TRAÇOS E DESAFIOS: INVESTIGANDO O PERFIL DOS ESTUDANTES DA EJA-EPT NO IFFLUMINENSE

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
TRAÇOS E DESAFIOS: INVESTIGANDO O PERFIL DOS ESTUDANTES DA EJA-EPT NO IFFLUMINENSE
Autores
  • Saionara Rosa da Cruz
  • Marlon Gomes Ney
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849266-tracos-e-desafios---investigando-o-perfil-dos-estudantes-da-eja-ept-no-iffluminense
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
EJA-EPT, Inclusão Social, Política Pública, Equidade, Permanência
Resumo
A Educação de Jovens e Adultos Integrada à Educação Profissional e Tecnológica (EJA-EPT) representa uma de oportunidade educacional, pessoal e profissional para pessoas que antes não tiveram condições de acesso e permanência na educação no período regular, e que desejam melhorar suas vidas por meio da educação e da aquisição de habilidades profissionais para o mercado de trabalho. Nesse contexto, o recorte temporal do estudo é parte da pesquisa de tese em andamento que trata sobre o Engajamento do Estudante da EJA-EPT no contexto do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia Fluminense (IFF). Adotou-se uma abordagem documental exploratória e descritiva para analisar o perfil dos estudantes, abrangendo variáveis sociodemográficas e educacionais com objetivo fornecer uma visão abrangente sobre quem são e o que buscam ao ingressar no curso. Os resultados do estudo revelam que essa população é diversificada em diferentes aspectos. Destacam-se pela ampla faixa etária, refletindo a inclusão de adultos em vários estágios da vida, e uma variedade de históricos educacionais. Isso demonstra a necessidade de flexibilização curricular para atender às diferentes demandas apresentadas. A presença desse público tem um impacto significativo na instituição, enriquecendo a diversidade e contribuindo diretamente para a missão da instituição de promover a inclusão e o acesso à educação. No entanto, é imperativo que o IFF continue aperfeiçoando seus esforços para entender melhor quem são esses estudantes e o que buscam, podendo desenvolver estratégias mais eficazes para apoiá-los em suas buscas pelos cursos. Concluindo, o estudo lança luz sobre o perfil multifacetado dos estudantes e os desafios que enfrentam em sua jornada educacional. Em última análise, contribui para uma compreensão mais aprofundada dos efeitos das políticas educacionais inclusivas e fornece subsídios para a construção de estratégias que promovam uma educação mais justa e igualitária para todos, independentemente de suas origens e condições sociais.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

CRUZ, Saionara Rosa da; NEY, Marlon Gomes. TRAÇOS E DESAFIOS: INVESTIGANDO O PERFIL DOS ESTUDANTES DA EJA-EPT NO IFFLUMINENSE.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849266-TRACOS-E-DESAFIOS---INVESTIGANDO-O-PERFIL-DOS-ESTUDANTES-DA-EJA-EPT-NO-IFFLUMINENSE. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes