3º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular

3º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular

online Este é um evento online

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

IV SUSTENTARE e VII WIPIS

16 de Novembro de 2022

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre
Evento online

IX Congresso Ibero-Americano de Educação Matemática - CIBEM

5 de Dezembro de 2022

Congresso Psicologia e Verdade

27 de Agosto de 2022
São Paulo

Conferencistas

{{item.nome}}



Atividades

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

Sobre o evento

O 3º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular, que acontecerá de forma virtual de 10 a 12 de novembro de 2021, é a terceira edição desses encontros com os pesquisadores, estudantes, profissionais e interessados no tema. A primeira ocorreu em 2016, na Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (UFBA), com o título de 1º Seminário sobre Arquitetura Popular: a Salvaguarda dos Saberes Tradicionais e a segunda foi realizada em 2019, em Belo Horizonte, com o 2º Seminário sobre Arquitetura Vernácula: Patrimônio e Sustentabilidade. Este ano, como nas edições anteriores, a organização do evento cabe ao Grupo de Pesquisa Vernaculum do Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da Universidade Federal de Minas Gerais (PPG-ACPS/UFMG), ao Grupo de Pesquisa Arqpop (Arquitetura Popular: espaços e saberes) do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal da Bahia (PPG-AU/UFBA) e ao Comitê Científico em Arquitetura e Tecnologia Vernáculas do ICOMOS/BR.

O primeiro seminário apontou a urgência do registro e da salvaguarda dos saberes construtivos tradicionais por meio da valorização dos mestres e artífices, que são seus detentores, e da ampliação de sua inserção no mercado da construção civil, assim como nas ações de conservação e restauração de edificações históricas. O segundo seminário foi o primeiro pensado na forma de um congresso e mostrou, de maneira indiscutível, a crescente demanda por um espaço de interlocução em torno do tema, no qual as experiências, questões e reflexões possam ser compartilhadas, debatidas e mutuamente aperfeiçoadas. A presente edição visa, entre outros objetivos, dialogar com essa demanda e consolidar esses seminários como um espaço de interlocução em âmbito nacional. Uma vez que os pesquisadores brasileiros utilizam as expressões “arquitetura vernácula” ou “arquitetura popular” para designar esse universo, considerando a importância de agregar esforços para ampliar a adesão a esse campo de estudos e a máxima inclusão de interessados, decidiu-se mantê-las, de agora em diante, com igual força no título do evento. 

Essa nova oportunidade de congregar de modo virtual pesquisadores, docentes, estudantes, profissionais e demais interessados nesta temática de todo o país e também do exterior, embora desfalcada do necessário contato direto entre os participantes, tem a vantagem de facilitar o acesso e a presença de um público mais amplo em suas atividades e debates. 

A presente edição tem como foco os olhares dos diversos atores desse campo sobre as expressões da arquitetura vernácula/popular no Brasil, mas de modo a que esses olhares possam incorporar outras reflexões e experiências não brasileiras. O objetivo é conhecer, discutir e divulgar os resultados de pesquisas, registros, projetos e construções, além de mapear e debater os avanços conceituais do campo. O tema será então abordado a partir dos seguintes eixos: 1) fundamentos teóricos e metodológicos; 2) de experiências de ensino, pesquisa e extensão; 3) relação com a História, a Memória e o Patrimônio de comunidades e grupos sociais; e, por fim, 4) usos dados a essa arquitetura, técnicas construtivas utilizadas ou desenvolvidas e configuração e/ou simbologia associada aos espaços construídos.

Sendo este um campo interdisciplinar desde a sua constituição, o 3° Seminário espera receber contribuições de arquitetos, antropólogos, arqueólogos, engenheiros, geógrafos, historiadores, sociólogos, turismólogos, mestres artífices, em suma, de todos que se interessem por este universo.




Estrutura do evento

O 3º Seminário Arquitetura Vernácula/Popular será composto por Conferências com estudiosos reconhecidos nacional e internacionalmente, Mesas Redondas com especialistas e pesquisadores do campo e pela apresentação de trabalhos em Sessões Temáticas.


As Conferências, em número de três, foram organizadas em torno do tema geral “Outros olhares sobre a arquitetura vernácula/popular”, em contraste com o foco das demais atividades do seminário sobre o Brasil. Para tanto foram convidados estudiosos renomados, cujos temas de estudo complementem ou afinem os nossos olhares sobre o Brasil. Farão as conferências Marcel Vellinga, Victor Mestre e Javier Pérez Gil, cujos currículos podem ser encontrados na sessão 'conferencistas' deste site.


As Mesas Redondas serão definidas a partir da seleção de proposições a serem submetidas à organização do evento, compostas por até 5 debatedores, devendo pelo menos um deles coordenar a mesa. Todas as apresentações serão vinculadas a um tema central, articulado aos eixos temáticos do seminário, e a submissão dessas propostas deverá contemplar o resumo expandido do tema específico da mesa, acompanhado de resumos simplificados das apresentações dos seus membros. É encorajada a associação de pesquisadores de diferentes instituições e campos disciplinares.


As Sessões Temáticas serão formadas a partir da articulação e agrupamento dos trabalhos selecionados pela Comissão Científica, levando em conta as afinidades com os eixos temáticos do seminário. A seleção dos trabalhos será efetivada através da análise das propostas apresentadas em forma de resumos expandidos encaminhados à organização do seminário. Estes resumos expandidos poderão ser enviados em português, inglês ou espanhol, podendo tratar-se de trabalhos com até três autores. Para a estruturação das Sessões Temáticas, são esperadas submissões de propostas de autores diversos, tais como professores, pesquisadores, estudantes de pós-graduação e graduação, bem como de mestres artífices e todos os demais profissionais interessados na temática do seminário.


Os trabalhos serão avaliados às cegas pela Comissão Científica. As Sessões e Mesas acontecerão ao vivo. Para a apresentação de trabalhos nas sessões temáticas, pelo menos um dos autores deve estar inscrito no evento, já para as Mesas Redondas, todos os membros participantes deverão realizar a inscrição. 




Calendário de submissão

Lançamento da chamada de trabalhos: 10 de maio de 2021

Submissão das propostas: até 10 de agosto de 2021 

Divulgação dos resultados: 13 de setembro de 2021

Prazo para inscrição de autores com valor reduzido: 20 de setembro de 2021

Prazo limite para inscrição de autores e envio do artigo completo: 10 de outubro de 2021

Realização do evento: 10-12 de novembro de 2021




Comissão Organizadora

Ana Luiza Teixeira (PPG-AU/FAUFBA)

Celso Almeida da Silva Cunha (PPG-AU/FAUFBA)

Daniel Juracy Mellado Paz (PPG-AU/FAUFBA)

Diana Soares Costa (PPG-AU/FAUFBA)

Fellipe Decrescenzo Andrade Amaral (PPG-AU/FAUFBA)

Frederico de Paula Tofani (PPG-ACPS/UFMG)

Luiz Antônio Fernandes Cardoso (PPG-AU/FAUFBA)

Marcia Sant’Anna (PPG-AU/FAUFBA)

Marco Antônio Penido de Rezende (PPG-ACPS/UFMG)

Mariana Klimkievicz (PPG-ACPS/UFMG)

Mariana Petry Cabral (PPGAn/UFMG)

Mariely Cabral de Santana (PPG-AU/FAUFBA)

Paola Maia Fagundes (PPG-AU/FAUFBA)

 

Comissão Científica

Prof. Dr. Bernardo Machado Gontijo, UFMG, Brasil

Profa. Dra. Betânia Brendle, UFS, Brasil

Profa. Dra. Celina Borges Lemos, UFMG, Brasil

Prof. Dr. Daniel Juracy Mellado Paz, UFBA, Brasil

Prof. Dr. Fernando Vela Cossio, UPM, Espanha

Prof. Dr. Frederico de Paula Tofani, UFMG, Brasil

Prof. Dr. Jorge Eduardo Lucena Tinoco, UFPE, Brasil

Prof. Dr. José Simões de Belmont Pessôa, UFF, Brasil

Prof. Dr. Leandro Benedini Brusadin, UFOP, Brasil

Prof. Dr. Leonardo Barci Castriota, UFMG, Brasil

Profa. Dra. Louise Prado Alfonso, UFPel, Brasil

Prof. Dr. Luis Fernando Guerrero Baca, UAX, México

Prof. Dr. Luiz Antônio Fernandes Cardoso, UFBA, Brasil

Profa. Dra. Márcia Sant’Anna, UFBA, Brasil

Profa. Dra. Margareth de Castro Afeche Pimenta, UFSC, Brasil

Profa. Dra. Maria Isabel Correa Kanan, ICOMOS-ISCEAH, Brasil

Profa. Dra. Mariana Petry Cabral, UFMG, Brasil

Profa. Dra. Mariely Santana, UFBA, Brasil

Prof. Dr. Marco Antônio Penido de Rezende, Brasil, UFMG

Profa. Dra. Paulina Faria, UNL, Portugal

Prof. Dr. Roger Pamponet, UFAM, Brasil

Profa. Dra. Vládia Cantanhede, UFAM, Brasil




Dúvidas e informações

arqvernapop@gmail.com

Submissões

{{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataInicioSubmissao}} - {{areaSiteEvento.jsonObj.configuracaoSubmissao.dataLimiteSubmissao}}

{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}
{{item.denominacao}}

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}