O termo Medicina Baseada em Evidências (Evidence-Based Medicine, EBM ou MBE) pode ser definido como o "processo de sistematicamente descobrir, avaliar e usar achados de investigações como base para decisões clínicas" (Evidence Based Medicine Working Group, 1992).
Pode ser considerada a união entre a boa pesquisa científica e a prática clínica, pois consiste no uso criterioso de provas científicas disponíveis na literatura para a aplicação de seus resultados na prática clínica, ou seja, para demonstrar quais tratamentos e opções devem ser oferecidos e discutidos com os pacientes.
A MBE não nega o valor da experiência individual do profissional, mas propõe que esta seja embasada em evidências científicas. Assim, aplicar a MBE consiste em articular a experiência clínica adquirida pela prática médica às melhores evidências disponíveis, considerando as características específicas do paciente.
A Liga Acadêmica de clínica médica e semiologia (LACS-USP) se configura como uma entidade discente que tem dentre seus objetivos contribuir para uma formação generalista, crítica, reflexiva e humanística dos estudantes de medicina da FOB-USP. Portanto, entendendo a MBE como uma importante ferramenta para um boa prática clínica, a LACS-USP propõe esta aula magna para apresentar a liga à comunidade e introduzir suas futuras atividades.