Instituto de Filosofia e Ciências Humanas (IFCH), Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP). R. Cora Coralina, 100 - Cidade Universitária, Campinas - SP, 13083-896 - Campinas - São Paulo - Brasil
09 a 11 de dezembro de 2019 - IFCH - Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP)
Tema
“Catedrais da indústria”. Esta
foi a expressão que muitas vezes
acompanhou a apreciação que os autores contemporâneos fizeram das grandes fábricas, estações elétricas ou
armazéns das grandes cidades europeias no século XIX e XX. Novas formas arquitetônicas, por vezes
padronizadas, aliavam-se a linguagens decorativas baseadas na compreensão
historicista do ornamento e do estilo. Nos edifícios, alegorias femininas
representavam a indústria, a eletricidade ou a tecnologia; vitrais e ladrilhos hidráulicos
narravam as etapas da produção, entre o saber-fazer dos ofícios e as novas
técnicas de produção e massificação de padrões e imagens.
A mesma realidade histórica que
trouxe a industrialização, a linha de produção e a massificação, abrigou os
movimentos de artes e ofícios, que mais tarde se transladariam em outras
manifestações como o Art Nouveau, a Secessão Vienense, a Wiener Werkstätte, o
construtivismo russo, a Bauhaus. No Brasil, ocorreram processos assemelhados,
em que o conhecimento informal e anônimo dos ofícios mesclou-se à produção
industrial em larga escala, criando as tensões entre as artes decorativas – artes
aplicadas – reduzidas a artes menores dentro da crescente profissionalização do
mercado de belas artes e das exigências do consumo.
Central a esse debate está o
trabalhador industrial, na união de seus saberes tradicionais à difícil relação com as máquinas e as novas
rotinas de trabalho. Nesse campo, destacam-se as sobrevivências das artes
decorativas em meio ao ensino técnico, e as diferentes formas de representar
esse trabalhador, seu corpo, seu trabalho e seu ambiente profissional e
doméstico.
O I Encontro Nacional Arte e Patrimônio Industrial objetiva conhecer e dar
a conhecer as pesquisas no Brasil que fazem a junção entre o industrial e o
artístico, propondo as seguintes linhas temáticas:
Arte e Patrimônio Industrial 1 – A arquitetura industrial e suas
especificidades: edifícios fabris ou relacionados ao universo fabril; painéis,
murais, vitrais decorativos dentro de
espaços industriais; impasses do restauro e dos usos da arquitetura
industrial.
Arte e Patrimônio Industrial 2 – As representações do trabalho e do trabalhador: artes plásticas,
fotografia, cinema, artes gráficas, literatura.
Arte e Patrimônio Industrial 3 – Máquinas, ferramentas e objetos: as
dimensões estéticas dos equipamentos e objetos industriais; o design e os designers industriais; a produção
industrial de objetos de consumo, a reinterpretação artística das ferramentas e
máquinas.
Arte e Patrimônio Industrial 4 – A produção do saber e do ensino: o
saber técnico e artístico relacionado à produção industrial; escolas de artes e
ofícios, liceus, escolas técnicas, livros e manuais técnicos.
Para se inscrever no evento como ouvinte ou apresentador de trabalho, clique acima em "realizar inscrição" e em seguida clique na categoria escolhida.
Inscrição para apresentação de trabalho: R$ 60,00
Inscrição para ouvintes: R$ 20,00
O evento é gratuito para estudantes, docentes e funcionários da comunidade acadêmica ou externos a ela. Se, no entanto, esses desejarem ter acesso a certificado de ouvintes ou aos materiais do evento, é necessária a inscrição na modalidade de ouvinte.
Serão publicados os Anais Online do Evento, a partir do envio dos trabalhos completos aceitos para apresentação. Por se tratar de Anais, apenas os trabalhos apresentados no evento serão publicados.
Os valores de inscrição não serão devolvidos sob nenhuma hipótese (não-aprovação, não-comparecimento, desistência ou outros).
A programação das Comunicações Coordenadas pode ser acessada aqui!
Coordenação-geral do Evento:
Cristina Meneguello (Unicamp)
Comitê Científico:
Aldrin Moura de Figueiredo (UFPA)
Alice Bemvenuti (Ulbra)
Aline Carvalho (NEPAM-Unicamp)
Aline Carvalho Luther (UFBA)
André Tavares (Unifesp)
Beatriz Kuhl (FAU-USP)
Cristina Meneguello (DH-Unicamp)
Daniela Pistorello (Unicamp)
Eduardo Costa (FAU-USP)
Eduardo Romero de Oliveira (UNESP Assis)
Elaine Cristina Dias (Unifesp)
Fernanda Pitta (Pinacoteca de São Paulo)
Flávia Galli Tasch (Unifesp)
George Rembrandt Gutlich (UFMG)
Iara Lis Schiavinatto (IA-Unicamp)
Ilanil Coelho (Univille)
Lindener Pareto Jr. (Puccamp)
Manoela Rufinoni (Unifesp)
Márcia Regina Escorteganha Laner (Museu Histórico Santa Catarina)
Marcos Tognon (DH-Unicamp)
Marcos Olender (UFJF)
Marcus Granato (MAST-Rio)
Maria Alice Bemvenutti (ULBRA)
Maria Lucia Bressan Pinheiro (FAU-USP)
Paulo Mugayar Kuhl (IA-Unicamp)
Patricia Dalcanale Meneses (DH-Unicamp)
Rafael Cardoso (UERJ e Freie Universität Berlin)
Raphael Sebrian (Universidade Federal de Alfenas)
Silvana Barbosa Rubino (DH-Unicamp)
Sílvio Oksman (Mackenzie-SP)
Rita de Cássia Francisco (Arquivo Municipal de
Campinas)
Regina Tirello (FAU-Unicamp)
Ronaldo André Rodrigues da Silva (PUC- Minas Gerais)
Comitê Organizador Local:
Cristina Meneguello
Alessandra Pedro
Pós-graduandos
Ana Carolina Perina de Oliveira
Bárbara Marie Van Sebroeck Lutiis Silveira Martins
Camila Gonçalves
Carolina Pedro Soares
Elisa Paletti Pomari
Heloísa Rosa Costa Lima
Renata Poliana Cezar Monezzi
Tiago da Silva Coelho
Vagner Silva Ramos Filho
Acadêmicos
Lucas Henrique Gregate
Marina Albuquerque
Comitê
Brasileiro para Conservação do Patrimônio Industrial - TICCIH Brasil
Eduardo Romero de Oliveira (presidente)
Cristina Meneguello
Ronaldo André Rodrigues da Silva
Alice Bemvenuti
Aline Carvalho Luther
Daniela Pistorelo
Esse projeto conta com apoio do Serviço de Apoio ao Estudante (SAE) da Pró-reitoria de Graduação (PRG) da Unicamp
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