Fábio Xavier CGRAD/PROEN |
12h00 |
Almoço |
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14h00 |
Desempenho Acadêmico de
Estudantes de Cursos Superiores do IFRO com base no SGA/IFRO (avaliação
interna). |
José Fábio Xavier CGRAD/PROEN |
3ª dimensão: Avaliação de Cursos |
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15h10 |
ENADE: conceitos, legislação,
funcionamento e desempenho dos estudantes do IFRO; Questionário do Estudante
e do Coordenador; Aderência da Avaliação às práticas pedagógicas avaliativas
em sala de aula. |
Rosa Martins Costa
Pereira/PI/PRODIN |
16h |
Intervalo |
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17h |
Indicadores (CPC, IGC) e
Conceitos (CI e CC) de Avaliação de Cursos. Panorama dos Cursos do IFRO. |
Gilberto Paulino da
Silva/PI/PRODIN |
18h |
Encerramento das atividades do
dia |
2º dia – 06 de
junho de 2018
Horário |
Tema |
Mediador |
8h00 |
Avaliação de Cursos Superiores:
recepção de comissões externas. |
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A visão do avaliador |
Vagner Schoaba/Campus
Ariquemes |
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A visão do avaliado |
Antônio Carlos da Silva de Souza
PROEN/IFRO |
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Orientações
e recursos |
José Fábio Xavier CGRAD/PROEN |
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8h50 |
Avaliação de Cursos Superiores:
organização de documentação. |
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A visão do avaliado |
Antônio Carlos da Silva de Souza/
PROEN/IFRO |
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A visão do avaliador |
Vagner Schoaba/Campus Ariquemes |
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Orientações
e recursos |
José Fábio Xavier CGRAD/PROEN |
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9h30 |
Novos instrumentos de Avaliação –
INEP: o que mudou? |
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Apresentação do novo instrumento
para cursos presenciais e EaD |
Flávio Leite Costa PI/IFRO |
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José Fábio Xavier CGRAD/PROEN |
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A visão do avaliado |
Antônio Carlos da Silva de Souza/
PROEN/IFRO |
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A visão do avaliador |
Vagner Schoaba/ Campus
Ariquemes |
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10h40 |
Intervalo |
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11h00 |
Atribuições profissionais: PI,
DDE, CGRAD, Diretores de Ensino, Coordenadores de Curso. |
Maria Fabíola Santos PRODIN/IFRO Moisés José Rosa Souza/ PROEN/IFRO |
12h00 |
Almoço |
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Horário |
Tema |
Mediador |
14h00 |
Sistemas oficiais utilizados para
avaliação, monitoramento e abertura de demandas para cursos superiores
(e-Mec, Sistec, Plataforma Nilo Peçanha, Sisu, ENADE, CENSUP,
MEC/autoatendimento). |
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e-Mec |
Flávio Leite PI/IFRO José Fábio Xavier CGRAD/PROEN |
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Sistec Plataforma Nilo Peçanha Sisu ENADE CENSUP MEC/autoatendimento |
Flávio Leite PI/IFRO Maiela Aranda Jonhson |
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15h30 |
Intervalo |
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16h00 |
O sistema e-Mec: perfis,
usuários, protocolos e preenchimentos. |
Flávio Leite PI/IFRO |
17h |
Apresentação da pesquisa
institucional com equipes de ensino da graduação e de AVA com material e
atividades de continuidade do curso na modalidade EaD. |
Flávio Leite PI/IFRO Rosa Martins/PI/PRODIN |
18h |
Encerramento |
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Etapa
EaD - 24 horas: de 11 A 17 de JUNHO de
2018.
Temas |
Atividades |
Mediadores |
1.
Legislações e documentos sobre o
Ensino Superior; 2.
Aplicação das normas e princípios
estudados ao contexto/situações reais e 3.
Pesquisa institucional de perfil
e demanda das equipes de ensino dos campi
e reitoria. |
1. Leitura dos textos; 2. Participação em fóruns (dúvidas/comentários
e estudo de caso) e 3. Preenchimento da pesquisa institucional on line. |
Flávio Leite PI/IFRO Rosa Martins/PI/PRODIN |