Associação Amigos da Natureza da Alta Paulista e a Faculdade de Ciências e Engenharia - Câmpus de Tupã - FCE/UNESP convidam estudantes,
pesquisadores, professores, profissionais, dentre outros, a contribuírem com
trabalhos e reflexões sobre a temática da educação ambiental, no II Fórum
Online de Educação, Meio Ambiente e Sustentabilidade tem como objetivo
promover a conscientização ambiental em todos os segmentos sociais.
"EIXOS TEMÁTICOS" do evento:
- Cidades Verdes, Tecnologias
Ambientais e a Sustentabilidade
- Ecoturismo e o
Desenvolvimento Sustentável
- Educação Ambiental e a Formação de
Professores
- Educação Ambiental e a
Sustentabilidade
- Educação Ambiental e Ecologia
- Educação, Cultura e Sociedade
- Metodologias e Práticas em Educação
Ambiental
- Pensamento Sistêmico e a Educação
Ambiental
- Práticas Sustentáveis no Campo
- Recursos Hídrico, Educação e Meio
Ambiente
- Saneamento, Resíduos Sólidos e Meio
Ambiente
Atenção
- Todas as atividades do evento (palestras e apresentação dos trabalhos) serão 100% Online.
- Os inscritos na "Categoria de Ouvinte" é gratuita, todavia para liberação do "Certificado de Ouvinte", com uma carga horária de 30 (trinta) horas/atividades, a partir do dia 20/12/2023 - será cobrada um taxa de R$ 20,00.
- Os inscritos na "Categoria de Apresentador" receberão um certificado com carga horária de 30 (trinta) horas/atividades. Informamos que não será cobrada taxa para liberação do certificado do apresentador.
PRÊMIO - Publicação na Periódico Eletrônico "Fórum Ambiental da Alta Paulista"
Lista dos trabalhos selecionados
Processo
de Finalização (Editor-Adjunto) - Após o
aceite, os autores deverão encaminhar para o e-mail (editoraanap@gmail.com),
o artigo (na versão em português e inglês) e as declarações:
Atenção -
Nos documentos necessários para publicação do artigo, as assinaturas podem ser
manuais, sendo que os documentos devem ser escanceados para serem
enviados, ou ser assinatura digital do GOV.BR ( ver vídeo)
Prazo
para o envio: até 30/11/2023 - O trabalho enviado após esta data não será publicado na revista.
Atenção – No corpo do e-mail deverá ser identificado o evento da aprovação do artigo
A percepção de
bem-estar dos estudantes do 4º ano dos cursos técnicos integrados ao ensino
médio do IFRS Campus Rio Grande
A Permacultura
como Referencial para Adequação Curricular para as Escolas do Campo
Jurisdicionadas a Diretoria de Ensino da Região de Mirante do Paranapanema/SP
Análise da
produção científica nacional dos últimos cinco anos que envolveram Educação
Ambiental e Agrotóxicos
Análise de área
degradada, utilizada como vazadouro do Município de Nossa Senhora das Graças -
PR
Aproveitamento de
água gerada por ar-condicionados para fins não potáveis
Áreas protegidas:
uma revisão bibliográfica sobre algumas modalidades previstas em lei no Brasil
Educação
Ambiental e Mudanças Climáticas na educação básica: concepções e práticas
Educação ambiental
em Unidades de Conservação brasileiras: uma revisão sistemática das
macrotendências político-pedagógicas
Educação
ambiental na escola: ações inadequadas do homem sobre o meio ambiente e suas
consequências
Estimativa da Umidade Volumétrica Saturada de Solos Brasileiros para Manejo Sustentável de Água na Agricultura
Gestão
inteligente de águas pluviais em meio urbano: capacidade de aproveitamento da
água das chuvas em Portugal Continental
Indicadores de
Sustentabilidade para Gestão da Água: Análise da Segurança Hídrica na Bacia
Hidrográfica do Rio Capibaribe
Manejo
Sustentável da Produção de Café no Cerrado Mineiro: A Contribuição do Caulim
para Cultivos Comerciais
Processo de
urbanização e seus efeitos sobre a vazão de pico no córrego São Pedro – Juiz de
Fora/ MG
Queimadas e
incêndios florestais em Palmas - TO: A educação ambiental como instrumento de
interface entre proteção e defesa civil (PDC) e a comunidade escolar
Reformas
educacionais brasileiras no contexto das disputas ideológicas refletidas na
educação ambiental no ensino médio
Riscos à Saúde do
Homem, dos Animais e do Meio Ambiente Causados por Fogos de Artifício
PRÊMIO - Publicação na "Revista Científica ANAP Brasil"
Lista dos trabalhos selecionados
Não é necessário enviar uma nova versão do trabalho aprovado, pois a
publicação será automática, ainda este ano
A qualidade da
água para o consumo humano em escolas da zona rural do município de Humaitá-AM
Chikungunya antes e durante a pandemia de Covid-19, em Uberlândia, Minas Gerais.
Construção de um kit molecular com materiais alternativos
para deficientes visuais no ensino de química
Ecopedagogia na
Contemporaneidade: Caminhos Percorridos e Perspectivas para Fomentar a Cultura da Sustentabilidade
Educomunicação
como prática em Educação Ambiental: estado do conhecimento com base na análise
de dissertações e teses brasileiras
Eficiência e Sustentabilidade de Paredes e Telhados Verdes: Revisão Sistemática da Literatura
Estudos na natureza aplicadas para Artes Visuais
Estudo epidemiológico da Dengue entre os anos de 2017 e 2018 no município de Uberlândia, Minas Gerais, Brasil.
Índice de Estado
Trófico do Riacho das Porteiras, Petrolina, PE com base nos teores de
Clorofila-a
Levantamento de
estudos e iniciativas acerca da educação ambiental no campus da USP de Ribeirão
Preto: abordagens e considerações
O Risco Hídrico
em uma Coleção Didática do PNLD (2020-2024)
Perspectivas para
Fomentar a Cultura da Sustentabilidade
Relação sociedade e natureza frente às
pandemias: um estudo sob o foco da educação ambiental e a Covid-19
PRÊMIO - Publicação na "Revista de Tecnologia & Gestão Sustentável "
Lista dos trabalhos selecionados
Não é necessário enviar uma nova versão do trabalho aprovado, pois a
publicação será automática, ainda este ano
A proposta da
ecologia política como análise da crise hídrica no ensino de geografia e
educação ambiental
A utilização da
Fragilidade Ambiental aos processos erosivos em projetos interdisciplinares –
estudo de caso no curso Técnico em Meio Ambiente da Etec Amim Jundi – Osvaldo
Cruz/SP
Agronegócio e
transformações de práticas camponesas numa região do ecótono Cerrado-Caatinga,
Sudoeste do Piauí.
Alagamentos na
bacia do canal do Mangue – Rio de Janeiro: a busca de uma cidade sustentável
Análise da percepção da população sobre o meio ambiente em um munícipio no oeste do Paraná
Climáticas” no
ensino de Ciências e Biologia: uma revisão sistemática
Compreensões
sobre o tripé da Sustentabilidade: filmes com temáticas ambientais como
recursos problematizadores para debates em Webnários
Conceitos de pegada
hídrica e a relação com os usos múltiplos da água no Amazonas
Condições
socioeconômicas, ambientais e habitacionais dos catadores de materiais
recicláveis do lixão de Monte Alegre, Pará, Amazônia, Brasil
Do ensino
tradicional ao steam: desenvolvimento e aplicação de uma sequência sobre o lixo
com vistas a promover uma formação cidadã e um ensino inovador a estudantes do
4º ano do ensino fundamental
Espiral de ervas
e educação ambiental escolar sob a égide da permacultura
Estudo de
toxicidade de efluente de laticínio através de análises citogenéticas de raízes
de Allium cepa.
Educação ambiental e Sustentabilidade: Promovendo a Responsabilidade Ambiental
Gestão dos
resíduos sólidos urbanos no município de Malhada – BA
Histórico e
potencial desperdiçado: a infraestrutura e o desenvolvimento sustentável de
Barra do Corda, Maranhão
Machine learning
na aprendizagem das ciências exatas: análise qualitativa para ensino
fundamental e médio
O estudo do uso e
ocupação da terra em bacias hidrográficas: perspectiva temporal e da educação
ambiental crítica na Bacia Hidrográfica Ribeirão Lajeado, UGRHI 19
O impacto do
Marketing Digital e tecnologias na gestão de Micro e Pequenas Empresas no
contexto pós pandemia da Covid-19
O Sateré-Mawé na
perspectiva da Educação Profissional e Tecnológica
Oficina como
espaço de problematização do tema “Mudanças
Palmas Cidade
Verde: entre o imaginário e o concreto
Qualidade
ambiental do Riacho das Porteiras, Petrolina, PE - utilizando Protocolo de
Avaliação Rápida
Questões
ambientais e as micro e pequenas empresas: Uma análise das relações ambientais
no meio empresarial
Reflexões para
uma pedagogia salutar na Educação Infantil
Segregação,
espaço e territorialidade: relações de influência do Plano Diretor Municipal da
São Luís contemporânea
Uma discussão
teórica sobre o Plano de Adaptação Climática
Comissão Científica do Evento
Profa. Dra. Alzilene Ferreira da Silva
Profa. Dra. Ana Paula Branco do Nascimento
Prof. Dr. André Serotini
Profa. Dra. Andréa Aparecida Zacharias
Prof. Dr. Antonio Marcos dos Santos
Prof. Dr. Antonio Soukef Junior
Prof. Dr. Armando Carlos de Pina Filho
Profa. Dra. Bruna Angela Branchi
Prof. Dr. Carlos Eduardo Fortes Gonzalez
Profa. Dra. Célia Regina Moretti Meirelles
Prof. Dr. Cesar Fabiano Fioriti
Prof. Dr. Cesar Gustavo Da Rocha Lima
Prof. Dr. Cristhian Moreira Brum
Profa. Dra. Danila Fernanda Rodrigues Frias
Profa. Dra. Denise Regina Da Costa Aguiar
Prof. Dr. Douglas Barreto
Prof. Dr. Evandro Roberto Tagliaferro
Prof. Dr. Fábio Luciano Violin
Prof. Dr. Frederico Yuri Hanai
Profa. Dra. Geise Brizotti Pasquotto
Profa. Dra. Graziele Ruas Lagoas Da Silva
Prof. Dr. Joao Adalberto Campato Junior
Prof. Dr. Josimar Dos Reis De Souza
Prof. Dr. Kleso Silva Franco Junior
Profa. Dra. Lenita De Freitas Tallarico
Prof. Dr. Lucas Da Silva Rudolpho
Profa. Dra. Luzenira Alves Brasileiro
Profa. Dra. Marília Barbosa Mendes Barbosa
Prof. Dr. Renan Angrizani De Oliveira
Prof. Dr. Ricardo De Souza Rocha
Prof. Dr. Ricardo Dos Santos
Prof. Dr. Ricardo Finotti Leite
Prof. Dr. Ronaldo Alberto Pollo
Profa. Dra. Sandra Mara Alves Da Silva Neves
Prof. Dr. Sérgio Luís De Carvalho
Profa. Dra. Tatiane Bonametti Veiga
Profa. Dra. Vera Lucia Da Silva Farias
Profa. Dra. Vera Lúcia Freitas Marinho
Prof. Dr. Victor Jose Dos Santos Baldan
Trabalhos Aprovados
ATENÇÃO - O trabalho só será publicado nos ANAIS do
Evento, se um dos autores efetivar a inscrição.
Lembrando que é uma inscrição por trabalho
A
partir do dia 15/04/2023, os autores que efetuaram sua inscrição, receberão um
e-mail da Editora ANAP com "orientações sobre a 2ª publicação"
A IMPORTÂNCIA DAS PRÁTICAS
DE SUSTENTABILIDADE PARA A EXPORTAÇÃO: O CASO DE EMPRESAS DO SETOR
CALÇADISTA
A PERCEPÇÃO DE BEM-ESTAR DOS
ESTUDANTES DO 4º ANO DOS CURSOS TÉCNICOS INTEGRADOS AO ENSINO MÉDIO DO
IFRS CAMPUS RIO GRANDE
A PERMACULTURA COMO
REFERENCIAL PARA ADEQUAÇÃO CURRICULAR PARA AS ESCOLAS DO CAMPO
JURISDICIONADAS A DIRETORIA DE ENSINO DA REGIÃO DE MIRANTE DO
PARANAPANEMA/SP
A PROPOSTA DA ECOLOGIA
POLÍTICA COMO ANÁLISE DA CRISE HÍDRICA NO ENSINO DE GEOGRAFIA E
EDUCAÇÃO AMBIENTAL
A QUALIDADE DA ÁGUA PARA O
CONSUMO HUMANO EM ESCOLAS DA ZONA RURAL DO MUNICÍPIO DE HUMAITÁ-AM
A UTILIZAÇÃO DA FRAGILIDADE
AMBIENTAL AOS PROCESSOS EROSIVOS EM PROJETOS INTERDISCIPLINARES – ESTUDO
DE CASO NO CURSO TÉCNICO EM MEIO AMBIENTE DA ETEC AMIM JUNDI – OSVALDO
CRUZ/SP
AÇÕES EDUCATIVAS DE EDUCAÇÃO
AMBIENTAL PARA ENSINAR QUÍMICA FRENTE A POLUIÇÃO DO RIO ARAGUAIA
AGRONEGÓCIO E TRANSFORMAÇÕES
DE PRÁTICAS CAMPONESAS NUMA REGIÃO DO ECÓTONO CERRADO-CAATINGA, SUDOESTE
DO PIAUÍ.
ALAGAMENTOS NA BACIA DO
CANAL DO MANGUE – RIO DE JANEIRO: A BUSCA DE UMA CIDADE SUSTENTÁVEL
AMBIENTALIZAÇÃO CURRICULAR:
ANÁLISE DA TEMÁTICA AMBIENTAL EM DOCUMENTOS NORTEADORES DE UM CURSO DE
GRADUAÇÃO EM ENGENHARIA ELÉTRICA EM UMA IES PRIVADA DO NORTE DO PARANÁ
ANÁLISE DA PERCEPÇÃO DA
POPULAÇÃO SOBRE O MEIO AMBIENTE EM UM MUNICÍPIO NO OESTE DO PARANÁ
ANÁLISE DA PRODUÇÃO
CIENTÍFICA NACIONAL DOS ÚLTIMOS CINCO ANOS QUE ENVOLVERAM EDUCAÇÃO
AMBIENTAL E AGROTÓXICOS
ANÁLISE DE ÁREA DEGRADADA,
UTILIZADA COMO VAZADOURO DO MUNICÍPIO DE NOSSA SENHORA DAS GRAÇAS - PR
APROVEITAMENTO DE ÁGUA
GERADA POR AR-CONDICIONADOS PARA FINS NÃO POTÁVEIS
ÁREAS PROTEGIDAS: UMA
REVISÃO BIBLIOGRÁFICA SOBRE ALGUMAS MODALIDADES PREVISTAS EM LEI NO BRASIL
AS PRÁTICAS DE
SUSTENTABILIDADE AMBIENTAL PELOS APURINÃS DA ALDEIA SEVERINO/TEFÉ-AM
ASPECTOS CLÍNICOS E
EPIDEMIOLÓGICOS RELACIONADOS AO CRESCIMENTO DE ACIDENTES ESCORPIÔNICOS NA
MICRORREGIÃO DE UBERLÂNDIA-MG
CHIKUNGUNYA ANTES E DURANTE
A PANDEMIA DE COVID-19, EM UBERLÂNDIA, MINAS GERAIS.
COMPREENSÕES SOBRE O TRIPÉ
DA SUSTENTABILIDADE: FILMES COM TEMÁTICAS AMBIENTAIS COMO RECURSOS
PROBLEMATIZADORES PARA DEBATES EM WEBNÁRIOS
CONCEITOS DE PEGADA HÍDRICA
E A RELAÇÃO COM OS USOS MÚLTIPLOS DA ÁGUA NO AMAZONAS
CONDIÇÕES SOCIOECONÔMICAS,
AMBIENTAIS E HABITACIONAIS DOS CATADORES DE MATERIAIS
RECICLÁVEIS DO LIXÃO DE MONTE ALEGRE, PARÁ, AMAZÔNIA, BRASIL
CONSTRUÇÃO DE UM KIT
MOLECULAR COM MATERIAIS ALTERNATIVOS PARA DEFICIENTES VISUAIS NO ENSINO DE
QUÍMICA
DO ENSINO TRADICIONAL AO
STEAM: DESENVOLVIMENTO E APLICAÇÃO DE UMA SEQUÊNCIA SOBRE O LIXO COM
VISTAS A PROMOVER UMA FORMAÇÃO CIDADÃ E UM ENSINO INOVADOR A ESTUDANTES DO
4º ANO DO ENSINO FUNDAMENTAL
ECOPEDAGOGIA NA
CONTEMPORANEIDADE: CAMINHOS PERCORRIDOS E PERSPECTIVAS PARA FOMENTAR A CULTURA
DA SUSTENTABILIDADE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL ALÉM DOS
MUROS DA ESCOLA: OBSERVAÇÕES A CAMPO NO PANTANAL MATO-GROSSENSE
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E
MUDANÇAS CLIMÁTICAS NA EDUCAÇÃO BÁSICA: CONCEPÇÕES E PRÁTICAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E
MUDANÇAS CLIMÁTICAS NO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
EDUCAÇÃO AMBIENTAL E
SUSTENTABILIDADE: PROMOVENDO A RESPONSABILIDADE AMBIENTAL
EDUCAÇÃO AMBIENTAL EM
UNIDADES DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA DAS
MACROTENDÊNCIAS POLÍTICO-PEDAGÓGICAS
EDUCAÇÃO AMBIENTAL NA
ESCOLA: AÇÕES INADEQUADAS DO HOMEM SOBRE O MEIO AMBIENTE E SUAS
CONSEQUÊNCIAS
EDUCOMUNICAÇÃO COMO PRÁTICA
EM EDUCAÇÃO AMBIENTAL: ESTADO DO CONHECIMENTO COM BASE NA ANÁLISE DE
DISSERTAÇÕES E TESES BRASILEIRAS
EFICIÊNCIA E
SUSTENTABILIDADE DE PAREDES E TELHADOS VERDES: REVISÃO SISTEMÁTICA DA
LITERATURA.
ESPIRAL DE ERVAS E EDUCAÇÃO
AMBIENTAL ESCOLAR SOB A ÉGIDE DA PERMACULTURA
ESTIMATIVA DA UMIDADE
VOLUMÉTRICA SATURADA DE SOLOS BRASILEIROS PARA MANEJO SUSTENTÁVEL DE ÁGUA
NA AGRICULTURA.
ESTUDO DE TOXICIDADE DE
EFLUENTE DE LATICÍNIO ATRAVÉS DE ANÁLISES CITOGENÉTICAS DE RAÍZES DE
ALLIUM CEPA
ESTUDO EPIDEMIOLÓGICO DA
DENGUE ENTRE OS ANOS DE 2017 E 2018 NO MUNICÍPIO DE UBERLÂNDIA, MINAS
GERAIS, BRASIL.
ESTUDOS NA NATUREZA
APLICADAS PARA ARTES VISUAIS
GESTÃO DOS RESÍDUOS SÓLIDOS
URBANOS NO MUNICÍPIO DE MALHADA – BA
GESTÃO E MANEJO DA
CONECTIVIDADE: PROPOSIÇÃO DE NETWORK DE CORREDORES ECOLÓGICOS PARA BACIAS
HIDROGRÁFICAS
GESTÃO INTELIGENTE DE ÁGUAS
PLUVIAIS EM MEIO URBANO: CAPACIDADE DE APROVEITAMENTO DA ÁGUA DAS CHUVAS
EM PORTUGAL CONTINENTAL
HISTÓRICO E POTENCIAL
DESPERDIÇADO: A INFRAESTRUTURA E O DESENVOLVIMENTO SUSTENTÁVEL DE BARRA DO
CORDA, MARANHÃO
INDICADORES DE
SUSTENTABILIDADE PARA GESTÃO DA ÁGUA: ANÁLISE DA SEGURANÇA HÍDRICA NA
BACIA HIDROGRÁFICA DO RIO CAPIBARIBE
ÍNDICE DE ESTADO TRÓFICO DO
RIACHO DAS PORTEIRAS, PETROLINA, PE COM BASE NOS TEORES DE CLOROFILA-A
LEVANTAMENTO DE ESTUDOS E
INICIATIVAS ACERCA DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL NO CAMPUS DA USP DE RIBEIRÃO
PRETO: ABORDAGENS E CONSIDERAÇÕES
MACHINE LEARNING NA
APRENDIZAGEM DAS CIÊNCIAS EXATAS: ANÁLISE QUALITATIVA PARA ENSINO
FUNDAMENTAL E MÉDIO
MANEJO SUSTENTÁVEL DA
PRODUÇÃO DE CAFÉ NO CERRADO MINEIRO: A CONTRIBUIÇÃO DO CAULIM PARA
CULTIVOS COMERCIAIS
O ESTUDO DO USO E OCUPAÇÃO
DA TERRA EM BACIAS HIDROGRÁFICAS: PERSPECTIVA TEMPORAL E DA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL CRÍTICA NA BACIA HIDROGRÁFICA RIBEIRÃO LAJEADO, UGRHI 19
O IMPACTO DO MARKETING
DIGITAL E TECNOLOGIAS NA GESTÃO DE MICRO E PEQUENAS EMPRESAS NO CONTEXTO
PÓS PANDEMIA DA COVID-19
O JATOBÁ (HYMENAEA COURBARIL)
E SUA POTENCIALIDADE PARA RECUPERAÇÃO DA BIODIVERSIDADE DA MATA ATLÂNTICA
NO ESPIGÃO DIVISOR PEIXE/AGUAPEÍ NOVA ALTA PAULISTA
O RISCO HÍDRICO EM UMA
COLEÇÃO DIDÁTICA DO PNLD (2020-2024)
O SATERÉ-MAWÉ NA PERSPECTIVA
DA EDUCAÇÃO PROFISSIONAL E TECNOLÓGICA
O USO DE TECNOLOGIAS
DIGITAIS E INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA AGRICULTURA PARA MELHORAR A
EFICIÊNCIA E A RENTABILIDADE DOS SISTEMAS AGRÍCOLAS
OFICINA COMO ESPAÇO DE
PROBLEMATIZAÇÃO DO TEMA “MUDANÇAS CLIMÁTICAS” NO ENSINO DE CIÊNCIAS E
BIOLOGIA: UMA REVISÃO SISTEMÁTICA
PALMAS CIDADE VERDE: ENTRE O
IMAGINÁRIO E O CONCRETO
PRÁTICAS PEDAGÓGICAS OUTRAS:
EXPERIÊNCIAS DA ESCOLA DA FLORESTA E CASA FAMILIAR RURAL, EM SANTARÉM –
PARÁ
PROCESSO DE URBANIZAÇÃO E
SEUS EFEITOS SOBRE A VAZÃO DE PICO NO CÓRREGO SÃO PEDRO – JUIZ DE FORA/ MG
QUALIDADE AMBIENTAL DO
RIACHO DAS PORTEIRAS, PETROLINA, PE UTILIZANDO PROTOCOLO DE AVALIAÇÃO
RÁPIDA
QUEIMADAS E INCÊNDIOS
FLORESTAIS EM PALMAS - TO: A EDUCAÇÃO AMBIENTAL COMO INSTRUMENTO DE
INTERFACE ENTRE PROTEÇÃO E DEFESA CIVIL (PDC) E A COMUNIDADE ESCOLAR
QUESTÕES AMBIENTAIS E AS
MICRO E PEQUENAS EMPRESAS: UMA ANÁLISE DAS RELAÇÕES AMBIENTAIS NO MEIO
EMPRESARIAL
REFLEXÕES PARA UMA PEDAGOGIA
SALUTAR NA EDUCAÇÃO INFANTIL
REFORMAS EDUCACIONAIS
BRASILEIRAS NO CONTEXTO DAS DISPUTAS IDEOLÓGICAS REFLETIDAS NA EDUCAÇÃO
AMBIENTAL NO ENSINO MÉDIO
RELAÇÃO SOCIEDADE E NATUREZA
FRENTE ÀS PANDEMIAS: UM ESTUDO SOB O FOCO DA EDUCAÇÃO AMBIENTAL E A
COVID-19
RISCOS À SAÚDE DO HOMEM, DOS
ANIMAIS E DO MEIO AMBIENTE CAUSADOS POR FOGOS DE ARTIFÍCIO
SEGREGAÇÃO, ESPAÇO E
TERRITORIALIDADE: RELAÇÕES DE INFLUÊNCIA DO PLANO DIRETOR MUNICIPAL DA SÃO
LUÍS CONTEMPORÂNEA
UMA DISCUSSÃO TEÓRICA SOBRE
O PLANO DE ADAPTAÇÃO CLIMÁTICA
UMA SEQUÊNCIA DIDÁTICA
UTILIZANDO OS 3 MOMENTOS PEDAGÓGICOS COMO APRIMORAMENTO DA APRENDIZAGEM DO
CONTEÚDO EROSÃO HÍDRICA, NO ENSINO DE CIÊNCIAS, NAS AULAS DO ENSINO
FUNDAMENTAL II
UMA VISÃO CRÍTICA SOBRE A
ATUAL SITUAÇÃO DO SANEAMENTO URBANO E SUA FUTURA RELAÇÃO COM A ECONOMIA
CIRCULAR
UTILIZAÇÃO DE DISPOSITIVOS
MÓVEIS NOS SISTEMAS DE MACRODRENAGEM DA CIDADE DO RECIFE-PE
VOLUNTARIADOS NAS UNIDADES
DE CONSERVAÇÃO BRASILEIRAS: UMA REVISÃO TEÓRICA
Orientação para os Apresentadores
SUBMISSÃO DE TRABALHO
Apresentação de trabalhos será realizada na categoria "Não Presencial / Online"
Podem submeter trabalhos na categoria de "ARTIGO COMPLETO", alunos de graduação e stricto sensu
Para submeter um trabalho, o (a) autor (a) deverá utilizar os templates:
>> Declaração de Direitos Autorais do Trabalho(Documento necessário no momento da submissão - a assinatura pode ser manual e o documento escanceado para enviar ou pela assinatura digital do GOV.BR - ver vídeo)
APRESENTAÇÃO DO TRABALHO
Os autores deverão gravar um vídeo deverá ter de 10 a 20 minutos que deverá ficar disponível no Youtube
O link do Youtube deverá ser encaminhado via formulário até 5 de abril de 2023 - Preencher formulário
Não é obrigatório, porém só receberá o certificado de apresentador que encaminhar o link do YouTube
Caso o trabalho seja aprovado e a inscrição esteja efetivada, o vídeo da apresentação será disponibilizado no Canal do YouTube da ANAP
CERTIFICADO
Os participantes (ouvintes e apresentadores) receberão certificado de 30 (trinta) horas/atividades
Informamos que os trabalhos na Categoria "Artigo Completo" selecionados com nota igual/superior a 5 pontos terão direito a segunda publicação em uma das revistas/periódicos da ANAP:
8,6 a 10 -Periódico Eletrônico Fórum Ambiental da Alta Paulista- Qualis Periódico 2017-2020 "A2"(todos os autores estarem a nível de pós-graduandos stricto sensu e/ou pesquisadores) . Os autores com pontuação para esta revista receberão instruções para publicação em dois idiomas (português e Inglês)