{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








{{'Aguardando geração dos anais' | translate}}

- {{'Label_NenhumTrabalhoDisponivel' | translate}} -

Carregando

{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Bem-vindos aos Anais da XVII JORNADA DO HISTEDBR: Desafios históricos para o Plano Nacional de Educação: como avançar na formação histórico-crítica na educação brasileira? O evento, que deu origem a essa jornada aconteceu entre os dias 11 e 14 de novembro de 2024, em Fortaleza, no Ceará, sob a coordenação do Departamento de Fundamentos da Educação e Programa de Pós-Graduação em Educação Brasileira da Universidade Federal do Ceará, a Universidade Estadual do Ceará – Campus Quixadá e pelo HISTEDBR - Grupo de Estudos e Pesquisas "História, Sociedade e Educação no Brasil". 

Tratou-se de um evento promovido pelo HISTEDBR, grupo que se articula, atualmente, em torno de 30 núcleos de pesquisa no campo da Educação constituídos em diversos estados brasileiros: Alagoas, Amazonas, Bahia, Ceará, Distrito Federal, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Paraná, Paraíba, Pernambuco, Rio de Janeiro, Rio Grande do Sul, Rondônia, São Paulo, Sergipe, Tocantins.

A relevância e justificativa deste evento centrou-se na possibilidade de ampliar o debate acadêmico-científico em torno de um tema atual que reverbera em amplos setores da Educação, possibilitando discutir sobre as questões que envolvem o Plano Nacional de Educação e os desafios da PHC diante de sua efetividade. Ainda, por meio do levantamento e análise da produção acadêmico-científica do HISTEDBR, socializados por diferentes meios de divulgação, oportunizou debater e compreender as disputas por projetos educacionais que reverberam no Plano Nacional de Educação.

A XVII Jornada HISTEDBR proporcionou aos pesquisadores, professores da educação básica e superior, bem como a estudantes e profissionais das mais distintas áreas do conhecimento – em um contexto de reconstrução das políticas educacionais brasileiras, tão assolados nos últimos anos por um obscurantismo – um espaço de debate e produção em torno do PNE, logo, das Políticas Educacionais. Com isso, a Jornada possibilitou criar e/ou fortalecer os meios/espaços para a socialização de pesquisas e estudos realizados pelos estudiosos da temática.

Ao todo se inscreveram 1590 participantes na XVII Jornada, de diversas regiões brasileiras e desses, 533 são autores de textos enviados para a Jornada. Foram enviados 321 trabalhos, sendo aprovados 269. 

Apresentamos os trabalhos aprovados/apresentados no evento e compreendemos que estes Anais da XVII Jornada do HISTEDBR, podem contribuir para o debate político e acadêmico especialmente em um contexto de discussão e aprovação do Plano Nacional de Educação.


Clarice Zientarski




{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}



{{'Periodicidade da publicação' | translate}}
{{viewModel.denominacaoPeriodicidade}}
{{'Label_Idiomas' | translate}}
{{viewModel.idioma}}
{{'Editor' | translate}}
{{viewModel.editora}}
{{item.denominacao}}

Responsável

UNIVERSIDADE FEDERAL DO CEARÁ - UFC

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CEARÁ - UECE


Coordenação Geral e Proponentes do evento XVII Jornada do HISTEDBR 2024 -
Desafios históricos para o Plano Nacional de Educação: como avançar na formação histórico-crítica na educação brasileira?

Profa. Dra. Clarice Zientarski e Profa. Dra. Maria Lenúcia de Moura


{{'Não existem edições anteriores' | translate}}