1- Tomei conhecimento do excelente curso "ATD: teoria na prática" por um desses acasos do destino que ocorre exatamente no momento em que deveria ocorrer. Como estou prestes a dar início à análise dos dados da minha pesquisa de doutorado e conhecia a ATD apenas em termos teóricos, o curso ministrado pelos professores Arthur e Valeria foi fundamental para a compreensão do procedimental do método. Essa se dá de forma muito sólida e profunda, uma vez que, ao longo dos quatro encontros síncrono, vamos esmiuçando as etapas da ATD e colocando-as em prática através de uma proposta que culmina na produção de um texto a ser publicado em um e-book organizado pelos ministrantes. Para além desse diferencial, as trocas entre os participantes, a didática dos professores, os materiais utilizados/disponibilizados, o feedback individualizado e o suporte constante são alguns dos aspectos que merecem destaque. Portanto, o caráter prático do curso me deixou muito mais preparada para a realização da análise dos dados da minha tese e, diante disso, só tenho a agradecer ao universo, que conspirou para que o curso chegasse ao meu conhecimento, e sobretudo aos professores Arthur e Valeria, pela iniciativa de ofertar tão qualificado curso, o qual recomendo muitíssimo a todos que queiram conhecer ou precisem compreender a ATD e seu funcionamento. Flávia Zanatta - Doutoranda em Ensino na Univates e Docente EBTT do IFRS Campus Vacaria.
2- A partir da minha qualificação de doutorado comecei a me dedicar a conhecer a Análise Textual Discursiva, por sugestão da minha banca de avaliação. O curso de "ATD: teoria na prática" surgiu em um momento em que estava aprimorando minhas leituras em relação a essa metodologia de análise. Já havia assistido palestras, lido artigos e livro sobre ela, mas ainda tinha inúmeras dúvidas, principalmente em como iniciar as análises com o corpus que tinha. A Prof.ª Valéria Marcelino e o Prof.º Arthur Rezende foram fundamentais para o meu real entendimento da ATD, eles souberam conduzir com muita sabedoria todos os momentos síncronos e assíncronos do curso. Sempre muito atenciosos e solícitos com todas as minhas dúvidas, mas em especial a Prof.ª Valéria, me senti amparada por ela em todos os momentos que demandei (e foram vários). Agradeço muito Prof.ª Valéria e Prof.º Arthur, vocês foram muito importantes na construção dos meus conhecimentos sobre ATD. Marina Comerlatto da Rosa - Universidade Tecnológica Federal do Paraná.
3- "Agoniado... era o meu estado de espírito diante de 200 páginas de entrevistas transcritas. Eu não sabia como iria sistematizá-las. A metodologia da ATD ajudou bastante. Além de facilitar a identificação de unidades empíricas que se articulam com as unidades teóricas, permitiu identificar as categorias de análise que são a base para a compreensão holística do todo, mas também da transcendência argumentativa, a marca da própria autoria. O curso não podia ter sido útil! Obrigado professores Valéria e Rezende." Reginaldo Nhachengo, Professor da Universidade Joaquim Chissano (Moçambique), doutorando em políticas públicas e formação humana (UERJ/PPFH - Brasil), Maputo, Moçambique.
4- "O curso possui uma qualidade prática indiscutível para aqueles que desejam fazer um mergulho no caminho da Análise Textual Discursiva (ATD). Há alguns livros, produtos, documentos e manuais na literatura que tratam da ATD, mas ter oportunidade de fazer o curso é potencializar a prática da análise escrita, na forma como sistematiza as informações e como pode argumentar sobre dados/informações em pesquisas qualitativas". Sebastião Rodrigues Moura - Professor do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Belém, Pará
5- O curso foi apresentado de forma a auxiliar na compreensão do que é a ATD para quem, como eu, estava tendo o primeiro contato. A forma de apresentação das aulas é impecável, além de toda paciência, dedicação e atenção ofertada. Sem dúvidas me auxiliou muito a compreender melhor o que é a ATD e como realizá-la. O exercício de prática de ATD foi desafiador, mas extremamente gratificante. Além disso, a devolutiva e resposta dos professores é super rápida. Heloisa Fernanda Francisco Batista, Doutoranda em Educação pela Universidade Federal de Uberlândia (UFU), Uberlândia, Minas Gerais.