O
Conselho Federal de Economia e o Observatório de Bancos Comunitários e Moedas
Sociais realizam, no mês de julho, o curso de extensão Bancos Comunitários e
Moedas Sociais. O curso terá quatro aulas, que serão disponibilizadas sempre às quartas-feiras (10, 17, 24 e 31 de julho). As três primeiras aulas são gravadas, e a última é ao vivo, pelo Zoom, garantindo assim que haja interação entre os participantes e os professores convidados.
A primeira aula aborda as características e desafios dos bancos comunitários. Carolina Pupo tratará de conceitos relacionados a bancos comunitários, enquanto Anderson Oriente abordará a implantação e consolidação e William Retamiro discutirá questões referentes à sustentabilidade das instituições.
O tema da segunda aula serão as moedas sociais. Henrique Pavan trará os principais conceitos, Luiz Arthur Faria falará das moedas sociais municipais e Bruno Sanches abordará o desafio da digitalização destas moedas.
Uma das principais funções exercidas pelos bancos comunitários é o microcrédito, e este será o tema da terceira aula, trazendo o olhar das finanças solidárias sobre o assunto. Regiane Wochler falará de microcrédito, Andrea Gama discutirá a questão da renda básica e Bruno Chapadeiro caracterizará o trabalhador da economia solidária.
Por fim, na quarta aula, serão discutidas perspectivas e possibilidades políticas dos bancos comunitários, com exemplos de casos práticos, como o caso dos bancos Mumbuca, Alegrias e Preventório.