Análise Textual Discursiva (ATD): teoria na prática. TURMA 2

Análise Textual Discursiva (ATD): teoria na prática. TURMA 2

online Este é um evento online

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Sobre o evento

Você está à procura de uma metodologia de análise qualitativa de seus dados de pesquisa em TCC, Dissertação e/ou em Tese? Então você está no caminho certo! Apresentamos a Metodologia chamada Análise Textual Discursiva, a ATD.  O objetivo do curso é capacitar pesquisadores no tema da ATD para potencializar a análise de dados das futuras pesquisas em ciências humanas e sociais, educação em ciências, dentre outras áreas. 

O curso ocorrerá por meio de aulas síncronas (ao vivo) e  atividades assíncronas (flexíveis) a fim de promover meios de conhecer a metodologia e, ao final, os participantes do curso poderão submeter suas produções para  publicação científica no formato "E-Book"com ISBN, organizado pelos Professores palestrantes.

Portanto, futuro cursista, além de ter acesso à capacitação sobre uma metodologia científica, você terá a oportunidade de publicar um texto em um E-Bookcom ISBN, organizado pelos professores palestrantes, e ainda, contará com certificação de curso livre contabilizando 40 horas.


Os encontros síncronos ocorrerão, pelo Google Meet, nos seguintes dias:  

Data do encontro SíncronoPlanejamento pedagógico em linhas gerais
30/04/22
(sábado- 9h30 às 12h)

Características gerais da Análise Textual Discursiva (ATD)
Processo de Unitarização na ATD 
07/05/22
(sábado- 
9h30 às 12h)
Processo de Categorização na ATD 
14/05/22
(sábado- 
9h30 às 12h)
Processo de construção do Metatexto na ATD 
21/05/22
(sábado- 
9h30 às 12h)
Recapitulação dos procedimentos da ATD e correção inicial das produções acadêmicas dos cursistas a serem publicadas no futuro E-Book.

Atenção!! As aulas ao vivo ficarão gravadas e disponíveis para os cursistas até dia 30/06/22

As atividades assíncronos (flexíveis) serão destinados à elaboração do texto científico e à sua revisão pelos professores palestrantes para consolidação do E-Book, cuja previsão de publicação é agosto de 2022. 

Será cobrada uma taxa de inscrição para participação no curso, a fim de custear logística das ações administrativas e questões operacionais da publicação dos artigos no E-Book com ISBN.  A taxa pode ser dividida no cartão de crédito, ou ser realizada à vista via PIX ou boleto bancário. 


Professores responsáveis pelo curso: 

Valéria de Souza Marcelino -  http://lattes.cnpq.br/7744791759517135 

Arthur Rezende da Silva -  http://lattes.cnpq.br/4888728838765400 


Referencial do curso:

GALIAZZI, Maria do Carmo; RAMOS, Maurivan Güntzel; MORAES, Roque. Aprendentes do aprender: um exercício de análise textual discursiva. Ijuí: Editora Unijuí, 2021. 312 p. (Coleção Educação em Ciências).

MORAES, Roque; GALIAZZI, Maria do Carmo. Análise Textual Discursiva. 3. ed. Ijuí: Editora Unijuí, 2016. 264 p. (Coleção Educação em Ciências).


Alguns depoimentos dos cursistas da Turma 1 (2021)

"Agoniado... era o meu estado de espírito diante de 200 páginas de entrevistas transcritas. Eu não sabia como iria sistematizá-las. A metodologia da ATD ajudou bastante. Além de facilitar a identificação de unidades empíricas que se articulam com as unidades teóricas, permitiu identificar as categorias de análise que são a base para a compreensão holística do todo, mas também da transcendência argumentativa, a marca da própria autoria. O curso não podia ter sido útil! Obrigado professores Valéria e Rezende." Reginaldo Nhachengo, Professor da Universidade Joaquim Chissano (Moçambique), doutorando em políticas públicas e formação humana (UERJ/PPFH - Brasil), Maputo, Moçambique.


"O curso possui uma qualidade prática indiscutível para aqueles que desejam fazer um mergulho no caminho da Análise Textual Discursiva (ATD). Há alguns livros, produtos, documentos e manuais na literatura que tratam da ATD, mas ter oportunidade de fazer o curso é potencializar a prática da análise escrita, na forma como sistematiza as informações e como pode argumentar sobre dados/informações em pesquisas qualitativas". Sebastião Rodrigues Moura - Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Belém, Pará

"O curso de ATD ofereceu a oportunidade de compreender processos didáticos de leituras, análises de textos sob uma hermenêutica metodologicamente orientada e ferramentas conceituais para uma melhor implicação com os textos." Flávio Pereira Bastos - Graduado em História (Universidade Católica de Petrópolis, RJ e Universidad de Extremadura, Espanha) Santo Antônio de Pádua, Rio de Janeiro

"Não conhecia o método, mas fiquei encantada.com o curso, porque proporcionou conhecimento, ampliou métodos de análise de texto, os professores são bem interativos e dão todo o suporte para desenvolver os trabalhos. Excelente o curso". Renata Freitas Siqueira - Mestre em Economia pela Universidade Federal do Mato Grosso (UFMT), Cuiabá, Mato Grosso.

"Bem interessante, nunca tinha escutado ao termo ATD, sou das áreas exatas e vai ajudar muito nós próximos textos meu inclusive no TCC de tecnólogo de gestão ambiental que faço no IFAL.". Renato Troian da Silva, Tecnólogo em Gestão Ambiental pelo Instituto Federal do Alagoas (IFAL), Marechal Deodoro, Alagoas.

"Eu não conhecia uma metodologia que fosse tão adequada a análise de dados de pesquisas qualitativas. A ATD é muito gratificante e o curso foi excelente. Os professores são dedicados e estudiosos da ATD, foi uma experiência muito importante e proveitosa." Denise Lima Rabelo, Mestranda do Programa de Mestrado Profissional em Rede Nacional em Educação Profissional e Tecnológica do Instituto Federal do Espírito Santo (IFES), Serra, Espírito Santo.

"Particularmente, eu gostei muito do curso, achei bem completo. Eu não havia compreendido muito bem como era a ATD antes do curso, mesmo lendo o livro de Moraes e Galiazzi. Contudo, como o curso é bem prático e interativo, tornou muito mais fácil e eficiente o uso do método. Os conteúdos apresentados foram objetivos e muito bem explicados em forma de passos, o que promoveu uma melhor aprendizagem. Os organizadores estão de parabéns também pela didática, pela atenção que nos foi dada desde o início e por todo o conteúdo programado. De modo geral, percebe-se que houve uma ótima organização didática e o curso é fundamental para a formação tanto de professores quanto de qualquer outro pesquisador." Priscila dos Santos Caetano de Freitas, Doutorando em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ.

"O curso foi importante para construir uma visão mais acurada das diferentes linhas metodológicas e aperfeiçoar habilidades neste ramo." Gedmar Carvalho, Doutorando em Ciências Naturais pela Universidade Estadual do Norte Fluminense (UENF), Campos dos Goytacazes, RJ.

"Gostei muito do curso! Super recomendo! Os profs foram sempre muito atenciosos, empáticos e prestativos. Comunicação e didática foram os pontos chave do curso. O material que nos foi passado ajudou muito e a turma tbm foi ótima. E outro ponto foi a publicação do livro, foi muito legal participar desse resultado. Obrigada profs." Gabriela Albuquerque Lucio da Silva, Mestranda do Programa de Pós-Graduação em Ciências e Tecnologias Ambientais UFSB/IFBA. Porto Seguro, Bahia.

O curso foi apresentado de forma a auxiliar na compreensão do que é a ATD para quem, como eu, estava tendo o primeiro contato. A forma de apresentação das aulas é impecável, além de toda paciência, dedicação e atenção ofertada. Sem dúvidas me auxiliou muito a compreender melhor o que é a ATD e como realizá-la. O exercício de prática de ATD foi desafiador, mas extremamente gratificante. Além disso, a devolutiva e resposta dos professores é super rápida. Heloisa Fernanda Francisco Batista, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais.

"O curso possibilitou um aprofundamento sobre a ATD desde uma perspectiva teórica e prática, dando subsídios para que pudéssemos vislumbrar possibilidades de uso em nossos estudos e pesquisas." Antônio Carlos Silva Júnior, Aracajú, Sergipe.

"O curso deu subsídios para a busca da compreensão da ATD, principalmente pelo curso ter sido um constante devir, foi isso me senti, nossas contribuições eram aproveitadas e ressignificadas a todo instante. Obrigada por toda construção de conhecimentos." Maria da Conceição Oliveira Rodrigues, Secretaria Estadual do Amazonas, Manaus, Amazonas.



xxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxxx



Inscrições

{{'Label_CodigoPromocionalAplicadoComSucesso' | translate}}
{{'Label_Presencial' | translate}} {{'Label_Online' | translate}} {{'Label_PresencialEOnline' | translate}}

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}} {{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}  

{{entrada.valorComDesconto | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}