A Hanseníase é uma doença infectocontagiosa que ainda é considerada um problema de saúde pública no Brasil, sendo o segundo país em casos registrados no mundo, ficando apenas atrás da Índia. O Brasil, a Índia e a Indonésia registram 74,5% do total global de casos (OMS, 2022). Além de ser uma doença com agravantes inerentes às doenças de origem socioeconômica e cultural, é também marcada pela repercussão psicológica gerada pelas deformidades e incapacidades físicas decorrentes do processo de adoecimento.
A capacitação tem por objetivo ampliar o olhar dos fisioterapeutas atuantes nos Serviços de Atenção Primária à Saúde tornando-os aptos a identificação de novos casos de Hanseníase e, qualificando-os para a avaliação neurológica e reabilitação na prevenção de incapacidades.
Fonte das imagens: Manual de prevenção de incapacidades: Secretaria de Vigilância em Saúde - Departamento de Vigilância Epidemiológica: série A: Normas e manuais técnicos: cadernos de prevenção e reabilitação em hanseníase