O II Encontro de Geografia Cultural e Humanista da Amazônia é uma continuidade. O primeiro evento, ocorrido em 2017, na Universidade do Estado do Pará (UEPA), foi o pontapé inicial de uma frutífera discussão acerca dos direcionamentos e perspectivas das pesquisas em Geografia Cultural e Humanista, nos instigando a pensar qual é o lugar das abordagens culturais na região, como se constituem e contribuem na transformação de nossos modos de ser amazônicos/as ou aprofundam nossas relações com os sentidos diferenciais das Amazônias.
A segunda edição pretende avançar nas conexões entre culturas lugarizadas, educação territorial e espacialidades plurais politicamente engajadas. É urgente repensarmos tais conexões tendo em vista outros projetos não só de saber, mas de fazer o mundo amazônico e além. Palestras, mesas-redondas e atividades culturais pertinentes à complexidade regional, especialmente das beiras, bordas e margens. Além disso, teremos espaços destinados aos Grupos de Trabalho (GTs), subdivididos em quatro eixos:
1 - Educação geográfica: entre paisagens e lugares regionais
2 – Cultura e poder dos/nos territórios amazônicos
3 – Geograficidade e artes na Amazônia
4 - (Des)orientação geográfica e cartografias político-culturais
O evento vai acolher resumos expandidos para apresentação oral nos GTs, os mesmos deverão seguir as regras de submissão e estar em consonância com o seu eixo respectivo. Além da publicação dos anais do evento, os trabalhos mais bem avaliados pela comissão científica vão compor o livro digital que amplifica a circulação das pesquisas em Geografia Cultural e Humanista, potencializando o comprometimento político com os lugares de abrigo e territórios de ação coletiva que compõem novos projetos-em-projeção, outras escalas de existência e refunda simbologias de reconhecimento das geograficidades amazônicas.