O curso está em sua terceira edição e tem se consolidado como um importante espaço de formação de membros para atuar nas Bancas de Verificação Fenotípica da UEMS e de outras instituições que utilizam a heteroidentificação, como mecanismo de garantia do acesso do público-alvo às políticas de ações afirmativas.
O curso é organizado pelo Centro de Estudo, Pesquisa e Extensão em Educação, Gênero, Raça e Etnia - CEPEGRE, em parceria com a Pró-reitoria de Ações Afirmativas, Equidade e Permanência Estudantil - PROAFE e Divisão de Ingresso Discente - DIND/PROE e, tem como objetivo proporcionar um espaço de discussão e aprofundamento dos conhecimentos sobre racismo, critérios para verificação fenotípica, heteroidentificação, ações afirmativas, relações étnico-raciais, além de apresentar as normas e legislações que orientam os protocolos/procedimentos relacionadas as Bancas de Verificação Fenotípica - UEMS.
A Atividade tem como público-alvo: docentes, técnicos, cotistas, ativistas dos movimentos negros que tenham interesse em atuar como membros nas Bancas de Verificação Fenotípicas da UEMS. O curso será ministrado em 4 encontros, carga horária de 20 horas. Serão certificadas pessoas tiverem frequência igual ou superior a 75%.
A participação no curso de formação não garante que o/a cursista fará parte das bancas de verificação de fenotípica da UEMS, sendo, no entanto, condição para nomeação/convocação.