AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DE EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR INFERIOR IMPACTADO POR MEIO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - REVISÃO DE LITERATURA.

Publicado em 20/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1133-4

Título do Trabalho
AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DE EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR INFERIOR IMPACTADO POR MEIO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - REVISÃO DE LITERATURA.
Autores
  • Anna Elisa Menali Ferreira
  • Mauricio Paiva Prado Filho
  • Nicolas Schott de Almeida Veiga
Modalidade
VIII Mostra de Painéis Acadêmicos da Odontologia
Área temática
Odontologia
Data de Publicação
20/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xxiii-seminario-iniciacao-cientifica-xix-simposio-pesquisa-unifenas/978840-avaliacao-da-necessidade-de-exodontia-de-terceiro-molar-inferior-impactado-por-meio-de-tomografia-computadorizada
ISBN
978-65-272-1133-4
Palavras-Chave
Tomografia; exodontia; indicação.
Resumo
A tomografia computadorizada de feixe cônico (cone beam) é uma tecnologia na área da Odontologia, desenvolvida para obter imagens radiográficas tridimensionais dos tecidos maxilofaciais. Permite melhor visualização das estruturas anatômicas adjacentes, como os canais mandibulares e seios maxilares, utilizando uma dose de radiação significativamente menor se comparada com a tomografia computadorizada tradicional (fan beam). Isso a torna uma opção mais segura para os pacientes, especialmente em casos que requeiram exames radiográficos frequentes, como no acompanhamento de patologias ao longo do tempo. Dentre suas inúmeras indicações, a capacidade de gerar imagens detalhadas tridimensionais (3D) torna a tomografia indispensável no planejamento cirúrgico, especialmente em casos complexos. Permite ao Cirurgião uma visão mais abrangente de todas as possíveis complicações, bem como o planejamento de intervenções minimamente invasivas, reduzindo os riscos de complicações, principalmente nos casos de dentes inclusos e impactados. A posição do terceiro molar inferior pode ser prejudicial à saúde bucal, causando alterações como dor, pericoronarite, trismo, cistos odontogênicos e edemas. Além disso, a remoção dos terceiros molares, quando indicada está associada a vários riscos, incluindo danos ao nervo alveolar inferior produzindo alterações na sua sensibilidade, que podendo ser transitória ou permanente e, em casos mais graves, parestesia. Essas alterações e riscos podem ser avaliados por meio da tomografia, bem como a necessidade de exodontia, considerando que, quando não há a presença desses problemas, o acompanhamento clínico e radiográfico é uma opção de tratamento conservador. Objetivou-se avaliar a necessidade de exodontia do terceiro molar inferior ou a sua preservação, devido aos riscos cirúrgicos decorrentes de seu posicionamento. Nesta revisão de literatura conclui-se que o uso adequado dessa tecnologia, combinado com a experiência clínica, resulta em procedimentos mais seguros e personalizados, priorizando o bem-estar do paciente e otimizando os resultados cirúrgicos.
Título do Evento
XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da UNIFENAS
Cidade do Evento
Alfenas
Título dos Anais do Evento
Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da Unifenas
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FERREIRA, Anna Elisa Menali; FILHO, Mauricio Paiva Prado; VEIGA, Nicolas Schott de Almeida. AVALIAÇÃO DA NECESSIDADE DE EXODONTIA DE TERCEIRO MOLAR INFERIOR IMPACTADO POR MEIO DE TOMOGRAFIA COMPUTADORIZADA - REVISÃO DE LITERATURA... In: Anais do XXIII Seminário de Iniciação Científica e XIX Simpósio de Pesquisa da Unifenas. Anais...Alfenas(MG) UNIFENAS, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xxiii-seminario-iniciacao-cientifica-xix-simposio-pesquisa-unifenas/978840-AVALIACAO-DA-NECESSIDADE-DE-EXODONTIA-DE-TERCEIRO-MOLAR-INFERIOR-IMPACTADO-POR-MEIO-DE-TOMOGRAFIA-COMPUTADORIZADA. Acesso em: 07/12/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes