III CONGRESSO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO

III CONGRESSO AMAZONENSE DE EDUCAÇÃO

online Este é um evento online

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Quais as vantagens de se publicar no III Congresso Amazonense de Educação?


1. Seu trabalho será avaliado em até 21 dias e se aprovado, você já recebe a declaração + DOI + trabalho publicado. Com o nosso sistema de fluxo de avaliação contínua você não precisa mais esperar.

2. Todos os trabalhos aprovados receberão o DOI (Digital Object Identifier) individual.

3.  Todos os trabalhos aprovados serão indexados no Google Acadêmico.

4. O seu trabalho no formato de livro  receberá ISBN, Conselho Editorial e Ficha Catalográfica.

5. O seu trabalho pontuará na seleção de mestrados, doutorados e concursos.

6. Você poderá baixar e rastrear a qualquer momento a sua publicação, sempre que precisar.


Submissões

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Trabalhos Aprovados, Publicados e Indexados

Artigos Completos
O PROGRAMA PIBICT E A FORMAÇÃO DO PROFESSOR DE LETRAS-ESPANHOL: UM INCENTIVO EPISTEMOLÓGICO
AÇÕES DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CENTRO MUNICIPAL DE ENSINO FUNDAMENTAL SÃO JORGE, BREJETUBA- ES.
A EDUCAÇÃO E O PERÍODO PANDÉMICO: IMPACTOS NO ENSINO EM UMA UNIDADE DE SANTA TEREZINHA/PB.
UMA ANÁLISE CRÍTICA DA ABORDAGEM DE FUNÇÕES EM LIVROS DIDÁTICOS DE CIÊNCIAS DO ENSINO MÉDIO.
UMA ABORDAGEM NA EDUCAÇÃO AO MATERIALISMO HISTÓRICO-DIALÉTICO COM ENFOQUE TEÓRICO E METODOLÓGICO.
EVOLUÇÃO DO ENSINO RELIGIOSO NO BRASIL: PRESSUPOSTOS E DESAFIOS PARA UMA EDUCAÇÃO DE QUALIDADE.
O RACISMO RELIGIOSO ESTRUTURAL NA ESCOLA: UMA REVISÃO INTEGRATIVA.
A CULTURA MIDIÁTICA E A CONFORMAÇÃO DOS CORPOS MIDIATIZADOS: AS MANCHETES DE REVISTA E O FENÔMENO DE OBJETIFICAÇÃO.
FINANCEIRIZAÇÃO, PRIVATIZAÇÃO E A INFLUÊNCIA DA BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR NA EDUCAÇÃO BÁSICA BRASILEIRA.
ENSINANDO JORNALISMO ATRAVÉS DO JOGO: AVALIAÇÃO DO JOGO DIGITAL EDUCACIONAL ‘JORNALISTANDO’.
REFLEXÕES DAS PRÁTICAS PEDAGÓGICAS NO ENSINO DE HISTÓRIA EM MANAUS: UM CONTEXTO DE DESAFIOS NO ENSINO MÉDIO.
AVALIAÇÃO DAS APRENDIZAGENS.
REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DA EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS DE ENSINO EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE.
VICISSITUDES EDUCATIVAS DO GESTOR PEDAGÓGICO NA EDUCAÇÃO INFANTIL: UM ESTUDO DE CASO.
APRENDIZAGEM E INCLUSÃO DIGITAL NA  EDUCAÇÃO BÁSICA NO CONTEXTO AMAZÔNICO.
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUTISMO: CAPACITANDO EDUCADORES PARA UMA INCLUSÃO EFETIVA POR MEIO DA FERRAMENTA DIGITAL ARASAAC.
INTEGRANDO TECNOLOGIA NA SEQUÊNCIA DIDÁTICA: ENSINO DA ESCRITA DE ARTIGO DE OPINIÃO: A PRESERVAÇÃO DAS ÁREAS DOS POVOS ORIGINÁRIOS AMAZÔNICOS.
USO DO STORYTELLING PARA CONTEXTUALIZAR A FUNÇÃO ÁLCOOL NA PRODUÇÃO DE ETANOL DE SEGUNDA GERAÇÃO.
EDUCAÇÃO, SAÚDE E MAIO LARANJA: REFLEXÕES SOBRE O PROGRAMA SAÚDE NA ESCOLA E O COMBATE AO ABUSO SEXUAL INFANTIL.
PERCEPÇÕES DE UMA LICENCIANDA EM QUÍMICA SOBRE A DIVULGAÇÃO CIENTÍFICA PARA ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA E GRADUAÇÃO.
ENSINO DE LÍNGUA ESPANHOLA NO BRASIL: AVANÇOS, RETROCESSOS E RESISTÊNCIAS.
AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DA  EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
A PESQUISA DE HISTÓRIA NA EDUCAÇÃO: UM OLHAR CIENTÍFICO E DESAFIADOR EM CONSTRUÇÃO.
PROPOSTA DE UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA A PARTIR DA ANÁLISE DE NECESSIDADES DOS ALUNOS DE UM CURSO DE LETRAS (PORTUGUÊS/INGLÊS).
A PRESCRIÇÃO CURRICULAR: UMA DAS FACES DO INSUCESSO DO ENSINO DA MATEMÁTICA.
AS CONTRIBUIÇÕES DO COORDENADOR PEDAGÓGICO NA CONSTRUÇÃO DA ESCOLA PARTICIPATIVA: DESAFIOS E POSSIBILIDADES.
MUSCULAÇÃO E TECNOLOGIA NO ENSINO MÉDIO: ESTRATÉGIAS PEDAGÓGICAS PARA UMA EDUCAÇÃO FÍSICA MODERNA.
POSSÍVEIS ARTICULAÇÕES ENTRE ESCOLA, GESTÃO DEMOCRÁTICA, CURRÍCULO E CULTURA.
A IMPORTÂNCIA DA VIVÊNCIA NA EPISTEMOLOGIA GENÉTICA DE JEAN PIAGET.
O CONTEXTO POLÍTICO DO FECHAMENTO DE ESCOLAS NO CAMPO NO NÚCLEO REGIONAL DE EDUCAÇÃO DE CAMPO MOURÃO-PR.
COORDENADOR PEDAGÓGICO: DESAFIOS DO USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS DE INFORMAÇÃO E COMUNICAÇÃO NO PROCESSO DE ENSINO-APRENDIZAGEM.
RESIDÊNCIA PEDAGÓGICA:  POSSÍVEIS CONTRIBUIÇÕES NO ÂMBITO DA FORMAÇÃO CONTINUADA DE PROFESSORES DE BIOLOGIA NO CONTEXTO DE UMA PANDEMIA.
SEQUÊNCIA DE ENSINO INVESTIGATIVA E A INFECÇÃO PELO HIV: GRUPOS DE RISCO OU COMPORTAMENTOS DE RISCO?.
A ESCOLARIZAÇÃO DE ESTUDANTES SURDOS NA PERSPECTIVA INCLUSIVA: UM ESTUDO ANALÍTICO DE PRODUÇÕES DO BRASIL E DA ARGENTINA.
A IMPORTÂNCIA DA MÚSICA NAS AULAS DE ARTE.
PARCERIAS QUE FORTALECEM OS ITINERÁRIOS FORMATIVOS NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DO TOCANTINS - AMAZÔNIA.
APRENDIZAGEM INTERGERACIONAL E EDUCAÇÃO EM SAÚDE NA UNIVERSIDADE DA MATURIDADE DO TOCANTINS - AMAZÔNIA.
A DIMENSÃO INTERNACIONAL DA VELHICE: ITINERÁRIOS FORMATIVOS PARA VELHOS NA EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS DA AMAZÔNIA LEGAL.
O LÚDICO NO PROCESSO DO ENSINO DA MATEMÁTICA NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
O CURRÍCULO NO CONTEXTO DO ENSINO MÉDIO INTEGRADO.
EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E A VERTICALIZAÇÃO DO ENSINO: DESAFIOS PARA A GESTÃO ESCOLAR.
A CULTURA CORPORAL DO MOVIMENTO NA FORMAÇÃO DE PROFESSORES DE EDUCAÇÃO FÍSICA.
EXPERIÊNCIA FORMAÇÃO: PRODUÇÃO FOTOGRÁFICA E FORMAÇÃO INCIAL DE PROFESSORES.
OFICINA DE MOLÉCULAS DE ÓLEOS ESSENCIAIS: CONSTRUÇÃO DE MODELOS NO ENSINO MÉDIO.
REAPROVEITAMENTO ALIMENTAR: UMA QUESTÃO DE CONSCIENTIZAÇÃO NO ENSINO DA (EJA) EDUCAÇÃO DE JOVENS E ADULTOS.
A MULHER AMAZÔNIDA PELA PERSPECTIVA DA ARTE DE ARTISTAS AMAZONENSES.
AS POTENCIALIDADES DO GOOGLE EARTH PARA O  ENSINO DE GEOGRAFIA.

Resumos
A APRENDIZAGEM DE CRIANÇAS AUTISTAS  NA EDUCAÇÃO INFANTIL.
A ATUAÇÃO DE PEDAGOGOS NO AMBIENTE HOSPITALAR.
A GESTÃO DA SEGURANÇA ESCOLAR: BULLYING UM PROBLEMA A SER ENFRENTADO.
A RELEVÂNCIA DO PROCESSO DE ENSINO : CONCEITOS SOBRE O ENSINAR E APRENDER.
AS CONTRIBUIÇÕES DA NEUROPSICOPEDAGOGIA NO CONTEXTO DA  EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA.
AS TIC COMO FERRAMENTAS PEDAGÓGICAS PARA O ENSINO DA LINGUA ESPANHOLA.
DESENVOLVENDO O LETRAMENTO DIGITAL E A COMPREENSÃO INTERPRETAÇÃO DE GÊNEROS TEXTUAIS COM O KAHOOT NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
ENSINO DE GEOGRAFIA COMPREENDIDA ATRAVÉS DA LUDICIDADE: EXPERIÊNCIA DOCENTE EM SALA DE AULA.
ESCOLA BOSQUE: UMA ANÁLISE DO MODELO IMPLEMENTADO NA CIDADE DE BELÉM-PA.
O RACISMO RELIGIOSO ESTRUTURAL NAS ESCOLAS.
O USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS COMO FERRAMENTAS DE APRENDIZAGEM NA EDUCAÇÃO BÁSICA.
O USO DO ROLE-PLAY COMO ESTRATÉGIA PEDAGÓGICA NO ENSINO SUPERIOR.
PRIMEIRÍSSIMA INFÂNCIA EM TRÂNSITO  MIGRATÓRIO: UMA EXPERIÊNCIA A PARTIR DE UMA CRECHE PÚBLICA.
REVISÃO INTEGRATIVA ACERCA DA EVOLUÇÃO DAS FERRAMENTAS DE ENSINO EM PROGRAMAS DE RESIDÊNCIA EM SAÚDE.
VISÃO DOS PROFESSORES SOBRE DESAFIOS EDUCACIONAIS PÓS-PANDEMIA: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA.

Pôster Científico
COMUNICAÇÃO ALTERNATIVA E AUTISMO: CAPACITANDO EDUCADORES PARA UMA INCLUSÃO EFETIVA POR MEIO DA FERRAMENTA DIGITAL ARASAAC.
EDUCAÇÃO FINANCEIRA COM ESTUDANTES DO 1º ANO DO ENSINO MÉDIO DE UMA ESCOLA ESTADUAL DO MUNICÍPIO DE MANACAPURU/AM.
INSERÇÃO DO ALUNO DA EDUCAÇÃO BÁSICA NA INICIAÇÃO CIENTÍFICA: ESTUDO DO AROMA DO MAPATI.
O LÚDICO NO ENSINO DE QUÍMICA: UMA PROPOSTA DE JOGO DE PERGUNTAS E RESPOSTAS.
PESQUISA EM TURMAS MULTISSERIADAS DO AMAZONAS, AMAPÁ E MARANHÃO.
QUIMIOTAXONOMIA: UMA ESTRATÉGIA DE APLICAÇÃO DO TEMA NA INTERDISCIPLINARIDADE DA QUÍMICA COM A BIOLOGIA.
TIMBÓ E CUNAMBÍ: DUAS PLANTAS AMAZÔNICAS UTILIZADAS PARA CONTEXTUALIZAÇÃO REGIONAL EM AULAS DE QUÍMICA.
UMA REVISÃO DA LITERATURA SOBRE O USO DE TDIC PARA O ESTUDO DE REAÇÕES QUÍMICAS: APLICATIVOS DE CELULAR.

Palestrantes

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Pôster

PÔSTER PARA PARTICIPAÇÃO PRESENCIAL

1. Durante a sessão de apresentação de pôsteres, os autores deverão ficar disponíveis para responder a perguntas e fornecer mais informações sobre a pesquisa.

2. Os autores do pôster podem interagir com outros pesquisadores, compartilhar ideias e conhecer os trabalhos. 

3. Trabalhos provenientes de mestrado ou doutorado, devem ser submetidos com o(a) professor(a) orientador(a) da pesquisa. 

4. Até 6 (seis) autores podem participar por cada trabalho. Se o seu trabalho possui mais de 6 (seis) autores, envie um email para a coordenação do evento. Um código especial será fornecido para que a submissão possa acontecer. 

5. Todos os autores devem efetuar o pagamento.





INFORMAÇÕES

1. Todos os resumos recebidos passam por uma avaliação e classificação, sendo categorizados como: aceito, necessita correção ou não aceito. Trabalho com plágio será desclassificado.  

2. O modelo disponibilizado no site para download estar no formado power point. Para submissão o arquivo deverá ser anexado no formato PDF.

3. Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitê de ética.

4. Enviar os  trabalhos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.

Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção. O uso do modelo da edição atual do evento é obrigatório e não poderá ser modificado.





PÔSTER PARA PARTICIPAÇÃO ONLINE

1. Para aqueles que desejam participar online, é importante observar que os autores dos trabalhos inscritos nessa categoria não terão a oportunidade de realizar apresentações presenciais ou virtuais durante o evento. 

2. Para receber o certificado de apresentação, o autor principal deve estar credenciado e enviar o arquivo de apresentação por meio do sistema.

Sobre o evento

O III Congresso Amazonense de Educação é um evento de grande importância para a comunidade acadêmica e para toda a sociedade. Serão debatidas novas metodologias, estratégias e tecnologias que podem ser aplicadas em sala de aula, esperançosas para o desenvolvimento de uma educação de qualidade e mais inclusiva.

Mas a importância do III Congresso Amazonense de Educação não se limita apenas à troca de conhecimentos e experiências entre os participantes. É uma oportunidade para que todos possam se atualizar sobre as tendências e as mudanças que ocorrem no cenário educacional, tornando-se mais capacitados e preparados para enfrentar os desafios da educação contemporânea.


Artigo Científico Completo e Resumo Expandido

INFORMAÇÕES

Artigo científico é um documento escrito que descreve pesquisas originais, estudos ou experimentos conduzidos por pesquisadores ou acadêmicos e que será publicado no livro do do III congresso Amazonense de Educação.

Resumo expandido é um documento acadêmico que descreve de forma mais detalhada e abrangente o conteúdo de uma pesquisa científica. 




AUTORES

1. O(a) autor(a) principal submete o trabalho para apreciação e avaliação da comissão científica. A submissão deverá ser feita diretamente na área do participante.  

2. Trabalhos provenientes de mestrado ou doutorado, devem ser submetidos com o(a) professor(a) orientador(a) da pesquisa.

3. Até 6 (seis) autores podem participar por cada trabalho. Se o seu trabalho possui mais de 6 (seis) autores, envie um email para a coordenação do evento. Um código especial será fornecido para que a submissão possa acontecer.

4. Todos os autores devem efetuar o pagamento.





INFORMAÇÕES

1. Todos os artigos recebidos passam por uma avaliação e classificação, sendo categorizados como: aceito, necessita correção ou não aceito. Trabalho com plágio será desclassificado.  

2. O modelo disponibilizado no site para download estar no formado word. Para submissão o arquivo deverá ser anexado também no formato word.

3. Sinalizar, sempre que for pertinente, a aprovação da pesquisa em comitê de ética.

4. Enviar os  trabalhos na norma culta da língua portuguesa, já devidamente revisados.

5. Após publicados, os arquivos de trabalhos não poderão sofrer mais nenhuma alteração ou correção.

6. O uso do modelo da edição atual do evento é obrigatório e não poderá ser modificado.




APRESENTAÇÃO ONLINE

1. Não haverá defesa ou apresentação oral dos artigos e dos resumos expandidos aceitos. A abordagem de não ter defesa oral proporciona uma plataforma mais igualitária, onde todos os trabalhos aceitos têm a mesma visibilidade e oportunidade de compartilhar suas descobertas com a comunidade científica.

2. Entendemos que a qualidade de um trabalhos científico deve ser avaliada com base no seu conteúdo, rigor metodológico e contribuição para o conhecimento existente, não necessariamente na habilidade de apresentação oral do autor. Ao remover a defesa oral, o foco se concentra exclusivamente na qualidade do artigo, proporcionando uma avaliação mais justa e objetiva.

Atividades

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Calendar

Confira um pouco do que foi as últimas edições


Publicação

LIVRO EM FLUXO CONTÍNUO

Diferentemente dos métodos tradicionais de espera até o término do evento para a publicação do artigo, resumo expandido e pôster, estamos adotando uma nova abordagem.



A partir de agora, todo artigo científico, resumo expandido e pôster aceito, será neste primeiro momento disponibilizado em fluxo contínuo, de forma individual, em um prazo máximo de até 21 dias após a sua aceitação. Isso significa que o autor não precisa mais esperar até o final do evento para ver seu trabalho publicado.



Cada artigo, resumo expandido e pôster terá seu próprio Identificador de Objeto Digital (DOI), garantindo sua identificação única e facilitando sua citação em outros trabalhos acadêmicos. Além disso, todo trabalho será indexado na OPENAIRE, ampliando sua visibilidade e alcance global.



Após o término do evento, todos os trabalhos aceitos (artigo, resumo expandido e pôster) serão compilados e publicados em formato de livro, sob o título "Anais do III Congresso Amazonense de Educação: Educação em Destaque - Projetos, Estudos e Pesquisas para Além da Sala de Aula". Este livro, já conta com o ISBN 978-65-00-87523-2, que pode ser consultado no site da Câmara Brasileira do Livro.

Apoio

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