Por que precisamos falar sobre bullying e cyberbullying?
Essa é uma temática muito importante, visto que tanto o bullying quanto o cyberbullying estão presentes no nosso cotidiano. Enquanto o bullying ocorre de forma presencial, principalmente, nos espaços escolares e nos diversos espaços sociais que crianças e adolescentes frequentam, o cyberbullying, com a mesma agressividade, tem maior abrangência e a violência acompanha a vítima em todos os espaços. Inclusive, no seu lar e a qualquer hora, esse fantasma pode se fazer presente na vida da vítima.
Essas duas formas de propagação da violência promovem impactos, muitas vezes irreversíveis, na saúde mental das nossas crianças e adolescentes, tendo um poder similar ao das drogas, afetando e desestabilizando a estrutura familiar e as relações sociais saudáveis. Essa é uma discussão que deve fazer parte do processo de formação das nossas crianças e adolescentes como forma de prevenção e construção de uma sociedade pautada no respeito e empatia.
Sobre nossa convidada
Luciana Hoffert é doutora em Neurociências pela Universidade Federal de Minas Gerais e membro da Sociedade Brasileira de Neurociências; Mestre em Biologia Celular pela Universidade Federal de Minas Gerais; Graduada em Fisioterapia pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Especialista em Docência no Ensino Superior também pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais.
É professora do Departamento de Ciências Biológicas do Instituto de Ciências Exatas e Biológicas da Universidade Federal de Ouro Preto; Professora permanente do Mestrado Profissional em Ensino de Ciências e Coordenadora de Extensão da Universidade Federal de Ouro Preto. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Neurociências e Educação, Histologia e Neuroanatomia e Embriologia Médica.