USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSOCIADAS À PROGRAMAÇÃO, À ROBÓTICA E À CULTURA MAKER NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFF-CAMPUS ITABORAÍ

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSOCIADAS À PROGRAMAÇÃO, À ROBÓTICA E À CULTURA MAKER NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFF-CAMPUS ITABORAÍ
Autores
  • Manuela Cardoso Matias de Mesquita
  • Isabely dos Santos da Cruz
  • Luís Fernando Fernandes Pimentel
  • Vinicius Manhaes Gabriel de Brito Cavalcanti
  • Weslleymberg da Silva Lisboa
  • Fabio da Silveira Severiano
  • Geraldo Furtado Neto
  • Ana Julia Brites Alves
  • Rodolfo Ribeiro Oliveira Neto
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849173-uso-das-tecnologias-digitais-associadas-a-programacao-a-robotica-e-a-cultura-maker-nos-anos-finais-do-ensino-fun
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
educação, inovação, experimentação, tecnologia
Resumo
A convergência entre educação e inovação se manifesta em um projeto integrador entre as escolas municipais da região de Itaboraí e o Instituto Federal Fluminense. Esta iniciativa promove o aprendizado baseado na cultura maker, que é fundamentado no conceito de “aprender fazendo”, sendo assim, é uma metodologia de ensino que visa capacitar os alunos a aplicarem o conhecimento adquirido em sala de aula de forma prática. Equipados com kits Arduíno, conjuntos Lego e impressoras 3D, os alunos embarcam em uma jornada de aprendizagem experimental, que tem o objetivo de despertar sua criatividade e impulsionar suas habilidades na resolução de problemas. A metodologia envolve uma aprendizagem mais autônoma e voltada para projetos que são escolhidos pelos próprios estudantes, permitindo assim que eles possam desenvolver competências técnicas nas áreas da eletrônica, automação e programação. Além das habilidades técnicas, o projeto cultiva competências essenciais como o pensamento crítico, a comunicação e o trabalho em equipe. Os alunos aprendem a enfrentar desafios metodicamente, iterar em seus projetos e comunicar suas ideias de uma forma mais eficaz. Além disso, a natureza colaborativa do projeto promove um sentimento de comunidade e colaboração entre os participantes, enriquecendo a sua experiência educacional e promovendo hábitos de aprendizagem duradouros ao longo da vida. Além disso, destaca-se o caráter humanizador desse projeto, visto que, promove a democratização do acesso à tecnologia e o empoderamento das comunidades desfavorecidas. Em essência, o projeto voltado à cultura maker representa uma mudança de paradigma na educação, capacitando os alunos a se tornarem agentes ativos da sua própria jornada de aprendizagem. Ao fundir a teoria com a prática, transcende as fronteiras educacionais tradicionais, alimentando uma nova geração de estudantes capazes de inovar e resolver problemas de forma criativa.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MESQUITA, Manuela Cardoso Matias de et al.. USO DAS TECNOLOGIAS DIGITAIS ASSOCIADAS À PROGRAMAÇÃO, À ROBÓTICA E À CULTURA MAKER NOS ANOS FINAIS DO ENSINO FUNDAMENTAL: UMA PROPOSTA DE INICIAÇÃO TECNOLÓGICA DO IFF-CAMPUS ITABORAÍ.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849173-USO-DAS-TECNOLOGIAS-DIGITAIS-ASSOCIADAS-A-PROGRAMACAO-A-ROBOTICA-E-A-CULTURA-MAKER-NOS-ANOS-FINAIS-DO-ENSINO-FUN. Acesso em: 20/07/2025

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