FATORES AGRAVANTES DO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS FISSURADAS: REVISÃO DE LITERATURA

Publicado em 20/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1133-4

Título do Trabalho
FATORES AGRAVANTES DO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS FISSURADAS: REVISÃO DE LITERATURA
Autores
  • Nicoly Pietra Soares
  • Dhienifer Alexandra Machado
  • Sabrina Gonçalves Pereira
  • Tamaris Laiza de Avelar
Modalidade
VIII Mostra de Painéis Acadêmicos da Odontologia
Área temática
Odontologia
Data de Publicação
20/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxiii-seminario-iniciacao-cientifica-xix-simposio-pesquisa-unifenas/983126-fatores-agravantes-do-desempenho-escolar-de-criancas-fissuradas--revisao-de-literatura
ISBN
978-65-272-1133-4
Palavras-Chave
Fissurados. Desempenho. Alterações.
Resumo
A fissura lábio-palatina é uma malformação congênita que causa uma abertura entre a cavidade oral e nasal, levando a voz hipernasalizada. Sua origem é multifatorial, e a classificação mais comum é a de Spina, que divide a fissura em completa ou incompleta, e unilateral ou bilateral. A fissura lábio-palatina pode ser identificada por ultrassom durante o pré-natal, mas a extensão da anomalia só é avaliada com precisão após o nascimento. O tratamento envolve cirurgias e terapias para corrigir as consequências físicas, funcionais e emocionais, começando com o fechamento do lábio e depois do palato, geralmente nos primeiros meses de vida. A fissura lábio-palatina afeta a criança além das questões físicas, podendo levar a timidez, inibição, ansiedade e depressão. Essas alterações emocionais e comportamentais afetam o desenvolvimento psicossocial e o desempenho escolar, causando isolamento e comprometendo a trajetória pessoal. O presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura, de caráter descritivo e qualitativo, que busca desvendar os estigmas associados às dificuldades enfrentadas por crianças com fissura labiopalatal, sejam elas cognitivas-linguísticas, de linguagem receptiva e expressiva, motoras finas ou relacionadas ao desenvolvimento social. As bases de dados que foram utilizadas para a coleta dos artigos incluem: Google Acadêmico, PubMed, Scopus, Brazilian Journal of Development, Academia.edu, Web of Science, Archives of Health Investigation, LILACS e SCIELO. Diante do aumento do número de pacientes fissurados, faz-se necessário que assuntos como este sejam abordados, pois as crianças de hoje se tornarão profissionais no futuro e desempenharam um papel crucial na disseminação de informações, promovendo a inclusão das próximas gerações. Portanto, conclui-se que os fatores que contribuem para o comprometimento do desempenho escolar de crianças com fissura labiopalatal são múltiplos. Contudo, com a evolução das práticas pedagógicas e das políticas de inclusão, espera-se uma melhoria significativa no processo de aprendizagem dessas crianças. Referências: SHIBUKAWA, Bianca. Factors associated with the presence of cleft lip and or cleft palate in Brazilian newborns. Ciências da Saúde - Revista Brasileira de Saúde Materno Infantil. Universidade de Maringá, Maringá, PR, Brasil, 2019. BARDUZZI, Rayane. Psychosocial repercussions experienced by parents who care for infants with syndromic orofacial clefts. Ciências da Saúde - Revista Brasileira De Saúde Materno Infantil. Universidade de São Paulo, Bauru-SP, Brasil, 2021. POLANSKI, José Fernando. Estudo de prevalência das variedades morfológicas de fissuras em um centro médico terciário. Ciências da Saúde - Revista Brasileira de Cirurgia Plástica. Universidade Federal do Paraná; Faculdade Evangélica Mackenzie do Paraná; Universidade Tuiuti do Paraná, Curitiba, PR, Brasil, 2020. SANTOS, Luana. Acolhimento de pessoas com fissura labiopalatina na escola: dilemas e construções efetivadas. Revista Elite: Educação, Linguagens e Tecnologias, Serrinha, BA, Brasil, 2023.
Título do Evento
XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Cidade do Evento
Alfenas
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOARES, Nicoly Pietra et al.. FATORES AGRAVANTES DO DESEMPENHO ESCOLAR DE CRIANÇAS FISSURADAS: REVISÃO DE LITERATURA.. In: Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxiii-seminario-iniciacao-cientifica-xix-simposio-pesquisa-unifenas/983126-FATORES-AGRAVANTES-DO-DESEMPENHO-ESCOLAR-DE-CRIANCAS-FISSURADAS--REVISAO-DE-LITERATURA. Acesso em: 12/11/2025

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