A avaliação é um processo contínuo e necessário em todos os âmbitos da vida. Atualmente o conceito de avaliação enreda o contexto sócio-histórico como um processo de construção e uso de parâmetros para comparar um determinado objetivo e/ou meta e seu atingimento. Os resultados desse processo são então discutidos e utilizados para o melhoramento das ações, abordagens e estratégias do objeto avaliado.
Nessa acepção, a autoavaliação é o processo de se avaliar a si próprio, por vezes também chamada avaliação interna ou avaliação institucional, quando referida às organizações. Seu principal objetivo é formativo, de aprendizagem. Uma vez que é planejada, conduzida, implementada e analisada por pessoas elas próprias formuladoras e agentes das ações a serem avaliadas, a autoavaliação possibilita uma reflexão sobre contexto e políticas adotadas, além da sistematização dos dados que levam à tomada de decisão.
Em outras palavras, a autoavaliação é um processo avaliativo conceituado e autogerido pela comunidade acadêmica. Envolve a participação de distintos atores da academia ou externos a ela (docentes, discentes, egressos, técnicos e outros), nos níveis hierárquicos diversos, dos estratégicos aos mais operacionais.
Como reporta a literatura, os resultados da autoavaliação são melhor apropriados quando são frutos do trabalho participativo. O foco da autoavaliação é decidido pelos protagonistas. A reflexão sobre os resultados obtidos será central ao processo e levará em conta a correção de trajetórias e de futuros percebidos. A autoavaliação pode ser compreendida, em termos amplos, como um “organizador qualificado”.
Portanto, este evento visa favorecer a participação dos docentes, discentes e egressos na autoavaliação do PPGL, para potencializar ações eficazes e sanar fragilidades em prol do atingimento de metas que evidenciem a qualidade do ensino e a plena satisfação dos atores da academia ou externos a ela.