Arbovirose: uma visão geral

Arbovirose: uma visão geral

presencial Online - Salvador - Bahia - Brasil

O evento já encerrou

finalizado

{{'Receba_os_melhores_eventos_da_sua_area' | translate}}

{{'Receber_eventos' | translate}}

Palestrante


Prof. Msc Carlos Neves

Graduado em Licenciatura em Ciências Biológicas pela Universidade Federal da Bahia (2002). Mestre em Geologia pela UFBA (2013). Docente dos cursos de Enfermagem, Fisioterapia, Farmácia e Biologia do Centro Universitário Dom Pedro II, desde 2012. Servidor público da Secretaria de Educação do Estado da Bahia, desde 1997 onde atua na Educação por Intermediação Tecnológica junto ao EMITec. 



Arbovirose


As arboviroses, em geral, são mantidas em ambiente silvestre, podendo ocorrer também em ambientes urbanos. Os arbovírus são vírus transmitidos pela picada de artrópodes hematófagos, como o Aedes aegypti. Mais de 210 espécies de arbovírus foram isolados no país, 36 relacionados com doenças em seres humanos.

Dengue: É a mais importante arbovirose que afeta o homem, constituindo-se em sério problema de saúde pública no mundo. Ocorre e é disseminada especialmente nos países tropicais e subtropicais, onde as condições do meio ambiente favorecem o desenvolvimento e a proliferação do Aedes aegypti e do Aedes albopictus.

Febre de Chikungunya: A febre de chikungunya é uma enfermidade endêmica nos países do Sudeste da Ásia, África e Oceania. Emergiu na região das Américas no final de 2013. O nome chikungunya deriva de uma palavra do idioma makonde, falado no sudeste da Tanzânia, que significa “curvar-se ou tornar-se contorcido”, descrevendo a postura adotada pelos pacientes devido à artralgia intensa.

Febre pelo vírus Zika: doença que foi detectada no país no ano de 2015, e a partir deste evento, tem se disseminado no país cursando de forma inédita segundo a literatura científica. Tendo encontrado ambiente favorável à sua disseminação, que é a presença do vetor Aedes em todo o país, em população sem imunidade à doença, vem causando enorme impacto à saúde de nossa população. 

Febre amarela: é um arbovírus protótipo do gênero Flavivirus, da família Flaviviridae, transmitido por artrópodes, e que possui dois ciclos epidemiológicos de transmissão distintos: silvestre e urbano. Do ponto de vista etiológico, clínico, imunológico e fisiopatológico, a doença é a mesma. 

Fonte: Secretaria de Saúde do Estado da Bahia



{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}