Alguns depoimentos dos cursistas da Turma 2 (2022.1)
1. Nossa falar sobre esse curso é muito empolgante. Primeiro que a ATD é trabalhada na prática e com os exemplos. As dúvidas que vão surgindo temos espaço para perguntar e as respostas são satisfatórias. Os nossos Professores foram e são incríveis. Temos também a compreensão deles quando falamos. Além disso, nos apresentam os livros e os artigos que tratam a ATD e as lives que podem nos auxiliar no processo da compreensão da ATD. Estou encantada com Curso. E estou pronta para indicar as meus colegas do Curso e da Escola. Aprendendo muito com nossos Professores e com os questionamentos dos colegas também. Gratidão pelo processo entendimento deste processo de análise de dados magnífico. Luciana de Araújo Corrêa - Universidade Federal do Norte do Tocantins.
2. Wow! O curso foi simplesmente maravilhoso! O nome realmente faz jus a formação, pois, conseguimos compreender efetivamente o modo de fazer a ATD, sua aplicabilidade e epistemologia. Estou muito feliz e satisfeita! Virgínia Marne da Silva Araújo dos Santos - Doutorado REAMEC (VEJA VÍDEO NO NOSSO INSTAGRAM).
3. O entendimento da ATD permitiu conhecer mais uma metodologia de análise de textos, que é a principal forma de dados que estou trabalhando atualmente. A grande abrangência da ATD também é um fator bastante positivo! Acredito que a prática da ATD em um corpus em comum aos participantes possa ser de maior valia em relação à troca de ideias e melhor entendimento do processo entre todos, claro se couber no curso. No mais, foi uma experiência bastante positiva. Renato Ribeiro Guimarães - Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE).
4. O Curso esclareceu muitas dúvidas quanto a ATD. O exemplo e a prática são as melhores formas para se obter o aprendizado. Peço perdão por não consegui entregar o metatexto nesta semana, mas nesta semana estive realizando uma entrevista com o meu objeto de pesquisa( uma mulher gestora, já aposentada, mas que assumiu o cargo de gestora escolar durante 52 anos de sua vida). A dúvida que surgiu é como posso categorizar estes dados, haja vista que tenho até agora mais de 100 minutos de filmagem( irei construir um documentário) e ainda não conclui. Mas irei assistir as aulas de hoje, pois também não consegui acompanhar, pois estava trabalhando( sábado letivo). Desde já agradeço este aprendizado que obtive. Elaine Pinto Sousa - Instituto Federal do Pará (IFPA).
5 Conheci a ATD em uma das aulas do Mestrado em que a professora Valeria participou como convidada para apresentá-la à turma. Me identifiquei de imediato com essa metodologia de análise e por isso a escolhi para minha dissertação. Mesmo já conhecendo textos dos professores Moraes e Galliazi, ainda não havia vivenciado uma experiência prática e vi nesse curso uma oportunidade de aprendizado antes de aplicar a ATD de fato em meu trabalho. Posso afirmar que a experiência em participar do curso foi de grande aproveitamento e por ele pudemos olhar a ATD numa perspectiva prática de forma duplicada, pois o Arthur e Valeria mostraram os passos com exemplos reais, deles e dos colegas, e nós "colocamos as mãos na massa" por meio de atividades propostas cuidadosamente orientadas e supervisionadas, com correção e respostas rápidas por parte dos professores. Parabenizo aos professores pela organização, desenvolvimento e didática do curso! As experiências dessas 4 semanas me deixaram com mais segurança em relação à minha dissertação! Sou grata por tudo! Júlia Wenderoscky Ximenes Riguette Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense - Campus Campos Centro.
6- Eu gostei. Não conhecia ATD e com certeza vai ser muito útil na minha vida acadêmica. Agradeço ao professor Arthur e Valéria por tornar esse assunto tão atrativo e fácil compreensão. Domingos Cesar da Silva Souza - Univasf.
7- A ATD era pra mim completamente desconhecida. Foi a partir da divulgação do curso "ATD: teoria na prática" com os Professores Valéria e Arthur que pude ter conhecimento do que era a ATD. No começo, tive muito receio desse mundo que estava se abrindo pra mim, mas depois, pude perceber que na área de filosofia já era uma prática internalizada na nossa relação com os variados textos filosóficos, mas que não havia sido tão bem sistematizada como fora pela ATD. Só tem a contribuir ainda mais para a minha área de estudo e fico extremamente feliz por ter decidido me inscrever neste curso. A ATD tem um alcance muito grande no que diz respeito as áreas de conhecimento e só tem a contribuir para a qualidade da pesquisa realizada. SAVITA SOBRAL DA SILVA ALVES LEAL - Estudante da UPE.
8-Foi muito interessante como a ATD fez surgir dos documentos que eu pesquisava categorias de análise que não havia observado em leituras anteriores. A estratégia adotada pelo curso de aprender fazendo é essencial. E os comentários a partir de exemplos de trabalhos realizados pela turma nos ajuda a esclarecer muitas dúvidas e compreender melhor os conceitos. O curso atendeu plenamente minhas expectativas, além de disponibilizar materiais com o passo-a-passo que serão fundamentais para que eu possa continuar usando a ATD em minha pesquisa. Luciana Machado da Costa - Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense.
9- O curso ajudou a tomar conhecimento do recurso da Análise Textual Discursiva como recurso para as inferências dos dados da coleta do corpus da tese de doutorado que estou iniciando o percurso. A dinâmica estabelecida pelos professores do curso ajudou nessa aquisição do saber. Momentos aos sábados colaboraram para o ajuste da agenda. E o material disponibilizado depois facilita a revisão do conteúdo e ajuda quem por qualquer motivo não pode assistir aos momentos síncronos das aulas. Vale muito a pena fazer o curso. Ercilene do Nascimento Silva de Oliveira - doutoranda do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas (IFAM). (VEJA VÍDEO EM NOSSO INSTAGRAM).
10-O curso “ATD: teoria na prática” foi primordial para que eu aprofundasse os conhecimentos relativos à Análise Textual Discursiva. O que sabia antes dessa metodologia referia-se a algumas leituras de artigos da autoria de seus idealizadores. O curso trouxe, além dessas fontes teóricas, outras escritas que, aliadas às atividades práticas, conseguiram descortinar ricas possibilidades de utilização dessa ferramenta de análise textual. Os seus facilitadores, professores Valéria Marcelino e Arthur Rezende, experientes na metodologia, souberam com maestria conduzir os encontros síncronos, além de nos dar todo o suporte necessário nos momentos assíncronos. Recomendo a realização desse curso a todos os interessados em contar com uma metodologia de análise que tem aderência nos pressupostos mais inovadores da pesquisa em ciências humanas e sociais. Nilo Bezerra -Doutorando em Educação - Universidade Federal do Ceará.
11 - O curso ATD: teoria na prática foi muito enriquecedor. Através do curso pude conhecer essa técnica de análise, vivenciar todas as suas etapas, desde a seleção do corpus, a seleção de unidades empíricas, a construção de categorias que expressassem as relações entre as unidades, além da escrita do metatexto. Confesso que a escrita do metatexto me assustou no início mas, através da mentoria dos professores, das leituras indicadas e da prática exercida durante o curso, pude vivenciar e realizar a imersão diante do meu objeto de estudo, graças a ATD. Essa imersão, aliás, favoreceu a escrita do metatexto final, pois, para minha surpresa, ele surge naturalmente, uma vez que todas as etapas anteriores são fundamentais para o entendimento do todo, possibilitando a escrita de forma natural e com um olhar próprio do pesquisador. Por todo esse aprendizado e pela mentoria do curso, agradeço aos professores Valéria e Arthur. Obrigada! Vandreza Souza dos Santos -UFAM. (VEJA VÍDEO EM NOSSO INSTAGRAM).
12- O curso foi, certamente, uma grata surpresa, uma vez que ofereceu um novo panorama de possibilidades para a análise de dados qualitativos, antes restrita a métodos que, na minha opinião, não ofereciam a possibilidade de inferência por parte do pesquisador. Os encontros foram muito ricos e proveitosos, principalmente porque se focaram no compartilhamento de experiências e na prática, permitindo um aprendizado através da imersão no tema. A disponibilização das gravações dos encontros também foi muito importantes pois, além de poderem ser assistidas por quem não pôde estar presente, puderam ser objeto de estudo posterior, para maior entendimento do assunto. Mas, o mais importante, sem dúvida, foi o tão próximo acompanhamento do Professor Arthur e da Professora Valéria, que respondiam às dúvidas e davam direcionamentos sempre que necessário, criando uma importante sensação de presença, fundamental para o aprendizado de qualquer tema. Acredito que a ATD é muito mais que um método de pesquisa, mas uma metodologia para a vida, através da qual é possível ter uma visão nova do todo e fugir do "mais do mesmo". Sou muito grata pela experiência! Priscila Patrícia Moura Oliveira - IFRN. (VEJA VÍDEO EM NOSSO INSTAGRAM).
13- Tomei conhecimento do excelente curso "ATD: teoria na prática" por um desses acasos do destino que ocorre exatamente no momento em que deveria ocorrer. Como estou prestes a dar início à análise dos dados da minha pesquisa de doutorado e conhecia a ATD apenas em termos teóricos, o curso ministrado pelos professores Arthur e Valeria foi fundamental para a compreensão do procedimental do método. Essa se dá de forma muito sólida e profunda, uma vez que, ao longo dos quatro encontros síncrono, vamos esmiuçando as etapas da ATD e colocando-as em prática através de uma proposta que culmina na produção de um texto a ser publicado em um e-book organizado pelos ministrantes. Para além desse diferencial, as trocas entre os participantes, a didática dos professores, os materiais utilizados/disponibilizados, o feedback individualizado e o suporte constante são alguns dos aspectos que merecem destaque. Portanto, o caráter prático do curso me deixou muito mais preparada para a realização da análise dos dados da minha tese e, diante disso, só tenho a agradecer ao universo, que conspirou para que o curso chegasse ao meu conhecimento, e sobretudo aos professores Arthur e Valeria, pela iniciativa de ofertar tão qualificado curso, o qual recomendo muitíssimo a todos que queiram conhecer ou precisem compreender a ATD e seu funcionamento. Flávia Zanatta - Doutoranda em Ensino na Univates e Docente EBTT do IFRS Campus Vacaria.
14. Primeiramente quero agradecer imensamente a vocês professores por ofertar esse curso excelente e nos ajudar a compreender melhor a ATD. O curso foi extremamente importante, pois me oportunizou conhecer com mais profundidade e detalhes o passo a passo dessa metodologia de analise de dados.E, o melhor de tudo é o empoderamento e o crescimento que esta nos propicia enquanto pesquisadora(or), pois nos sentimos verdadeiramente autoras (es) das nossas produções científicas. Isso é maravilhoso, gostei demais do curso! Josane do Nascimento Ferreira Cunha - Instituto Federal de Mato Grosso. (VEJA VÍDEO EM NOSSO INSTAGRAM).
15 - A partir da minha qualificação de doutorado comecei a me dedicar a conhecer a Análise Textual Discursiva, por sugestão da minha banca de avaliação. O curso de "ATD: teoria na prática" surgiu em um momento em que estava aprimorando minhas leituras em relação a essa metodologia de análise. Já havia assistido palestras, lido artigos e livro sobre ela, mas ainda tinha inúmeras dúvidas, principalmente em como iniciar as análises com o corpus que tinha. A Prof.ª Valéria Marcelino e o Prof.º Arthur Rezende foram fundamentais para o meu real entendimento da ATD, eles souberam conduzir com muita sabedoria todos os momentos síncronos e assíncronos do curso. Sempre muito atenciosos e solícitos com todas as minhas dúvidas, mas em especial a Prof.ª Valéria, me senti amparada por ela em todos os momentos que demandei (e foram vários). Agradeço muito Prof.ª Valéria e Prof.º Arthur, vocês foram muito importantes na construção dos meus conhecimentos sobre ATD. Marina Comerlatto da Rosa - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
16. O curso é muito rico, traz boas indicações de leituras e aborda a ATD a partir da prática, essa metodologia é o diferencial do curso, pois faz da experiência uma forma de compreender e apreender os conceitos que fundamentam a Análise Textual Discursiva. É uma experiência muito interessante para quem tem intenção de conhecer mais sobre o assunto. Fabricia Sônego - Instituto Federal Farroupilha.