2º Congresso Internacional de Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes

2º Congresso Internacional de Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes

online Este é um evento online

Assista os conteúdos transmitidos nesse evento

O evento já encerrou

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

O Congresso Internacional de “Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes” é parte integrante do Projeto de Pesquisa intitulado “Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes: estudos de culturas globais, negócios e relações de trabalho nas organizações (C3PR)”, projeto este ligado ao Departamento de Comunicação Social, da Universidade Federal do Maranhão – UFMA. O evento ocorrerá no período de 30 de novembro a 03 de dezembro de 2021, modalidade online e gratuito. Não haverá tradução simultânea.

OBJETIVO DO PROJETO

Investigar as tendências na prática das relações públicas internacionais e os mercados emergentes de sua atuação, a partir dos estudos de culturas globais, negócios e relações de trabalho nas organizações.

OBJETIVO DO EVENTO

Abordar as mudanças pelas quais o campo profissional das Relações Públicas e da comunicação tem passado, EM NÍVEL GLOBAL e quais os cenários que estão se organizando para um futuro próximo, a partir do que se observa hoje.

COMITÊ CIENTÍFICO

Li-Chang Shuen Cristina da Silva (DCS, PPGCOM e C3PR/UFMA)

Luiziane Saraiva - Coordenadora do evento (DCS e C3PR/UFMA)

Nilma Lima (DCS/UFMA)

Orlando C G Júnior (Petrobras e C3PR)

Paulo Henrique Soares (IBRAM e C3PR)

Ramon Bezerra (DCS, PPGCOM e C3PR/UFMA)

Maria Aparecida Ferrari (ECA/USP)

Daniel Reis (UFMG)

COMISSÃO ORGANIZADORA

Luiziane Saraiva - Coordenadora do evento (DCS e C3PR/UFMA)

Nilma Lima (DCS/UFMA)

Orlando C G Júnior (Petrobras e C3PR)

Pablo Dias (UFMA)

Paulo Henrique Soares (IBRAM e C3PR)

Filipe Lago (C3PR / UNIPAMPA)

Jasmyne de Moraes Calixto (C3PR / UFMA)

Lucas Tomaz de Jesus Nunes (C3PR / UFMA)

Maria Cristina Torres Silva (C3PR / UFMA)

Paula Vitória Rocha de Oliveira (C3PR / UFMA)

Rebeca de Sousa Martins Cutrim (C3PR / UFMA)

Yara Cristina Mendes da Silva (C3PR / UFMA)

DIREÇÃO DE ARTE

Joubert Ribeiro (@jou.ribeiro)

Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Palestrantes

{{item.nome}}

{{item.nome}}



Submissões de trabalhos

Chamada para Sessão de Trabalhos

O Grupo de Pesquisa C3PR (Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes), do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal do Maranhão – UFMA, anuncia a realização do 2º Congresso Internacional de Relações Públicas Internacionais e Mercados Emergentes, que será realizado em formato on-line nos dias 30 de novembro, 01, 02 e 03 de dezembro de 2021, nos horários das 10h às 12h e das 14h30 às 16h30.

Dentre as diversas atividades previstas, o evento contará com uma sessão de trabalhos relativos a pesquisas desenvolvidas em âmbitos regional, nacional e internacional sobre as tendências de relações públicas internacionais e os seus campos emergentes de trabalho, a partir da atuação global das organizações, a fim de permitir a investigação do conhecimento para a sua difusão e a troca de experiências. A chamada de trabalhos é dirigida a pesquisadores(as), docentes, discentes e profissionais, em nível de pós-graduação e graduação - iniciação científica.

Os trabalhos a serem inscritos à sessão e que serão submetidos à comissão de seleção do evento deverão estar relacionados a um dos quatro eixos temáticos abaixo:

EIXO 1. Estratégia, comunicação e reputação nas organizações: A atuação das organizações se estrutura em fundamentos como estratégia de negócio, comunicação e reputação, dentre outros. Quais os pesos desses fundamentos para as organizações? O global X local ainda faz sentido na prática das organizações? Quais desafios de comunicação se apresentam às organizações nesse cenário?

EIXO 2. Eventos, negócios e sociedade: Os eventos são atividades que movimentam a sociedade e a economia – os de grande porte, em âmbito internacional, com mais relevância. Quais contribuições os grandes eventos podem gerar nos locais onde acontecem e como são realizados? Quais aspectos podem influenciar os grandes eventos e como fica o aspecto virtual nesse contexto?

EIXO 3. Comunicação integrada e o contexto organizacional: O mundo contemporâneo vive uma revolução com a era digital. Sob o aspecto da atuação das organizações, como devem ser os seus processos integrados de comunicação? De que maneira devem ser utilizados, nesses processos, o analógico e o digital? Como lidar com aspectos, dentre outros, como: Posicionamento de marca em ambiente virtual, algoritmos, likes, influencers, cancelamento e interação com os públicos?

EIXO 4. A diversidade e a comunicação nas organizações: A diversidade, em seus diferentes ângulos, está em pauta no mundo contemporâneo. Como as organizações têm trabalhado a diversidade, considerando a sua atuação e as culturas dos locais nos quais onde atua? Em que medida a diversidade pode contribuir com os negócios nas organizações? Qual papel a comunicação deve ter nesse cenário?

Apresentações dos trabalhos e publicação nos anais do congresso

Para as apresentações, os trabalhos selecionados serão organizados em sessões contínuas de forma remota on-line, com 15 minutos para exposição de cada um, conduzidas por moderadores(as), que atuarão também na coordenação dos eixos. As mesas dos eixos temáticos terão a apresentação de até 10 trabalhos (cada uma) e serão realizadas no dia 02/12/2021, no horário das 14h30 às 16h30, de forma simultânea. Caso haja necessidade devido ao tempo, as apresentações terão continuidade na manhã do dia 03/12/2021, no horário das 10h às 12h. Os(as) participantes que submeterem trabalhos aceitarão a condição que as apresentações serão gravadas. A organização do congresso não se responsabilizará por questões técnicas que poderão comprometer as apresentações.

Só serão aceitas as submissões de trabalhos cujos autores estejam inscritos no evento. Caso julgue necessário, a organização do evento poderá remanejar trabalhos de um eixo temático para outro, a fim de garantir o equilíbrio no número de apresentações, com a devida comunicação aos autores.

Inscrições no evento e submissão de trabalhos

A chamada para a sessão de trabalhos do congresso é dirigida a pesquisadores(as), docentes, discentes e profissionais, em nível de pós-graduação e graduação - iniciação científica, que deverão estar inscritos no evento para a submissão e a apresentação dos trabalhos, caso sejam aceitos.

As inscrições para o evento estarão abertas no período de 11 de outubro a 29 de novembro de 2021.

A submissão de trabalhos acontecerá no período de 11 de outubro a 01 de novembro de 2021. O envio deverá ser feito por meio de e-mail do eixo temático correspondente, conforme relação abaixo. O título da mensagem deverá ser “Resumo Expandido” ou “Relato de Experiência”. E-mails dos eixos temáticos:

· Eixo 1 - Estratégia, comunicação e reputação nas organizações

E-mail: eixo1.c3pr@gmail.com

· Eixo 2 - Eventos, negócios e sociedade

E-mail: eixo2.c3pr@gmail.com

· Eixo 3 - Comunicação integrada e o contexto organizacional

E-mail: eixo3.c3pr@gmail.com

· Eixo 4 - A diversidade e a comunicação nas organizações

E-mail: eixo4.c3pr@gmail.com

Formato dos trabalhos para submissão

Serão aceitas submissões de trabalhos para comunicação oral, na forma de Resumo

Expandido - oriundos de produção acadêmica – ou que sejam Relato de Experiência. Os trabalhos poderão ser inscritos nos idiomas português, inglês e espanhol.

O formato do arquivo deverá ser Doc, contendo de 500 a 1.200 palavras, excetuando-se as referências bibliográficas, e mínimo de três e máximo de cinco palavras-chave. O formato é A4 - 210×297mm, com as seguintes margens: superior e esquerda (3cm) e direita e inferior (2cm), espaçamento de um e meio (1,5cm) entre as linhas do texto. Título em caixa alta (negrito) e subtítulo em caixa baixa.

Todo o corpo do texto deve ser em tamanho 12, fonte Arial. O(s) nome(s) do(s) autor(es) alinhados à esquerda. Inserir nota de rodapé, após o sobrenome do(s) autor(es), informando titulação, instituição e e-mail.

Cada participante inscrito poderá encaminhar até 02 (dois) trabalhos. Serão aceitos, no máximo, 03 (três) autores por trabalho. O congresso emitirá apenas um certificado por trabalho, com os nomes de todos os autores do trabalho.

Os trabalhos que não se adequarem às normas serão excluídos pela organização do evento.

Publicação de trabalhos em anais do congresso

Para a publicação nos anais do congresso, que será em formato e-book, os trabalhos selecionados deverão ser enviados em formato completo, de acordo com as orientações e prazo divulgados a posteriori – ver o item “Textos Completos” no site de inscrição do evento e no e-mail dos apresentadores de trabalhos.

O link para acesso às normas de publicação do formato completo dos trabalhos será enviado para o(s) e-mail(s) cadastrado(s) dos autores no ato da inscrição e será publicado no perfil do grupo de pesquisa no Instagram - @c3.pr

Informações

A solicitação de informações e o esclarecimento de dúvidas devem ser dirigidas ao e-mail c3pr@ufma.br ou ao perfil do grupo de pesquisa no Instagram - @c3.pr

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}