O Seminário apresentará em sua abertura os conceitos do Modelo
Tpack que sugere que os professores precisam ter uma profunda compreensão
de cada um dos domínios deste conhecimento para planificar e desenvolver
atividades curriculares que visam orientar e promover nos alunos uma
aprendizagem com tecnologia. E a proposta das metodologias ativas apresenta
técnicas e tecnologias para que o professor se aproprie delas com a proposta de
uma aprendizagem significativa.
A metodologia de trabalho com palestras e oficinas: entende-se
como palestra uma conversa, apresentação de ideias ou conceitos sobre
determinado assunto. Enfoca o poder da comunicação clara e eficiente. E as oficinas são uma
formação coletiva, momentos de interação e troca de saberes a
partir da uma horizontalidade na construção do saber inacabado. Que propõe uma dinâmica democrática, participativa e reflexiva que toma como
fundamento do processo pedagógico, com construção coletiva do conhecimento, a relação teoria-prática, sem enaltecer a figura do educador como
única detentora dos conhecimentos, o conceito de oficinas refere-se ao lugar
onde se aprende fazendo junto com os outros.
O evento contará com a produção de conteúdo com acessibilidade e Tradutores
Intérpretes de Libras – TILS.
Oferecer aos alunos
abordagens e perspectivas distintas sobre o mesmo tema; Expor ideias e assuntos
que fomentem a discussão e intensa participação dos egressos e profissionais
ligados à Temática, identificando problemas e sugerindo possíveis soluções; Realizar
intercâmbios de conhecimento entre alunos egressos, curso superior com a
comunidade.
O evento é uma atividade
de extensão na formação dos estudantes e comunidade, esta troca entre alunos,
professores e a comunidade em geral, será importante para pensar e compreender
o a proposta da Metodologia Tpack.