AVALIAÇÃO DO PODER DISCRIMINATÓRIO DA ESCALA BRASILEIRA DE EMPATIA CLÍNICA EM RELAÇÃO À DIMENSÃO DE EMPATIA DEMONSTRADA PELO ESTUDANTE DE MEDICINA

Publicado em 20/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1133-4

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DO PODER DISCRIMINATÓRIO DA ESCALA BRASILEIRA DE EMPATIA CLÍNICA EM RELAÇÃO À DIMENSÃO DE EMPATIA DEMONSTRADA PELO ESTUDANTE DE MEDICINA
Autores
  • Thalita Romano Martinelli
  • Olivia Felicioni Oliveira
  • José Maria Peixoto
  • Eliano Perlatto
Modalidade
Iniciação Científica - BOLSISTA DO PROBIC/UNIFENAS
Área temática
Medicina
Data de Publicação
20/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxiii-seminario-iniciacao-cientifica-xix-simposio-pesquisa-unifenas/992141-avaliacao-do-poder-discriminatorio-da-escala-brasileira-de-empatia-clinica-em-relacao-a-dimensao-de-empatia-demon
ISBN
978-65-272-1133-4
Palavras-Chave
empatia, educação médica, relação médico-paciente.
Resumo
Introdução: A empatia é fundamental na relação médico-paciente, portanto, o desenvolvimento desta habilidade multidimensional deve ser um dos objetivos de aprendizagem na formação de profissionais da saúde. Apesar do uso de estratégias para o desenvolvimento da empatia nos estudantes de medicina, a sua mensuração ainda se mostra um desafio. Recentemente, foi elaborada a Escala Brasileira de Empatia Clínica (EBEC) para estudantes de medicina no contexto do atendimento clínico, com abordagem dos componentes afetivos, cognitivos e comportamentais do construto. Objetivo: Avaliar o poder discriminatório da EBEC em relação à dimensionalidade da empatia demonstrada pelo estudante de medicina. Materiais e métodos: Estudo transversal, com abordagem qualitativa e quantitativa, realizado com 110 estudantes do 5º, 6º e 11º períodos de medicina. Os estudantes responderam ao questionário sociodemográfico e à EBEC. Em seguida, assistiram a um vídeo contendo um caso clínico e, logo após, preencheram o Mapa da Empatia em Saúde (MES) sobre o caso clínico contido no vídeo. Resultados: No geral, o nível de empatia dos estudantes mensurado pela EBEC foi alto, sendo que as variáveis sexo feminino, experiência de doença grave na família e pretensão de cursar especialidade clínica ou clínica/cirúrgica apresentaram associação com escores mais elevados de empatia. Não houve diferença significativa nas médias de escores entre os estudantes do início da fase clínica e os do final do curso. Observou-se, ainda, que tanto os estudantes que abordaram a dimensão afetiva quanto aqueles classificados como bidimensional ou multidimensional pelo MES apresentaram escores mais elevados de empatia. Conclusão: A EBEC é uma ferramenta útil em identificar as diferenças de dimensões de empatia entre os estudantes, quando apresentam bidimensionalidade ou multidimensionalidade. Fonte financiadora: PROBIC/UNIFENAS.
Título do Evento
XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Cidade do Evento
Alfenas
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MARTINELLI, Thalita Romano et al.. AVALIAÇÃO DO PODER DISCRIMINATÓRIO DA ESCALA BRASILEIRA DE EMPATIA CLÍNICA EM RELAÇÃO À DIMENSÃO DE EMPATIA DEMONSTRADA PELO ESTUDANTE DE MEDICINA.. In: Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxiii-seminario-iniciacao-cientifica-xix-simposio-pesquisa-unifenas/992141-AVALIACAO-DO-PODER-DISCRIMINATORIO-DA-ESCALA-BRASILEIRA-DE-EMPATIA-CLINICA-EM-RELACAO-A-DIMENSAO-DE-EMPATIA-DEMON. Acesso em: 07/12/2025

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