O CAIE 2024 - Congresso de Acessibilidade e Inclusão na Educação será
realizado de 27 a 29 de novembro de 2024, no
Campus Cubatão do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de São Paulo
Trata-se da quinta edição de um congresso que vai se consolidando
como um importante fórum de discussão da EDUCAÇÂO, com foco na acessibilidade e
inclusão. E que pode contribuir com o avanço da política nacional de educação,
sobretudo para a educação de pessoas em situação de vulnerabilidade e com necessidades
especiais.
O evento é destinado a pesquisadores, professores, estudantes, instituições
de ensino e pesquisa, gestores da educação e demais interessados na temática do
evento.
O tema central do evento, sintonizado com as mudanças sociais e
evolução da tecnologia será “A EDUCAÇÃO
DO FUTURO E O FUTURO DA EDUCAÇÃO" que busca entender, debater e divulgar o
estado da arte, as políticas, os projetos e a prática do cotidiano escolar, em
todos os níveis de ensino, com vistas a aumentar eficiência dos processos
educativos, favorecer a permanência dos estudantes na escola, garantir a aprendizagem,
acessibilidade e a inclusão de todas as pessoas, com vistas à redução das
desigualdades.
O tema colocará em evidência o impacto do uso maciço das
Tecnologias da Informação e comunicação, as TICs, potencializadas pela entrada em
cena das ferramentas de inteligência artificial.
Nesse ambiente em mutação, o Brasil tem feito importantes esforços
para implementar uma educação de qualidade para todos, o que implica também em trazer
para o mundo escolar contingentes antes excluídos e que precisam de atenção
diferenciada para que possam realmente usufruir os benefícios da escola, da
educação e da sociedade.
E nesse sentido, o CAIE 2024 oferece uma oportunidade de troca e
comunicação entre todos os interessados na Educação, e especialmente para aqueles
preocupados com a qualidade da educação oferecida para ESTUDANTES COM E SEM
DEFICIÊNCIAS e para grupos minoritários. Pessoas que merecem e precisam de um
acolhimento especial e respeito para se desenvolverem plenamente.