Descrição:
O objetivo desse curso é construir com seus participantes uma base sólida nos conceitos e práticas de lógica de programação utilizando a linguagem Python. A construção COM os participantes é destacada aqui a partir de uma perspectiva da Educação Popular, que entende que “ensinar não é transferir conhecimento, mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção” - Paulo Freire (Pedagogia da Autonomia, Pág 20).
Durante cerca de 4 semanas veremos de forma dedicada e intensa o pensamento computacional por trás da programação em Python. E por isso, teremos uma turma reduzida para que o acompanhamento seja feito de forma bem próxima do ritmo e contexto de cada pessoa. Teremos uma carga horária semanal de 4 horas, dividida em 2 encontros de 1h30 às segundas e quartas e mais 1 encontro de 1h aos sábados que será dedicado apenas para tirar dúvidas ou fazer a construção de pequenos projetos. A carga horária total do curso será de 16 horas.
O material de referência e de exercícios será enviado por e-mail antes do primeiro encontro. Além do material específico de programação em Python, os participantes serão introduzidos também a ferramentas importantes no mundo do desenvolvimento de software como Git, GitHub e Jupyter Notebook.
Considerando a diversidade de pessoas e seus interesses, teremos a possibilidade de adicionar no cronograma de aulas, de forma introdutória, um assunto específico, como:
Programação Orientada à Objetos (POO)
Construção de APIs
Análise e visualização de dados
Consultas em SQL
A escolha do tópico especial a ser abordado será definido com a turma na primeira aula.
Sobre a Professora:
Lorena Pereira é pesquisadora na área de dados abertos, tecnologia cívica e sociedade, com mestrado em Ciências da Computação pela Universidade Federal de Campina Grande e Bacharelado em Sistemas de Informação pela Universidade do Estado da Bahia. Atualmente trabalha como Coordenadora de Pesquisa no Instituto Da Hora. Também participa de comunidades/projetos como PyLadies Salvador, PyLadies Paraíba, Afro Python e SoteroLab.
Durante os ciclos de formação, projetos e trabalho, adquiriu experiência com: Extração e limpeza de dados semiestruturados (Tweets) utilizando a linguagem de programação Python; Análise de dados com Python e R; Processos ETL para montagem de painéis visando dar suporte a tomada de decisão utilizando Talend, SQL, Python e Power BI; Desenvolvimento de crawler e API REST para uma aplicação que realizava o monitoramento de portais de transparência utilizando Scrapy, MongoDB e Flask; Construção de uma orquestradora de execuções para extração de dados em Golang; Pesquisa acadêmica para uma caracterização da comunidade que utiliza dados abertos governamentais sobre a educação brasileira; E também com a construção, gerenciamento e manutenção de uma infraestrutura de dados baseada em um processo ETL com Python e disposição de análises no Power BI;
E é pelo carinho que tem com os trabalhos em análise de dados com contextos sociais e o ensino de Python que resolveu ministrar esse curso no formato mais imersivo e dedicado. Mais informações e referências profissionais podem ser encontradas em:
LinkedIn: https://www.linkedin.com/in/lorenaps
Github: https://github.com/Lorenaps
Currículo Lattes: http://lattes.cnpq.br/8569298868381230
Formato: O formato padrão será virtual, mas dependendo da localidade da turma podemos tentar
fazer alguns dos encontros de forma presencial em um espaço coletivo.
Quando: As aulas serão às segundas e quartas de 19h30 até 21h.
E no sábado teremos um horário reservado para dúvidas e pequenos projetos, em horário a ser definido com a turma.
Ementa:
Ambientação com ferramentas e conceitos (Python, Git, GitHub e Jupyter Notebook)
Variáveis e tipos básicos de dados
Condicionais
Laços de repetição
Tipos avançados de dados (Listas e Dicionários)
Funções e parâmetros
Interpretação de erros
Canal de transmissão: Google Meet - o link será disponibilizado por e-mail em até uma hora antes do encontro.