Araguaia InterAtivo - Educação e Saúde: um olhar através dos gêneros

Araguaia InterAtivo - Educação e Saúde: um olhar através dos gêneros

presencial UFMT Campus Universitário do Araguaia II - Barra do Garças - Mato Grosso - Brasil

O evento já encerrou

Separamos alguns eventos que você irá gostar

Evento online

III Congresso Brasileiro Interdisciplinar em Ciência e Tecnologia

29 de Agosto de 2022

XVIII Brazilian Congress of Plant Physiology and I Ibero-latinoamerican Congress of Plant Biology

6 de Setembro de 2022
Porto Alegre

SIMELP - Simpósio Mundial de Estudos da Língua Portuguesa

4 de Outubro de 2022
São Paulo
Evento online

11º Congresso de Geriatria e Gerontologia do Estado do Rio de Janeiro - GeriatRio 2022

17 de Outubro de 2022

CERTIFICADOS ENVIADOS

Prezados,

Participantes, palestrantes e organizadores do 1° Araguaia Interativo, 


É com muita satisfação, honra e vergonha que encaminho os certificados do Araguaia Interativo, somente no mês de julho. Estive com alguns imprevistos e prioridades (produção do TCC) para enviar esses certificados no mês de abril, entretanto antes tarde do que nunca (rsrs). 

Agradeço a participação e o empenho de cada um nesse evento. Sem vocês ele não seria possível. 

O primeiro Araguaia interativo foi marcado por alguns momentos , entre eles,a violência psicológica e moral que uma participante estava passando e nos procurou como apoio. 

Outro caso aconteceu comigo. Um servidor da UFMT/CUA no auge da sua ignorância e machismo resolveu me agredir verbalmente.  Claramente não aceitava ordens e orientação de uma mulher, muito menos de uma aluna. Infelizmente, ele não participou de nenhuma oficina ou palestra para aprender ou desconstruir os seus conceitos. 

Na atual sociedade em que vivemos, eventos com esse se tornam necessários, infelizmente ainda temos  muito oque percorrer para a construção de uma sociedade igualitária e justa. 

Abraços, 

Clea Torres 


OBS: Aos participantes que não realizaram a sua inscrição no evento e somente assinaram a lista, por favor, me enviem o nome completo e e-mail que estarei encaminhando os certificados. 

Meu e-mail: cleatorres@outlook.com 


Araguaia InterAtivo

Educação e Saúde - um olhar através do gênero

Nascido no ano de 2016 o projeto ICHS Interativo como objetivo promover a interação entre os cursos que compõe o Instituto. Letras, Jornalismo e Direito e Geografia e a comunidade interna e externa a universidade, levando propostas para um debate que promova a conscientização e a sensibilização sobre temas sociais de suas diferentes representações, tornando mais visíveis algumas camadas sociais que são e estão marginalizadas em nossa sociedade. 

Em sua primeira edição, com tema “ICHS Interativo – O protagonismo Negro na Universidade” foi debatido políticas de ações afirmativas para os negros na universidade e a cultura afro-brasileira, a fim de promover a sensibilização quanto à diversidade cultural e social. Na segunda, ICHS Interativo – Povos originários: interculturalidade e justiça social”, edição o evento trouxe para o centro do debate as condições dos povos indígenas, abordando o contexto local e o regional, principalmente no que tange às estratégias para pensar no fortalecimento das lutas dos povos originários em busca de justiça social. Esses dois acontecimentos fecharam o ano de 2017. 

Em 2018 tivemos mais duas novas edições. O ICHS Interativo – Ecologia, políticas e reapropriação da natureza: alternativas de desenvolvimento sustentávelcom objetivo de conscientizar acerca do tema sustentabilidade e meio ambiente, além de divulgação de projetos com essa temática o evento deve seu primeiro dia marcado por uma ação de Mutirão de limpeza e conversa no campus visando a conscientização e sensibilização das(os) estudantes da universidade da necessidade de termos um espaço em harmonia com a natureza. 

Na quarta edição com o tema “ICHS Interativo – Intersecções entre o popular e o científico”, o evento já sinalizava a uma tendência de ampliação no envolvimento das(os) estudantes do CUA, criando uma proposta de parceria com Instituto de Ciências Biológicas e de Saúde (ICBS).O debate agora esteve voltado à discussão do papel do conhecimento contra a segregação social, fundamentando-se não só em propostas científicas, mas tendo como pressuposto um saber que se constitui na troca de conhecimento. Para tal feito, a proposta desta edição procurou dar voz às comunidades outras, como os quilombolas, as ribeirinhas e as indígenas, visando à interlocução entre trabalhos desenvolvidos na universidade e aquilo que as comunidades têm a dizer, criando um espaço de percepções no âmbito social e científico.  

Chegamos em 2019 reiniciando nossas atividades acadêmicas com novas propostas. O ICHS Interativo cresce e toma a forma de Araguaia Interativo, o que representa a grandeza do evento na unificação e interação dos três institutos: ICHS, ICBS E ICET. Em tempos sombrios nada mais justo do que clarearmos nossos olhos com a pluralidade das cores e trazer para o debate um tema que vem gerando grande polêmica pela falta de conhecimento sobre e a repulsa de se falar sobre; nosso tema escolhido gira em torno do pensar sobre Gênero e Sexualidade. O primeiro Araguaia Interativo irá debater “Educação e Saúde – um olhar através dos Gêneros”. 

A centralidade da ideia não é ficarmos definindo o que são essas categorias – Gênero e Sexualidade - e, sim, construir um debate sobre como essas categorias atravessam nossas relações pessoais e interpessoais. Procurar desmistificar as ideias conturbadas sobre gênero e sexualidade e trazer para o debate as vivências daquelas e daqueles que são de fato afetados por relações e que acabam por sendo marcadas(os) por preconceitos, discriminações e principalmente desrespeito; nossa intenção é mostra para a sociedade que podemos sim falar sobre e viver com pessoas de forma mais respeitosa. 

SALAS DE ATIVIDADES

14/03/2019:

"Professora(r) e aluna(o) LGBTQ+ em sala de aula - espaços de diálogo" - Luís Bitante -  Sala 224

"Stiletto Dance" - Antônio Bhering - Sala de dança do campus pontal

"UNIVAR- Alimentação nutricional para mulheres idosas" - Curso de nutrição da UNIVAR - laboratório de tecnologia de alimentos 

"HQ para se dizer  ou dizer-se" -  Águeda Borges - Sala 119

"Gênero, Sexualidade e Dança de Salão - Zouk" - Vitor Hugo Marani - Sala de dança do campus pontal

"Aprendendo a “me expressar melhor”: Administração de conflitos sem violência nas relações interpessoais" - Vanessa Pereira - Sala 205

"Moda e Sexualidade: a história e forma de expressão" - Gabriel Green - Sala 219

"Mulheres negras e o legislativo: filhas de Marielle" - Joice Luana Gonçalves - Sala 224

"Rede de frente no combate à violência contra a mulher" - Lindalva de Fátima Ramos e Andrea guirra - Espaço Vivência 


15/03/2019:

"De onde falam as mulheres?" - Monica Maria Santos - Sala 219

"Ser Drag é uma arte e não um gênero" - Lauro Costa - Laboratótio Labas 

"Combate à Violência doméstica Contra a mulher: Gênero e Sexualidade nas escolas" - Bruna Barbosa e Dhjuly Borges - Sala 205

"Dança de salão com aula de Forró" - Mauro José de Souza - Sala 220

"Mulheres nas Ciências Exatas" - Wanderleya Nara Gonçalves Costa - Sala 205

"A [in]tolerância na comunicação: diálogos do direito a [des]construção de direitos" - Valdeir Ribeiro - Sala 224

"Quartinho dos fundos tem uma pessoa: Mulheres  negras e o trabalho doméstico em Barra do Garças-MT" - Juliana de Souza Morais - Sala 103

"Roda de conversa/ Mulheres e vivência: uma influência no mundo" - Mediada por Luana dos Anjos - Espaço Vivência 


16/03/2019:

"Roda de Conversa com o Coletivo CORES- Existe visibilidade LGBTQ+ na universidade?" - Nicolas Augusto -  Espaço Vivência 







INSCRIÇÕES

Faça já a sua inscrição

{{item.titulo}}

{{'Label_DoacaoAPartir' | translate}} {{item.valores[0].valor | currency:viewModel.evento.moeda}}

{{item.descricao}}
{{'Titulo_Gratis' |translate}} {{viewModel.configuracaoInscricaoEvento.descricaoEntradaGratis}}
{{entrada.valor | currency:viewModel.evento.moeda}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Titulo_Ate' | translate}} {{entrada.validoAte |date: viewModel.evento.cultura.formatoData}}
{{'Label_APartirDe' | translate}} {{entrada.validoDe | date:viewModel.evento.cultura.formatoData}}
Calendar

{{'Titulo_NaoDisponivel' | translate}}

PROGRAMAÇÃO

Não deixe de se inscrever nas atividades da nossa programação

{{item.titulo}}
{{item.horaInicio}}-{{item.horaFim}}
Calendar

VENDA DO LIVRO TEOREMA BRIGADEIRO

Autor: Iago Silva e Souza

                                14 março às 19h no espaço de vivência da UFMT Barra



O livro conta com um compilado de contos e crônicas que exploram  o imaginário das situações cotidianas do séc. XXI. As personagens tentam reproduzir os anseios, os medos e as vontades da sociedade atual.



Área de anexos

Convidad@s

Conheçam @s convidad@s do I Araguaia InterAtivo

{{item.nome}}



NOTÍCIA

NOTA OFICIAL PROGRAMAÇÃO DIA 13

NOTA OFICIAL – Araguaia Interativo

Ontem (12) a estrutura física do Campus Araguaia II ficou prejudicada com as chuvas e ventos. Caíram mais de 40 árvores e as instalações elétricas foram totalmente danificadas. A energia retornou ao campus II somente hoje (13)  a tarde. Tal dificuldade estrutural prejudicou o desenvolvimento de toda e qualquer atividade no Campus Araguaia II.

Sendo assim a organização do Evento Araguaia Interativo informa a todos os participantes que a Roda de conversa: Existe visibilidade LGBTQ+ na universidade? Inicialmente prevista para hoje às 19h no campus Araguaia II foi remanejada para sábado (16) ás 13h.

Informamos que toda a programação segue NORMALMENTE nos dias 14 e 15 de março.


Como fica a programação na quinta e  sexta?

No dia quinta feira (14) as oficinas e minicursos seguem normalmente. Os participantes inscritos nas respectivas atividades poderão comparecer ao local indicado, no site, para participar  das oficinas. Elas seguirão normalmente, como prevê a programação.

Às 19h será realizada a palestra Rede de frente no combate à violência contra a mulher, juntamente com a abertura oficial do evento, no espaço de vivência da UFMT campus Araguaia II.

Na sexta feira (15) a programação do Araguaia Interativo segue normalmente.


Como será a atividade no sábado dia 16?

 A roda de Conversa Existe Visibilidade LBTQ+ na universidade? Foi TRANSFERIDA  para sábado às 13h. Ou seja, a lista de presença de hoje (13), iremos passar no sábado. Tanto para os participantes do evento quanto para os professores que foram convocados.

Neste dia, o ônibus que trasporta os alunos da UFMT,  irá circular normalmente para o almoço, mas somente sairá do campus Araguaia II no final da atividade.


Agradecemos a compreensão com a estrutura do Campus Araguaia II.  E esperamos todos para darmos  continuidade ao  Araguaia Interativo

 

 

 

 

Local do Evento

{{areaSiteEvento.titulo}}

{{areaSiteEvento.subtitulo}}

{{viewModel.evento.dataInicio}} {{viewModel.evento.dataFim}}
{{viewModel.evento.local}}
{{'Label_ObterDirecoes' | translate}}

APOIO

{{viewModel.evento.titulo}}

{{viewModel.evento.responsavelEvento}}