Instituto Plêiades - Camaragibe - Pernambuco - Brasil
Este ano o curso terá cinco módulos imersivos com duração semanal com hospedagem e alimentação incluídas. Ou seja, estaremos juntos de segunda a sexta, imersos nos conhecimentos e práticas da agricultura biodinâmica, das artes e da antroposofia com alimentação agroecológica e biodinâmica.
Neste formato imersivo-semanal, receberemos pessoas de outros estados que manifestaram interesse em levar a agricultura biodinâmica para suas terras e para suas famílias. Queremos a biodinâmica permeando todo o nordeste, criando e ampliando este movimento agrícola sócio-ambientalmente sensível e espiritualizado.
Os módulos são das 9h as 12h e das 14h as 17h com flexibilidade quando a prática agrícola exigir.
Conheça os módulos e os docentes
Módulo 1: Introdução a agricultura biodinâmica e fenomenologia
(20 a 24 de abril)
Cosmoge^nesis / A Terra, um organismo / Arque´tipos / O Zodi´aco e Planetas / Autossuficie^ncia / Os Preparados Biodinâmicos / Compostos e Solos / A Terra como um organismo vivo / Os Elementos como parte de um todo: a quaternidade / Planetas e influe^ncias do Zodi´aco / As polaridades (sol e lua) / A importa^ncia da floresta.
Módulo 2: Ritmos Astronômicos, Sementes e a Formação da Individualidade Agrícola (Certificada)
(22 a 26 de junho)
Princípios gerais de astronomia / História da astronomia e Etnoastronomia / Observação noturna do céu / Planetas e constelações zodiacais e a relação com desenvolvimento vegetal / Planejamento astronômico agrícola / Pratica de planejamento da semana seguinte / Produção e seleção de sementes de hortaliças, grãos e adubos verdes na formação a individualidade agrícola / Certificação Demeter
Módulo 3: Manejo Biodinâmico Tropical: Policultivos e sistemas agroflorestais
(10 a 14 de agosto)
O organismo agroflorestal biodinâmico / Polaridades cósmica e terrestre e as forças presentes no solo e na atmosfera / Individualidade agrícola nos trópicos: consciência coletiva (vontade do lugar), biodiversidade e sustentação (relacionamentos) e conforto fisiológico das plantas (bem estar dos seres) / Dinâmica e estratégias das florestas tropicais, análise da paisagem na visão da agricultura biodinâmica / Compreendendo a vontade do lugar / Diagnóstico de paisagem com base na fenomenologia / A árvore no agroecossistema / Abordagem tropical da 7ª conferência de Rudolf Steiner (livro: Fundamentos da Agricultura Biodinâmica) / Manejo do solo nos trópicos; Adubação: química,física, biológica e cósmica / Manejo do solo tropical / Preparo de solo para plantio / Sucessão natural e estratificação em policultivos / Parcerias e relacionamentos: biodiversidade funcional, microcorredores ecológicos e bioinformação / Desenhos: consórcios e arranjos de plantio de agroflorestas na visão da biodinâmica / Uso de preparados biodinâmicos e uso do calendário astronômico agrícola / Implantação de organismo agroflorestal biodinâmico - plantio / Dinamização e aplicação de preparados biodinâmicos / Salutogênese vegetal.
Módulo 4: Jardins Produtivos Biodinâmicos e Pequenas Produções Sustentáveis
(05 a 09 de outubro)
Tripé Biodinâmico / Como organizar um POSA e a individualidade / Como aproveitar os fatores gratuitos de produção / A permacultura e as soluções inteligentes / Pequenas compostagens / Agroflorestas medicinais biodinâmicas. Dançando na diversidade / Plantas tradicionais (PANCs) / Plantas aromáticas e medicinais, para destilação e para chá. / Árvores para destilação, poda e frutíferas / Animais nos POSA / A arte da destilação de plantas / O usos dos produtos da destilação / Óleos essências, cosméticos e produtos de limpeza para casa.
Módulo 5: Convívio Agrícola Biodinâmico e Popular
(30 de novembro a 03 de dezembro)
1º septênio - O ninho; A propriedade rural tradicional de família ampliada.
2º septénio - A autoridade amada; Valores gestão, e convívio tradicional rural.
3º septénio - Saúde e alimentação.
4º septénio - A metamorfose da alma (evolução da consciência humana); Processamento de alimentos; O convívio, gestão, organização, conflitos.
5º septénio - O contexto da propriedade, Trimembracão do organismo social, CSA, contabilidade humanizada; Celebração de festas.
É ambientalista engajado (APAZ), nascido e formado em Sa~o Paulo (EQUIPE), graduado em Gesta~o Ambiental (SENAC), professor e consultor (ABD), po´s-graduado em Agricultura Biodina^mica (UNIUBE). Mu´sico, cantor e compositor, lanc¸ou dois discos autorais. Tem formac¸a~o em Antropomu´sica e Cantoterapia (em andamento pela Escola do Desvendar). Residiu em va´rias fazendas: IPA Amazo^nia (2006), Deme´tria Botucatu/SP (2007), como responsa´vel pelos Preparados Biodina^micos e Dottenfelderhof, importante fazenda Biodina^mica, em Frankfurt Alemanha (2009), em que estudou com o professor Manfred Klet.
E´ responsa´vel pela administrac¸a~o do Si´tio UOAEI, proprieta´rio desde 2010, onde vive e desenvolve projetos ligados a` Biodina^mica, educac¸a~o, preservac¸a~o e arte. Foi palestrante no Chile e professor convidado para a formac¸a~o em agricultura biodina^mica da Argentina, onde palestrou tambe´m em escolas Waldorf, associac¸o~es e universidades.
Pedro Jovchelevich (SP) - Módulo 2
Engenheiro agrônomo pela USP. No ano de 1993, fez a formação biodinâmica, quando teve o contato e foi sensibilizado pelos conhecimentos da astronomia. A partir de então começou a estudar e observar o céu por conta própria. Em 2001 começou a trabalhar como coordenador da Associação Biodinâmica e desde então vem ajudando na elaboração do calendário astronômico agrícola. Entre 2005 e 2007 desenvolveu o mestrado na UNESP sobre a influencia dos ritmos lunares na cultura da cenoura em manejo biodinâmico. Desde 2008 começou a ajudar os professores da Escola Waldorf AItiara nas aulas de astronomia do 6ºano e desde então tem também colaborado com outras Escolas Waldorf em São Paulo. A cerca de 8 anos iniciou a organização do curso Semeador de estrelas-ritmos na agricultura Biodinâmcia, o qual já foi realizado dezenas de vezes nos estados de SP,MG,RJ,PR,SC e DF.
Marcelo Martins Ribeiro (SP) - Módulo 3
Engenheiro Agrônomo (UNESP-1996), Mestre em Desenvolvimento Sustentável e Agroecologia pela UFRRJ (2014), com especializações em Agroecologia (MDA e Universidade de Berkeley/2005), Desenvolvimento Regional (UFPR/2006) e Agricultura Biodinâmica (Associação Elo e UNIUBE/2011). Formado como Facilitador pelo Programa Germinar (2009) e Gaia Education em São Paulo (UMAPAZ/2008). Atuou em organizações não governamentais coordenando projetos de Agroecologia, Desenvolvimento Comunitário e Manejo Florestal. É educador e consultor em Agricultura Biodinâmica, Sistemas Agroflorestais, Manejo Florestal, Agroecologia e Meio Ambiente desde 1997. É sócio diretor da Ecotoré Serviços Socioambientais (www.ecotore.com.br), membro e consultor da Associação Brasileira de Agricultura Biodinâmica (www.biodinamica.org.br), instrutor da ANATER (Agência Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural), membro organizador do Gaia Education no Brasil e assistente técnico em meio ambiente da Procuradoria Geral do Estado de São Paulo.
Ximena Moreno (Chile) - Módulo 4
Medica Veterinária e Mestre em Gestão Ambiental. Fez formação em Antroposofia, Medicina Antroposófica e Agricultura Biodinâmica. Aromaterapeuta e produtora de Óleos Essenciais. Atualmente atua como agricultora biodinâmica da CSAES Bindu e consultora em gestão ambiental e produção agrícola . Faz parte da direitoria da CSA Brasil.
Simon Blaser (Suíça) - Módulo 5
Passou a infância e a juventude na chácara-escola “Hofgemeinschaft Niederried, Berna, na Suíça (1961- 1987). Neste período cursou a Formação Técnica em Agricultura Biodinâmica (Suíça, 1980-84). Tornou-se Sócio da Escola “Hofgemeinschaft Niederried”, onde havia se formado (1987- 1993). Foi agricultor familiar e instrutor em indústria caseira de alimentos, agricultura ecológica e biodinâmica, na Argentina (1994-2001). Atuando como aconselhador Biográfico pela Associação Biográfica em São Paulo, implementou o trabalho biográfico na formação de agricultores desde 2006. Vive e trabalha na Associação Comunitária Pequeno Príncipe na periferia de São Paulo, trabalho social com crianças jovens e adultos com cozinha e padaria comunitária, agricultura urbana.
Por dois anos foi parceiro na Fazenda Capão Alto das Criúvas (Produção de leite e laticínios de búfala), Sentinela do Sul - RS (2009 – 2010) e é Agricultor biodinâmico na comunidade Chácara Sol Nascente, Sentinela do Sul – RS (desde 2011) Desde 2001 é docente no Curso Fundamental de Agricultura Biodinâmica na Argentina e dedica-se também ao trabalho de monitor e docente no Curso Piloto de Formação em Agricultura Biodinâmica Sentinela do Sul–RS (Desde 2018).
{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{item.descricao}}{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}