1º ENCONTRO INTERNACIONAL “ARTE, MEMÓRIA E MÍDIA”
No dia 03 de novembro de 2021, o Grupo de Arte, Memória e Mídia da PUC-SP realiza a mesa de abertura da primeira edição do seu Encontro Internacional, em cartaz até 06 de novembro. O Encontro reúne pesquisadores do circuito brasileiro e internacional que estão na ponta da discussão da curadoria, pensamento decolonial e tecnologias culturais.
O evento acontece em formato completamente online na plataforma Zoom e transmitida ao vivo no Canal do Youtube do grupo. Serão apresentadas quatro conferências, cinco debates, um fórum de debates e 4 performances, uma a cada dia do evento.
Nas conferências, o evento conta com a participação de Ayrson Heráclito, artista, professor e curador que traz em seu trabalho elementos da cultura afro-brasileira e suas conexões entre a África e a sua diáspora na América. Márcio Seligmann-Silva, o segundo conferencista, levanta o tema da arte como memória e a permanência e destruição dos monumentos históricos. O pesquisador Norval Baitello Jr. discutirá a passagem da era da arte à era da mídia, propondo uma ecologia da cultura, no dia anterior à última conferencista convidada Lúcia Santaella, que nos apresentará as questões que envolvem a inteligência artificial e os museus hiperconectados.
As cinco mesas de debate reúnem três a quatro pesquisadores para discutir os temas de Arte, memória e resistência; Curadoria, cidades e redes; Memória e corpo; Memória das artes; e Memória, mídia e América Latina.
As performances acontecem todos os dias do evento, ao final de cada conferência e contam com as artistas Tania Fraga e Dani Dini, no dia 3; o grupo aCinema, no dia 04, o grupo Capim Novo no dia 05 e o encerramento da programação completa será com o artista Dudu Tsuda no dia 06.
SOBRE O GRUPO
O Grupo tem duas linhas de pesquisa: Arte, curadoria e pensamento decolonial, coordenada por Priscila Arantes, e Tecnologias Culturais: arqueologias e desdobramentos, coordenada por Marcus Bastos.
Atualmente, o grupo promove a realização do programa “Arte & Pesquisa”, que acontece em 3 episódios por semestre, e o programa “Diálogos Críticos", ambos no canal do YouTube da TV PUC, voltado para o diálogo com mulheres artistas, críticas e curadoras. O grupo também vem fazendo parcerias com o curso de Multimeios da PUC-SP, no desenvolvimento do programa “Encontros Multimeios”, também veiculado no canal do YouTube da TV PUC.
Estes programas são o ponto-de-partida para a criação de um acervo online sobre a arte contemporânea na América Latina, em desenvolvimento com a colaboração de estudantes de graduação e pós-graduação da PUC-SP.
SOBRE OS IDEALIZADORES E MEDIADORES DO ENCONTRO
MARCUS BASTOS
Doutor em Comunicação e Semiótica pela PUC-SP, onde é professor vinculado ao Departamento de Artes, desde 2003, e ao programa de pós-graduação em Tecnologias da Inteligência e Design Digital, desde 2012. Fez estágio de pesquisa na Universidade Humboldt de Berlin, com auxílio do programa PIPEq, da PUC-SP. Publicou os livros Audiovisual ao Vivo: tendências e conceitos (com Patricia Moran, Intermeios, 2020), Limiares das Redes (Intermeios, 2014) e Cultura da Reciclagem (Noema, 2007, ebook), além de organizar Audiovisual Experimental. Coordena, com Priscila Arantes, o Grupo Arte, Memória e Mídia, que tem entre suas ações permanentes o programa Arte & Pesquisa, transmitido no canal de YouTube da TV PUC e disponível para consulta no PUC Play.
PRISCILA ARANTES
É pesquisadora, crítica e curadora no campo da arte e estética contemporânea. Formada em filosofia pela USP, com pós doutorado pela UNICAMP e Penn State University (USA), coordenadora do grupo de pesquisa “Arte, Memória e Mídia” (PUC-SP) e professora e coordenadora do curso de Arte: História, Crítica e Curadoria da PUC/SP (Pontifícia Universidade Católica de São Paulo). Entre 2007 e 2020 foi diretora e curadora do Paço das Artes e entre 2007 e 2009 foi diretora-adjunta do Museu da Imagem e do Som de São Paulo. É autora de “Arte @ Mídia: perspectivas da estética digital” (FAPESP/SENAC), finalista do 48 Prêmio Jabuti, de Reescrituras da Arte Contemporânea: história , arquivo e mídia (Ed.Sulina) e organizadora de Arte: história, crítica e curadoria (EDUC), dentre outros livros e artigos publicados no Brasil e exterior. É membro da ABCA (Associação Brasileira de Críticos de Arte) e integra, como convidada, o grupo de pesquisadores do ID+, instituto de pesquisa da Universidade de Porto e Aveiro (Portugal).
SERVIÇO
1º ENCONTRO INTERNACIONAL “ARTE, MEMÓRIA E MÍDIA”
Realização: PUC-SP
de 03 a 06 de novembro de 2021
Acesso pela plataforma do zoom e/ou transmissão ao vivo no canal do Youtube Arte Memória e Mídia
Evento gratuito