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Qualidade na Educação - superando barreiras
QUALIDADE NA EDUCAÇÃO – SUPERANDO
BARREIRAS
A Educação é sempre apontada como
um importante elemento de promoção e desenvolvimento de qualquer sociedade. E
embora, não seja uma ação suficiente, é sempre uma ação indispensável.
Pela educação se é capaz de
aumentar a produção de riquezas e, melhorar a participação das pessoas, mas
para isso, deve alcançar a todos – é preciso garantir Acessibilidade e Inclusão
de todas as pessoas nos processos educativos formais e informais. É preciso
alcançar a todos, alcançar os grupos minoritários e majoritários, e as pessoas
com e sem deficiências.
A universalização de vagas na
escola brasileira é tida como resolvida. A grande questão agora é melhorar a
qualidade dos processos educativos e praticar uma educação solidária, promotora
da cidadania e criadora de oportunidades. Uma educação útil para as pessoas,
para o país e para o mundo. Uma educação que aponte também para a
sustentabilidade do planeta.
Para as pessoas com deficiências, as
dificuldades pessoais se somam aos problemas da educação em geral, mas
felizmente a acessibilidade e a Inclusão na educação deixaram de ser apenas uma
preocupação dos educadores e interessados, sendo alçada à condição de política
de Estado[1],
como demonstra o programa Escola Acessível do governo Federal, e a edição
regular de legislação referente ao tema, como a LEI No 10.098, DE 19
DE DEZEMBRO DE 2000, que estabelece normas gerais e critérios básicos para a
promoção da acessibilidade das pessoas com deficiência ou com mobilidade
reduzida.
Assumindo sua parte na
responsabilidade de produzir educação de qualidade para todos, o Instituto Federal
de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo, na sua política de ensino
anunciada no PDI 2014-2018, quer – “Construir uma práxis educativa que
contribua para a inserção social, para a formação integradora e para a produção
do conhecimento” (PDI IFSP, pg 29) e aponta como um de seus objetivos “o
atendimento especializado aos estudantes com necessidades educativas especiais
definitivas e/ou temporárias, fomentando práticas e recursos didáticos
específicos”. (PDI IFSP, pg167)
Por tudo isso, o CAIE, contribui com
os interesses da instituição e com o desenvolvimento da educação, produzindo um
ambiente capaz de reunir e difundir pesquisas, projetos, práticas e reflexões
sobre o tema. Uma forma de aproximar pessoas, instituições e poder público, e contribuir
com a melhoria da qualidade da Educação.
Neste ano as discussões acerca dos
trabalhos remotos e da educação à distância devem ganhar destaque, juntamente
com assuntos ligados à pandemia de COVID-19 e seus efeitos socioemocionais.
[1] http://portal.mec.gov.br/par/194-secretarias-112877938/secad-educacao-continuada-223369541/17428-programa-escola-acessivel-novo
- Escola acessível, acessado em 16 de dezembro 2015
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