Dia 01 de Outubro – Povoamento inicial da América do Sul
7:30 – 8:30 – Credenciamento
8:30 – 9:00 – Abertura do evento
Prof. Dr. Pedro da Glória – Programa de Pós-Graduação
em Antropologia/ Programa de Pós-Graduação em Ciências do Patrimônio Cultural,
Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém.
Prof. Dr. Fabrício Santos – Instituto de Estudos
Avançados da Universidade Federal de Minas Gerais (IEAT/UFMG), Belo Horizonte.
Direção da Instituto de Filosofia e Ciências Humanas
Pró-reitoria de Pesquisa (Propesp/UFPA)
9:00 – 10:15 – Palestra
- Dr. Rafael Suárez – Departamento de Arqueología,
Universidad de la República del Uruguay (UDELAR). Em espanhol: El poblamiento de América del Sur: una visión suprarregional de la ocupación humana durante el Final del Pleistoceno y Holoceno temprano (O povoamento da América do Sul: uma visão suprarregional da ocupação humana durante o final do Pleistoceno e início do Holoceno).
10:15 – 10:45 – Intervalo
10:45 – 12:30 – Mesa-redonda – Primeiras ocupações na
América do Sul
Coordenador: Dra. Marcela Nogueira de Andrade (UFPA)
- Dr. Claide de Paula Moraes – Programa de Pós-Graduação
em Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal do Oeste do Pará
(PPGAA/UFOPA), Santarém.
- Dr. Marcos Magalhães – Programa de Pós-Graduação em
Diversidade Sociocultural do Museu Paraense Emílio Goeldi (PPGDS/MPEG).
- Dra. Maria Jacqueline Rodet – Departamento de
Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 16:30 – Painel de discussão – Quão antiga são
as ocupações na América do Sul? Como viviam os primeiros Sul-Americanos?
Moderador: Fabricio Rodrigues dos Santos (IEAT/UFMG)
- Dr. Claide de Paula Moraes (PPGAA/UFOPA)
- Dra. Edithe Pereira – Pesquisadora emérita do Museu
Paraense Emílio Goeldi (MPEG).
- Dr. Marcos Magalhães (PPGDS/MPEG)
- Dra. Maria Jacqueline Rodet (UFMG)
- Dr. Pedro da Glória (UFPA)
- Dr. Rafael Suárez (UDELAR)
16:30 – 17:00 – Intervalo
17:00 – 18:30 – Sessão de pôsteres
Dia 02 de Outubro – Dispersão, domesticação e complexificação social na América do Sul
8:00 – 9:00 - Credenciamento
9:00 – 10:15 – Palestra
- Dr. Andre Carlo Colonese - Diretor de Pesquisa do
Departamento de Pré-história do Instituto de Ciência e Tecnologia Ambiental
(ICTA), Universitat Autònoma de Barcelona (UAB), Espanha. Em português: 6.000 anos de conhecimento ecológico indígena e gestão de áreas de alta biodiversidade
10:15 – 10:45 – Intervalo
10:45 – 12:30 – Mesa-redonda – Paisagem e histórias
indígenas na América do Sul
Coordenadora: Profa. Dra. Daiana Travassos Alves –
Programa de Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal do Pará
(PPGA/UFPA).
- Dra. Erêndira Oliveira – Programa de Pós-Graduação
em Diversidade Sociocultural, Museu Paraense Emílio Goeldi (PPGDS/MPEG).
- Dra. Jennifer Watling – Museu de Arqueologia e
Etnologia, Universidade de São Paulo (MAE/USP).
- Dr. José Iriarte – Diretor do Laboratório de Arqueobotânica
e Paleoecologia, University of Exeter, Reino Unido (online).
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 16:30 – Painel de discussão – Qual a relação
entre agricultura, domesticação e complexidade social na América do Sul? Como
isso impactou a vida dessas pessoas na América do Sul (saúde, línguas, ambiente,
mudanças climáticas, tecnologia, genética, assentamentos, etc.)?
Moderadora: Dra. Daiana Travassos Alves (PPGA/UFPA)
- Dr. Andre
Carlo Colonese (UAB)
- Dr. Claide de Paula Moraes (PPGAA/UFOPA)
- Dr. Fabricio Rodrigues dos Santos (IEAT/UFMG)
- Dra. Jennifer
Watling (MAE/USP)
- Dr. Marcos Magalhães (PPGDS/MPEG)
- Dra. Patience L. Epps (UT Austin, EUA)
- Dr. Pedro da Gloria (UFPA)
16:30 – 17:00 – Intervalo
17:00 – 18:30 – Visita ao Laboratório de Arqueologia
Denise Pahl Schaan (LADS)
Dia 03 de Outubro – Contatos coloniais e história indígena na América do Sul
8:00 – 9:00 - Credenciamento
9:00 – 10:15 –
Palestra
- Dra. Patience L.
Epps – Departament of Linguistics, The University of Texas at Austin, EUA (UT
Austin) (em português)
10:30 – 10:45 – Intervalo
10:45 – 12:30 – Mesa-redonda – Arqueologias Indígenas
Coordenadora: Dra. Marcia Bezerra – Programa de
Pós-Graduação em Antropologia, Universidade Federal do Pará (PPGA/UFPA).
- Keveny Tembé, do Território Indígena Alto Rio Guamá – psicóloga pela Universidade Federal do Pará (UFPA) e representação indígena no Projeto Jovens Defensores Populares.
- Ma. Odanilde Freitas Escobar, indígena Baré – Arqueológa pela Universidade do Estado do Amazonas (UEA) e mestra pelo Programa de Pós-Graduação em Diversidade Sociocultural do Museu Paraense Emílio Goeldi (PPGDS/MPEG).
- Dra. Mariana Petry Cabral – Departamento de
Antropologia e Arqueologia da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
12:30 – 14:00 – Almoço
14:00 – 16:30 – Mesa redonda – Arqueologia Histórica,
Ecologia e Mudanças climáticas
Coordenador: Prof. Dr. Diogo Menezes Costa – Programa
de Pós-Graduação em Antropologia/ Programa de Pós-Graduação em Ciências do
Patrimônio Cultural, Universidade Federal do Pará (UFPA), Belém.
- Dra. Aline Vieira de Carvalho – Núcleo de Estudos e
Pesquisas Ambientais da Universidade Estadual de Campinas (NEPAM/Unicamp).
- Dr. Diego Bevilaqua – Vice-diretor de Patrimônio
Cultural e Divulgação Científica da Casa de Oswaldo Cruz, Fundação Oswaldo Cruz
(Fiocruz), Rio de Janeiro.
- Dra. Luana Cristina da Silva Campos – Laboratório de
Arqueologia do Pantanal, Universidade Federal do Mato Grosso do Sul
(LAPan/UFMS).
- Dr. Rui Gomes Coelho – Department of Archaeology,
Durham University, Reino Unido (online)
16:30 – 17:00 – Intervalo
17:00 – 18:30 – Palestra
- Prof. Dr. Fabrício Santos (IEAT/UFMG): Arqueogenética Indígena Americana
IMPORTANTE! A participação no evento exige duas etapas de inscrição. A primeira é gratuita e obrigatória para todos, garantindo o registro geral do participante. No entanto, para acompanhar as atividades, é necessário realizar uma segunda inscrição, que é paga e válida especificamente para os dias do evento (R$ 5,00/dia). O encontro terá duração de 3 dias, e cada inscrito deverá escolher em quais deles deseja participar. Por exemplo, se o participante tiver interesse apenas no segundo e terceiro dia, deverá se inscrever gratuitamente no evento e, em seguida, adquirir as inscrições correspondentes a esses dois dias. O participante que não se inscrever nas duas etapas não terá direito a certificado.
Apresentação de projetos, resultados de pesquisas finalizadas ou em andamento na área da Arqueologia, de doutoras/doutores, mestras/mestres, graduadas/graduados, graduandas/graduandos e demais interessados no formato de banners. A submissão das propostas será feita através do preenchimento de um formulário e o envio do resumo do trabalho, que deve ser escrito em português, espanhol ou inglês.
O período de submissão de resumos se encerrará dia 15 de setembro de 2025. Os resumos deverão ser enviados pelo Google Forms: https://forms.gle/ipyVzyMvhHjCm7iv9
As devolutivas dos resumos serão encaminhadas aos e-mails informados a partir do dia 22 de setembro de 2025.
Sobre a diagramação dos pôsteres, deseja-se que no cabeçalho do banner tenha a logo e nome do evento, modelo que será enviado por e-mail para os aprovados.
Regras de submissão das propostas
1. O resumo deve ser composto de uma sequência de frases concisas e escrito em um único parágrafo, sem subdivisões e sem recuo de parágrafo.
2. O documento deve ser encaminhado nos formatos .doc ou .docx;
3. O resumo deve conter o título do trabalho em letras maiúsculas: Fonte Arial, tamanho 12, negrito e centralizado;
4. O resumo (arquivo anexado) NÃO DEVE possuir a identificação de autores;
5. O texto do resumo deve ter no mínimo 200 e, no máximo, 400 palavras.
6. Não serão aceitos gráficos, figuras, quadros, fotos, tabelas ou referências bibliográficas;
7. A formatação do resumo deve obedecer às seguintes normas: Folha A4; Fonte Arial, tamanho 12; Espaçamento simples; texto justificado; Margens superior e esquerda de 3,0 cm, margens inferior e direita de 2,0 cm;
8. Ao término do resumo, após dois espaços simples, grafar, em negrito, a expressão: “Palavras-chave” e informar, no máximo 3 (três) palavras-chave relacionadas ao tema, separadas entre si por ponto.
Os trabalhos selecionados serão publicados nos Anais do evento.