ENSINO DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO

Publicado em 30/08/2023 - ISBN: 978-85-5722-929-7

Título do Trabalho
ENSINO DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO
Autores
  • Lucas Canova Pigaiani
Modalidade
Apresentação de Trabalhos
Área temática
Educação
Data de Publicação
30/08/2023
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvicaeb/652421-ensino-de-relacoes-ecologicas-por-meio-do-ensino-por-investigacao
ISBN
978-85-5722-929-7
Palavras-Chave
Ensino por investigação, Relações ecológicas, Evolução
Resumo
Um dos principais objetivos da educação científica é formar estudantes alfabetizados cientificamente, ou seja, indivíduos que tenham conhecimento dos conceitos científicos, compreendam como os conhecimentos científicos são construídos e saibam relacionar e aplicar esses conhecimentos com a sociedade, política, ética, meio ambiente e tecnologia. O ensino de relações ecológicas possui alguns obstáculos pedagógicos, como livros didáticos com abordagens memorísticas e pouco contextualizadas com os processos evolutivos. Esses obstáculos podem ser superados através do Ensino por Investigação, uma abordagem didática que promove diferentes habilidades nos estudantes, como: autonomia, argumentação e verificação de informações com base científica. Com isso, o presente trabalho tem como objetivos: i) Propor um material didático que contemple os preceitos do Ensino por Investigação para o tema relações ecológicas; ii) Contribuir com o campo das práticas pedagógicas no ensino de Biologia, mais especificamente da ecologia; iii) Aproximar o ensino de relações ecológicas de perspectivas mais contextuais e menos fragmentadas, relacionando os processos evolutivos com as interações estabelecidas pelos organismos; iv) Contribuir para a alfabetização científica dos estudantes da Educação Básica através de uma abordagem didática que lhes estimulem a serem cidadãos críticos e os permita desenvolver habilidades argumentativas, com base em dados científicos. O trabalho foi desenvolvido, resumidamente, em 4 etapas: Etapa 1: Revisão de literatura sobre ensino de Ecologia e relações ecológicas; Revisão de literatura sobre Ensino por Investigação. Etapa 2: Pesquisa de materiais atualizados relacionados ao ensino de Relações Ecológicas, como artigos científicos, produtos educacionais, livros didáticos, através de e em diferentes fontes para utilização no EI. Etapa 4: Elaboração de caderno dirigido aos professores de ciências com orientações e proposta de EI; a intenção deste caderno é fornecer suporte ao docente sobre a abordagem didática do Ensino por Investigação. O produto educacional foi produzido com êxito e atingiu os objetivos propostos. Nele contém um guia de apresentação para o professor, uma breve introdução sobre a atividade, explicação sobre “alfabetização científica” e “Ensino por Investigação”, roteiro para o professor contendo um plano de aulas como “guia”, roteiro para o estudante com os preceitos do Ensino por Investigação, relacionando com os processos evolutivos.
Título do Evento
XVI CAEB
Cidade do Evento
Campinas
Título dos Anais do Evento
Anais do CAEB - Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PIGAIANI, Lucas Canova. ENSINO DE RELAÇÕES ECOLÓGICAS POR MEIO DO ENSINO POR INVESTIGAÇÃO.. In: Anais do CAEB - Congresso Aberto aos Estudantes de Biologia. Anais...Campinas(SP) Ciclo Básico I, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/XVICAEB/652421-ENSINO-DE-RELACOES-ECOLOGICAS-POR-MEIO-DO-ENSINO-POR-INVESTIGACAO. Acesso em: 18/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes