O projeto Afrocientista aproxima a universidade dos estudantes negros do ensino médio. O projeto busca transformar a sala de aula em espécies de oficinas de saberes, priorizando aquelas desenvolvidas com o intuito de criar e fomentar práticas que se inspiram na cosmogonia afro-brasileira e africana, em todas as áreas de conhecimento e disciplinas escolares, para a formação de cidadãos mais críticos e generosos.
Os alunos selecionados, além de terem a oportunidade de participar de atividades que desenvolvem o pensamento científico e de aulas que servirão como reforço escolar, receberão uma bolsa de estudos no valor de 230,00 reais.
História:
A
primeira edição do projeto Afrocientista aconteceu no ano de 2019 e contou com
a participação de oito estudantes negros do ensino médio, sendo seis bolsistas e
dois voluntários.
Os alunos participaram de grupo de estudos com discussões voltadas para a educação anti-racista, frequentaram reuniões com pesquisadores do Coletivo Yalodê – GEPLAFRO e encontros com profissionais negros da universidade para tratar assuntos como racismo estrutural, racismo contra a mulher negra e jovens negros na pós-graduação.
Por meio do projeto LINGUAFRO, os estudantes tiveram acesso a aulas de inglês e espanhol. Enquanto no acompanhamento de língua portuguesa, além de questões relacionadas ao idioma, foi-se abordada um pouco da literatura afro-brasileira.
Após um ano de estudos, os alunos apresentaram suas pesquisas individuais sobre influenciadores digitais negros durante a Semana de Letras, na Universidade Federal de Uberlândia - UFU.
Cronograma:
Início das inscrições: 10 de agosto
Fim das inscrições: 13 de agosto
Entrevistas: 16 de agosto
Resultado: 17 de agosto
Equipe:
Cintia
Camargo Vianna: Coordenação Geral / UFU / Lattes
Nicea
Quintino Amauro: Coordenação Científica / UFU / Lattes
Leandra
Francieli Silva dos Santos: Secretaria Geral / UFU / Lattes
John
Kenedy Rodrigues Pereira Felisbino: Coordenação Pedagógica / EEPSJ / Lattes
Para
mais informações, acesse nossas redes: Facebook / Instagram
Em
caso de dúvidas, entre em contato através do nosso e-mail:
projetoafrocientista@gmail.com