II Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

II Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade

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Idioma

Sobre o evento

Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista e a Faculdade de Ciências e Engenharia - Câmpus de Tupã - FCE/UNESP convidam estudantes, pesquisadores, professores, profissionais, dentre outros, a contribuírem com trabalhos e reflexões sobre a temática da educação ambiental, no II Fórum Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade tem como objetivo promover a conscientização ambiental em todos os segmentos sociais.

"EIXOS TEMÁTICOS" do evento:

- Cidades Verdes, Tecnologias Ambientais e a Sustentabilidade

- Ecoturismo e o Desenvolvimento Sustentável

- Educação Ambiental e a Formação de Professores

- Educação Ambiental e a Sustentabilidade

- Educação Ambiental e Ecologia

- Educação, Cultura e Sociedade

- Metodologias e Práticas em Educação Ambiental

- Pensamento Sistêmico e a Educação Ambiental

- Práticas Sustentáveis no Campo

- Recursos Hídrico, Educação e Meio Ambiente

- Saneamento, Resíduos Sólidos e Meio Ambiente

 

Atenção 
- Todas as atividades do evento (palestras e apresentação dos trabalhos) serão 100% Online.

- Os inscritos na "Categoria de Ouvinte" é gratuita, todavia para liberação do "Certificado de Ouvinte", com uma carga horária de 30 (trinta) horas/atividades, a partir do dia 20/12/2023 - será cobrada um taxa de R$ 20,00.

- Os inscritos na "Categoria de Apresentador"  receberão um certificado com carga horária de 30 (trinta) horas/atividades. Informamos que não será cobrada taxa para liberação do certificado do apresentador.



Palestrantes

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Cronograma das palestras

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Inscrições de Ouvintes

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Apresentação de Trabalhos Aprovados

A PERCEPÇÃO DE BEM-ESTAR DOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS CURSOSTÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE


A PROPOSTA DA ECOLOGIA POLÍTICA COMO ANÁLISE DA CRISEHÍDRICA NO ENSINO  DE GEOGRAFIA EEDUCAÇÃO AMBIENTAL



A QUALIDADE DA ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO EM ESCOLAS DA ZONARURAL DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM



A UTILIZAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL AOS PROCESSOS EROSIVOSEM PROJETOS INTERDISCIPLINARES – ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM MEIOAMBIENTE DA ETEC AMIM JUNDI – OSVALDO CRUZ/SP



AGRONEGÓCIO E TRANSFORMAÇÕES DE PRÁTICAS CAMPONESAS NUMAREGIÃO DO ECÓTONO CERRADO-CAATINGA, SUDOESTE DO PIAUÍ.



ALAGAMENTOS NA BACIA DO CANAL DO MANGUE – RIO DE JANEIRO: ABUSCA DE UMA CIDADE SUSTENTÁVEL



ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL DOS ÚLTIMOS CINCOANOS QUE ENVOLVERAM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROTÓXICOS



ANÁLISE DE ÁREA DEGRADADA, UTILIZADA COMO VAZADOURO DOMUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - PR



APROVEITAMENTO DE ÁGUA GERADA POR AR-CONDICIONADOS PARA FINSNÃO POTÁVEIS



CHIKUNGUNYA ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, EMUBERLÂNDIA, MINAS GERAIS.


CONCEITOS DE PEGADA HÍDRICA E A RELAÇÃO COM OS USOS  MÚLTIPLOS DA ÁGUA NO AMAZONAS



CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS, AMBIENTAIS E HABITACIONAIS DOSCATADORES DE  MATERIAIS RECICLÁVEIS DOLIXÃO DE MONTE ALEGRE, PARÁ, AMAZÔNIA, BRASIL



CONSTRUÇÃO DE UM KIT MOLECULAR COM MATERIAIS ALTERNATIVOSPARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA



DO ENSINO TRADICIONAL AO STEAM: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃODE UMA SEQUÊNCIA SOBRE O LIXO COM VISTAS A PROMOVER UMA FORMAÇÃO CIDADÃ E UMENSINO INOVADOR A ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL



EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA:CONCEPÇÕES E PRÁTICAS



EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: PROMOVENDO ARESPONSABILIDADE AMBIENTAL



EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS:UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS MACROTENDÊNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS



EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: AÇÕES INADEQUADAS DO HOMEMSOBRE O MEIO AMBIENTE E SUAS CONSEQUÊNCIAS



EDUCOMUNICAÇÃO COMO PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTADO DOCONHECIMENTO COM BASE NA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS



EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE DE PAREDES E TELHADOS VERDES:REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.



ESPIRAL DE ERVAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR SOB A ÉGIDE DAPERMACULTURA



ESTIMATIVA DA UMIDADE VOLUMÉTRICA SATURADA DE SOLOSBRASILEIROS PARA MANEJO SUSTENTÁVEL DE ÁGUA NA AGRICULTURA.



ESTUDO DE TOXICIDADE DE EFLUENTE DE LATICÍNIO ATRAVÉS DEANÁLISES CITOGENÉTICAS DE RAÍZES DE ALLIUM CEPA



ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2018NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS, BRASIL.



ESTUDOS NA NATUREZA APLICADAS PARA ARTES VISUAIS



GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE MALHADA– BA


GESTÃO INTELIGENTE DE ÁGUAS PLUVIAIS EM MEIO URBANO:CAPACIDADE DE APROVEITAMENTO DA ÁGUA DAS CHUVAS EM PORTUGAL CONTINENTAL



HISTÓRICO E POTENCIAL DESPERDIÇADO: A INFRAESTRUTURA E ODESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE BARRA DO CORDA, MARANHÃO



ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO DO RIACHO DAS PORTEIRAS, PETROLINA,PE COM BASE NOS TEORES DE CLOROFILA-A


MACHINE LEARNING NA APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS EXATAS:ANÁLISE QUALITATIVA PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO



MANEJO SUSTENTÁVEL DA PRODUÇÃO DE CAFÉ NO CERRADO MINEIRO: ACONTRIBUIÇÃO DO CAULIM PARA CULTIVOS COMERCIAIS



O RISCO HÍDRICO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DO PNLD (2020-2024)



O SATERÉ-MAWÉ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL ETECNOLÓGICA


OFICINA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA “MUDANÇASCLIMÁTICAS” NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA



PALMAS CIDADE VERDE: ENTRE O IMAGINÁRIO E O CONCRETO


QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS EM PALMAS - TO: A EDUCAÇÃOAMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE INTERFACE ENTRE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL (PDC) E ACOMUNIDADE ESCOLAR


REFLEXÕES PARA UMA PEDAGOGIA SALUTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL



REFORMAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS NO CONTEXTO DAS DISPUTASIDEOLÓGICAS REFLETIDAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO



SEGREGAÇÃO, ESPAÇO E TERRITORIALIDADE: RELAÇÕES DEINFLUÊNCIA DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DA SÃO LUÍS CONTEMPORÂNEA



UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O PLANO DE ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA



UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO DO SANEAMENTOURBANO E SUA FUTURA RELAÇÃO COM A ECONOMIA CIRCULAR



VOLUNTARIADOS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS: UMAREVISÃO TEÓRICA


PRÊMIO - Publicação na Periódico Eletrônico "Fórum Ambiental da Alta Paulista"

Lista dos trabalhos selecionados

Processo de Finalização (Editor-Adjunto) - Após o aceite, os autores deverão encaminhar para o e-mail (editoraanap@gmail.com), o artigo (na versão em português e inglês) e as declarações:


Templates

Artigo com identificação

Declaração de Direitos Autorais e Imagem do Artigo 

Declaração do Revisor (conteúdo e português)

Declaração do Tradutor  (não precisa ser juramentado)


Atenção - Nos documentos necessários para publicação do artigo, as assinaturas podem ser manuais, sendo que os documentos devem ser escanceados para serem enviados, ou ser assinatura digital do GOV.BR ( ver vídeo)


Prazo para o envio: até 30/11/2023 - O trabalho enviado após esta data não será publicado na revista.


Atenção – No corpo do e-mail deverá ser identificado o evento da aprovação do artigo


  • A percepção de bem-estar dos estudantes do 4º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino médio do IFRS Campus Rio Grande
  • A Permacultura como Referencial para Adequação Curricular para as Escolas do Campo Jurisdicionadas a Diretoria de Ensino da Região de Mirante do Paranapanema/SP
  • Análise da produção científica nacional dos últimos cinco anos que envolveram Educação Ambiental e Agrotóxicos
  • Análise de área degradada, utilizada como vazadouro do Município de Nossa Senhora das Graças - PR
  • Aproveitamento de água gerada por ar-condicionados para fins não potáveis
  • Áreas protegidas: uma revisão bibliográfica sobre algumas modalidades previstas em lei no Brasil
  • Educação Ambiental e Mudanças Climáticas na educação básica: concepções e práticas
  • Educação ambiental em Unidades de Conservação brasileiras: uma revisão sistemática das macrotendências político-pedagógicas
  • Educação ambiental na escola: ações inadequadas do homem sobre o meio ambiente e suas consequências
  • Estimativa da Umidade Volumétrica Saturada de Solos Brasileiros para Manejo Sustentável de Água na Agricultura
  • Gestão inteligente de águas pluviais em meio urbano: capacidade de aproveitamento da água das chuvas em Portugal Continental
  • Indicadores de Sustentabilidade para Gestão da Água: Análise da Segurança Hídrica na Bacia Hidrográfica do Rio Capibaribe
  • Manejo Sustentável da Produção de Café no Cerrado Mineiro: A Contribuição do Caulim para Cultivos Comerciais
  • Processo de urbanização e seus efeitos sobre a vazão de pico no córrego São Pedro – Juiz de Fora/ MG
  • Queimadas e incêndios florestais em Palmas - TO: A educação ambiental como instrumento de interface entre proteção e defesa civil (PDC) e a comunidade escolar
  • Reformas educacionais brasileiras no contexto das disputas ideológicas refletidas na educação ambiental no ensino médio
  • Riscos à Saúde do Homem, dos Animais e do Meio Ambiente Causados por Fogos de Artifício

PRÊMIO - Publicação na "Revista Científica ANAP Brasil"

Lista dos trabalhos selecionados

Não é necessário enviar uma nova versão do trabalho aprovado, pois a publicação será automática, ainda este ano


  • A qualidade da água para o consumo humano em escolas da zona rural do município de Humaitá-AM
  • Chikungunya antes e durante a pandemia de Covid-19, em Uberlândia, Minas Gerais.
  • Construção de um kit molecular com materiais alternativos para deficientes visuais no ensino de química
  • Ecopedagogia na Contemporaneidade: Caminhos Percorridos e Perspectivas para Fomentar a Cultura da Sustentabilidade
  • Educomunicação como prática em Educação Ambiental: estado do conhecimento com base na análise de dissertações e teses brasileiras
  • Eficiência e Sustentabilidade de Paredes e Telhados Verdes: Revisão Sistemática da Literatura 
  • Estudos na natureza aplicadas para Artes Visuais
  • Estudo epidemiológico da Dengue entre os anos de 2017 e 2018 no município de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
  • Índice de Estado Trófico do Riacho das Porteiras, Petrolina, PE com base nos teores de Clorofila-a
  • Levantamento de estudos e iniciativas acerca da educação ambiental no campus da USP de Ribeirão Preto: abordagens e considerações
  • O Risco Hídrico em uma Coleção Didática do PNLD (2020-2024)
  • Perspectivas para Fomentar a Cultura da Sustentabilidade 
  • Relação sociedade e natureza frente às pandemias: um estudo sob o foco da educação ambiental e a Covid-19

PRÊMIO - Publicação na "Revista de Tecnologia & Gestão Sustentável "

Lista dos trabalhos selecionados

Não é necessário enviar uma nova versão do trabalho aprovado, pois a publicação será automática, ainda este ano


  • A proposta da ecologia política como análise da crise hídrica no ensino de geografia e educação ambiental
  • A utilização da Fragilidade Ambiental aos processos erosivos em projetos interdisciplinares – estudo de caso no curso Técnico em Meio Ambiente da Etec Amim Jundi – Osvaldo Cruz/SP
  • Agronegócio e transformações de práticas camponesas numa região do ecótono Cerrado-Caatinga, Sudoeste do Piauí.
  • Alagamentos na bacia do canal do Mangue – Rio de Janeiro: a busca de uma cidade sustentável
  • Análise da percepção da população sobre o meio ambiente em um munícipio no oeste do Paraná

  • Climáticas” no ensino de Ciências e Biologia: uma revisão sistemática
  • Compreensões sobre o tripé da Sustentabilidade: filmes com temáticas ambientais como recursos problematizadores para debates em Webnários
  • Conceitos de pegada hídrica e a relação com os usos múltiplos da água no Amazonas
  • Condições socioeconômicas, ambientais e habitacionais dos catadores de materiais recicláveis do lixão de Monte Alegre, Pará, Amazônia, Brasil
  • Do ensino tradicional ao steam: desenvolvimento e aplicação de uma sequência sobre o lixo com vistas a promover uma formação cidadã e um ensino inovador a estudantes do 4º ano do ensino fundamental
  • Espiral de ervas e educação ambiental escolar sob a égide da permacultura
  • Estudo de toxicidade de efluente de laticínio através de análises citogenéticas de raízes de Allium cepa.
  • Educação ambiental e Sustentabilidade: Promovendo a Responsabilidade Ambiental
  • Gestão dos resíduos sólidos urbanos no município de Malhada – BA
  • Histórico e potencial desperdiçado: a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável de Barra do Corda, Maranhão
  • Machine learning na aprendizagem das ciências exatas: análise qualitativa para ensino fundamental e médio
  • O estudo do uso e ocupação da terra em bacias hidrográficas: perspectiva temporal e da educação ambiental crítica na Bacia Hidrográfica Ribeirão Lajeado, UGRHI 19
  • O impacto do Marketing Digital e tecnologias na gestão de Micro e Pequenas Empresas no contexto pós pandemia da Covid-19
  • O Sateré-Mawé na perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica
  • Oficina como espaço de problematização do tema “Mudanças
  • Palmas Cidade Verde: entre o imaginário e o concreto
  • Qualidade ambiental do Riacho das Porteiras, Petrolina, PE - utilizando Protocolo de Avaliação Rápida
  • Questões ambientais e as micro e pequenas empresas: Uma análise das relações ambientais no meio empresarial
  • Reflexões para uma pedagogia salutar na Educação Infantil
  • Segregação, espaço e territorialidade: relações de influência do Plano Diretor Municipal da São Luís contemporânea
  • Uma discussão teórica sobre o Plano de Adaptação Climática

Comissão Científica do Evento


Profa. Dra. Alzilene Ferreira da Silva

Profa. Dra. Ana Paula Branco do Nascimento

Prof. Dr. André Serotini

Profa. Dra. Andréa Aparecida Zacharias

Prof. Dr. Antonio Marcos dos Santos

Prof. Dr. Antonio Soukef Junior

Prof. Dr. Armando Carlos de Pina Filho

Profa. Dra. Bruna Angela Branchi

Prof. Dr. Carlos Eduardo Fortes Gonzalez

Profa. Dra. Célia Regina Moretti Meirelles

Prof. Dr. Cesar Fabiano Fioriti

Prof. Dr. Cesar Gustavo Da Rocha Lima

Prof. Dr. Cristhian Moreira Brum

Profa. Dra. Danila Fernanda Rodrigues Frias

Profa. Dra. Denise Regina Da Costa Aguiar

Prof. Dr. Douglas Barreto

Prof. Dr. Evandro Roberto Tagliaferro

Prof. Dr. Fábio Luciano Violin

Prof. Dr. Frederico Yuri Hanai

Profa. Dra. Geise Brizotti Pasquotto

Profa. Dra. Graziele Ruas Lagoas Da Silva

Prof. Dr. Joao Adalberto Campato Junior

Prof. Dr. Josimar Dos Reis De Souza

Prof. Dr. Kleso Silva Franco Junior

Profa. Dra. Lenita De Freitas Tallarico

Prof. Dr. Lucas Da Silva Rudolpho

Profa. Dra. Luzenira Alves Brasileiro

Profa. Dra. Marília Barbosa Mendes Barbosa

Prof. Dr. Renan Angrizani De Oliveira

Prof. Dr. Ricardo De Souza Rocha

Prof. Dr. Ricardo Dos Santos

Prof. Dr. Ricardo Finotti Leite

Prof. Dr. Ronaldo Alberto Pollo

Profa. Dra. Sandra Mara Alves Da Silva Neves

Prof. Dr. Sérgio Luís De Carvalho

Profa. Dra. Tatiane Bonametti Veiga

Profa. Dra. Vera Lucia Da Silva Farias

Profa. Dra. Vera Lúcia Freitas Marinho

Prof. Dr. Victor Jose Dos Santos Baldan

Trabalhos Aprovados

ATENÇÃO - O trabalho só será publicado nos ANAIS do Evento, se um dos autores efetivar a inscrição. 

Lembrando que é uma inscrição por trabalho

 

A partir do dia 15/04/2023, os autores que efetuaram sua inscrição, receberão um e-mail da Editora ANAP com "orientações sobre a 2ª publicação"

 

  • A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE PARA A EXPORTAÇÃO: O CASO DE EMPRESAS DO SETOR CALÇADISTA
  • A PERCEPÇÃO DE BEM-ESTAR DOS ESTUDANTES DO 4º ANO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO IFRS CAMPUS RIO GRANDE
  • A PERMACULTURA COMO REFERENCIAL PARA ADEQUAÇÃO CURRICULAR PARA AS ESCOLAS DO CAMPO JURISDICIONADAS A DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE MIRANTE DO PARANAPANEMA/SP
  • A PROPOSTA DA ECOLOGIA POLÍTICA COMO ANÁLISE DA CRISE HÍDRICA NO ENSINO  DE GEOGRAFIA E EDUCAÇÃO AMBIENTAL
  • A QUALIDADE DA ÁGUA PARA O CONSUMO HUMANO EM ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM
  • A UTILIZAÇÃO DA FRAGILIDADE AMBIENTAL AOS PROCESSOS EROSIVOS EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES – ESTUDO DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DA ETEC AMIM JUNDI – OSVALDO CRUZ/SP
  • AÇÕES EDUCATIVAS DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PARA ENSINAR QUÍMICA FRENTE A POLUIÇÃO DO RIO ARAGUAIA
  • AGRONEGÓCIO E TRANSFORMAÇÕES DE PRÁTICAS CAMPONESAS NUMA REGIÃO DO ECÓTONO CERRADO-CAATINGA, SUDOESTE DO PIAUÍ.
  • ALAGAMENTOS NA BACIA DO CANAL DO MANGUE – RIO DE JANEIRO: A BUSCA DE UMA CIDADE SUSTENTÁVEL
  • AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR: ANÁLISE DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE UM CURSO DE GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EM UMA IES PRIVADA DO NORTE DO PARANÁ
  • ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA POPULAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE EM UM MUNICÍPIO NO OESTE DO PARANÁ
  • ANÁLISE DA PRODUÇÃO CIENTÍFICA NACIONAL DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS QUE ENVOLVERAM EDUCAÇÃO AMBIENTAL E AGROTÓXICOS
  • ANÁLISE DE ÁREA DEGRADADA, UTILIZADA COMO VAZADOURO DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - PR
  • APROVEITAMENTO DE ÁGUA GERADA POR AR-CONDICIONADOS PARA FINS NÃO POTÁVEIS
  • ÁREAS PROTEGIDAS: UMA REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ALGUMAS MODALIDADES PREVISTAS EM LEI NO BRASIL
  • AS PRÁTICAS DE SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PELOS APURINÃS DA ALDEIA SEVERINO/TEFÉ-AM
  • ASPECTOS CLÍNICOS E EPIDEMIOLÓGICOS RELACIONADOS AO CRESCIMENTO DE ACIDENTES ESCORPIÔNICOS NA MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA-MG
  • CHIKUNGUNYA ANTES E DURANTE A PANDEMIA DE COVID-19, EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS.
  • COMPREENSÕES SOBRE O TRIPÉ DA SUSTENTABILIDADE: FILMES COM TEMÁTICAS AMBIENTAIS COMO RECURSOS PROBLEMATIZADORES PARA DEBATES EM WEBNÁRIOS
  • CONCEITOS DE PEGADA HÍDRICA E A RELAÇÃO COM OS USOS  MÚLTIPLOS DA ÁGUA NO AMAZONAS
  • CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS, AMBIENTAIS E HABITACIONAIS DOS CATADORES DE  MATERIAIS RECICLÁVEIS DO LIXÃO DE MONTE ALEGRE, PARÁ, AMAZÔNIA, BRASIL
  • CONSTRUÇÃO DE UM KIT MOLECULAR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DE QUÍMICA
  • DO ENSINO TRADICIONAL AO STEAM: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA SOBRE O LIXO COM VISTAS A PROMOVER UMA FORMAÇÃO CIDADÃ E UM ENSINO INOVADOR A ESTUDANTES DO 4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
  • ECOPEDAGOGIA NA CONTEMPORANEIDADE: CAMINHOS PERCORRIDOS E PERSPECTIVAS PARA FOMENTAR A CULTURA DA SUSTENTABILIDADE
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALÉM DOS MUROS DA ESCOLA: OBSERVAÇÕES A CAMPO NO PANTANAL MATO-GROSSENSE
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL E SUSTENTABILIDADE: PROMOVENDO A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS MACROTENDÊNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS
  • EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA ESCOLA: AÇÕES INADEQUADAS DO HOMEM SOBRE O MEIO AMBIENTE E SUAS CONSEQUÊNCIAS
  • EDUCOMUNICAÇÃO COMO PRÁTICA EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTADO DO CONHECIMENTO COM BASE NA ANÁLISE DE DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
  • EFICIÊNCIA E SUSTENTABILIDADE DE PAREDES E TELHADOS VERDES: REVISÃO SISTEMÁTICA DA LITERATURA.
  • ESPIRAL DE ERVAS E EDUCAÇÃO AMBIENTAL ESCOLAR SOB A ÉGIDE DA PERMACULTURA
  • ESTIMATIVA DA UMIDADE VOLUMÉTRICA SATURADA DE SOLOS BRASILEIROS PARA MANEJO SUSTENTÁVEL DE ÁGUA NA AGRICULTURA.
  • ESTUDO DE TOXICIDADE DE EFLUENTE DE LATICÍNIO ATRAVÉS DE ANÁLISES CITOGENÉTICAS DE RAÍZES DE ALLIUM CEPA
  • ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA DENGUE ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2018 NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS, BRASIL.
  • ESTUDOS NA NATUREZA APLICADAS PARA ARTES VISUAIS
  • GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS URBANOS NO MUNICÍPIO DE MALHADA – BA
  • GESTÃO E MANEJO DA CONECTIVIDADE: PROPOSIÇÃO DE NETWORK DE CORREDORES ECOLÓGICOS PARA BACIAS HIDROGRÁFICAS
  • GESTÃO INTELIGENTE DE ÁGUAS PLUVIAIS EM MEIO URBANO: CAPACIDADE DE APROVEITAMENTO DA ÁGUA DAS CHUVAS EM PORTUGAL CONTINENTAL
  • HISTÓRICO E POTENCIAL DESPERDIÇADO: A INFRAESTRUTURA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE BARRA DO CORDA, MARANHÃO
  • INDICADORES DE SUSTENTABILIDADE PARA GESTÃO DA ÁGUA: ANÁLISE DA SEGURANÇA HÍDRICA NA BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE
  • ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO DO RIACHO DAS PORTEIRAS, PETROLINA, PE COM BASE NOS TEORES DE CLOROFILA-A
  • LEVANTAMENTO DE ESTUDOS E INICIATIVAS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS DA USP DE RIBEIRÃO PRETO: ABORDAGENS E CONSIDERAÇÕES
  • MACHINE LEARNING NA APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS EXATAS: ANÁLISE QUALITATIVA PARA ENSINO FUNDAMENTAL E MÉDIO
  • MANEJO SUSTENTÁVEL DA PRODUÇÃO DE CAFÉ NO CERRADO MINEIRO: A CONTRIBUIÇÃO DO CAULIM PARA CULTIVOS COMERCIAIS
  • O ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO DA TERRA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: PERSPECTIVA TEMPORAL E DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL CRÍTICA NA BACIA HIDROGRÁFICA RIBEIRÃO LAJEADO, UGRHI 19
  • O IMPACTO DO MARKETING DIGITAL E TECNOLOGIAS NA GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO CONTEXTO PÓS PANDEMIA DA COVID-19
  • O JATOBÁ (HYMENAEA COURBARIL) E SUA POTENCIALIDADE PARA RECUPERAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA NO ESPIGÃO DIVISOR PEIXE/AGUAPEÍ NOVA ALTA PAULISTA
  • O RISCO HÍDRICO EM UMA COLEÇÃO DIDÁTICA DO PNLD (2020-2024)
  • O SATERÉ-MAWÉ NA PERSPECTIVA DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
  • O USO DE TECNOLOGIAS DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AGRICULTURA PARA MELHORAR A EFICIÊNCIA E A RENTABILIDADE DOS SISTEMAS AGRÍCOLAS
  • OFICINA COMO ESPAÇO DE PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” NO ENSINO DE CIÊNCIAS E BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
  • PALMAS CIDADE VERDE: ENTRE O IMAGINÁRIO E O CONCRETO
  • PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OUTRAS: EXPERIÊNCIAS DA ESCOLA DA FLORESTA E CASA FAMILIAR RURAL, EM SANTARÉM – PARÁ
  • PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E SEUS EFEITOS SOBRE A VAZÃO DE PICO NO CÓRREGO SÃO PEDRO – JUIZ DE FORA/ MG
  • QUALIDADE AMBIENTAL DO RIACHO DAS PORTEIRAS, PETROLINA, PE UTILIZANDO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO RÁPIDA
  • QUEIMADAS E INCÊNDIOS FLORESTAIS EM PALMAS - TO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE INTERFACE ENTRE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL (PDC) E A COMUNIDADE ESCOLAR
  • QUESTÕES AMBIENTAIS E AS MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES AMBIENTAIS NO MEIO EMPRESARIAL
  • REFLEXÕES PARA UMA PEDAGOGIA SALUTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
  • REFORMAS EDUCACIONAIS BRASILEIRAS NO CONTEXTO DAS DISPUTAS IDEOLÓGICAS REFLETIDAS NA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO
  • RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA FRENTE ÀS PANDEMIAS: UM ESTUDO SOB O FOCO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A COVID-19
  • RISCOS À SAÚDE DO HOMEM, DOS ANIMAIS E DO MEIO AMBIENTE CAUSADOS POR FOGOS DE ARTIFÍCIO
  • SEGREGAÇÃO, ESPAÇO E TERRITORIALIDADE: RELAÇÕES DE INFLUÊNCIA DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DA SÃO LUÍS CONTEMPORÂNEA
  • UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE O PLANO DE ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA
  • UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA UTILIZANDO OS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM DO CONTEÚDO EROSÃO HÍDRICA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS, NAS AULAS DO ENSINO FUNDAMENTAL II
  • UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE A ATUAL SITUAÇÃO DO SANEAMENTO URBANO E SUA FUTURA RELAÇÃO COM A ECONOMIA CIRCULAR
  • UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS MÓVEIS NOS SISTEMAS DE MACRODRENAGEM DA CIDADE DO RECIFE-PE
  • VOLUNTARIADOS NAS UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS: UMA REVISÃO TEÓRICA

 

Orientação para os Apresentadores

SUBMISSÃO DE TRABALHO

Apresentação de trabalhos será realizada na categoria "Não Presencial / Online" 

Podem submeter trabalhos na categoria de "ARTIGO COMPLETO", alunos de graduação e stricto sensu

Para submeter um trabalho, o (a) autor (a) deverá utilizar os templates:

>> Template com identificação

>> Template sem identificação

>> Declaração de Direitos Autorais do Trabalho  (Documento necessário no momento da submissão - a assinatura pode ser manual e o documento escanceado para enviar ou pela assinatura digital do GOV.BR - ver vídeo)


APRESENTAÇÃO DO TRABALHO

Os autores deverão gravar um vídeo deverá ter de 10 a 20 minutos que deverá ficar disponível no Youtube

O link do Youtube deverá ser encaminhado via formulário até 5 de abril de 2023 - Preencher formulário

Não é obrigatório, porém só receberá o certificado de apresentador que encaminhar o link do YouTube

Caso o trabalho seja aprovado e a inscrição esteja efetivada, o vídeo da apresentação será disponibilizado no Canal do YouTube da ANAP


CERTIFICADO

Os participantes (ouvintes e apresentadores) receberão certificado de 30 (trinta) horas/atividades


ANAIS DO EVENTO

Todos os trabalhos aprovados no evento serão publicados nos ANAIS do Evento com registro no ISSN


PRÊMIO PARA OS MELHORES TRABALHOS

Informamos que os trabalhos na Categoria "Artigo Completo" selecionados com nota igual/superior a 5  pontos terão direito a segunda publicação em uma das revistas/periódicos da ANAP:

Critério da pontuação para segunda publicação

5 a 8,5Revista de Tecnologia & Gestão Sustentável (nível de graduação e stricto sensu)

8,6 a 10 - Revista Científica ANAP Brasil  - Qualis Periódico 2017-2020  "B3"  (nível de graduação)

8,6 a 10 - Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista - Qualis Periódico 2017-2020 "A2" (todos os autores estarem a nível de pós-graduandos  stricto sensu e/ou pesquisadores) . Os autores com pontuação para esta revista receberão instruções para publicação em dois idiomas (português e Inglês)

Submissões

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Comissão Organizadora

Organização do Evento

Profa. Dra. Angélica Gois Morales - REAP e PGEA -  FCE / UNESP

Prof. Dr. Allan Leon Casemiro da Silva - ANAP e FADAP/FAP

Profa. Dra. Juliana Heloisa Pinê Américo Pinheiro - FCA / UNESP e Universidade Brasil

Prof. Dr. Ricardo Miranda dos Santos - ANAP

Profa. Dra. Sandra Medina Benini - ANAP


Apoio Técnico

Patrícia Cristina Melero Pereira Leite - PGEA 

Rejane Ferreira de Santana - PGEA

Waleska Reali de Oliveira Braga - PGEA

Izabel Castanha Gil                                                                                                                                                                                 

Mauricio Dias Marques - PGEA

Valquíria Cristina Martins - PGEA



Parcerias Institucionais

 

Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista

Pessoa de Direito Privado Sem Fins Lucrativos
Fundada em 14 de setembro de 2003
Rua Bolívia, 88 | Jardim América |Tupã-SP | 17605-310

www.amigosdanatureza.org 

www.editoraanap.org 

www.estantedaanap.org 

www.eventoanap.org 

E-mail: anaptupa@gmail.com

Celular: (14)99102-2522


 

FCE/ UNESP - Faculdade de Ciências e Engenharia - Câmpus de Tupã

Rua Domingos da Costa Lopes,780
Bairro Jd. Itaipu
17602-496 - Tupã, SP
Telefone: (14) 3404-4200

http://www.tupa.unesp.br


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