PRODUTOS EDUCACIONAIS ELABORADOS À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA ACESSIBILIDADE: ACESSO À COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
PRODUTOS EDUCACIONAIS ELABORADOS À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA ACESSIBILIDADE: ACESSO À COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL
Autores
  • DYEGO MARADONEY ALVES DE AZEVEDO
  • Décio Nascimento Guimarães
  • Adriana Pagaime
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 3 - Educação, Redução das Desigualdades e Justiça Social
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849154-produtos-educacionais-elaborados-a-luz-dos-principios-da-acessibilidade--acesso-a-comunicacao-cientifica-para-as-
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Deficiência visual, Acessibilidade, Produto Educacional, Mestrado Profissional.
Resumo
O presente trabalho destaca a importância dos produtos educacionais, elaborados nos mestrados profissionais, serem desenvolvidos de forma a assegurar a comunicação científica para as pessoas com deficiência visual (cego e baixa visão), pautados nos princípios da acessibilidade, garantindo que essas pessoas tenham acesso a ambientes, produtos e quaisquer tipos de programa ou serviços sem que haja quaisquer tipos adaptações, ou seja, sejam pensados desde o início para todas as pessoas. O objetivo da pesquisa é produzir um caderno de orientações para elaboração de produtos educacionais com recursos de acessibilidade, para pessoas com deficiência visual (cego e baixa visão), no âmbito dos mestrados profissionais com a contribuição de discentes. A pesquisa é embasada nas normas legais referentes à acessibilidade, tais como Convenção sobre os Direitos das Pessoas com deficiência (2007), Lei Brasileira de Inclusão (2015), Decreto 6.949 (2009), LDB (1996). O referencial teórico, no que tange a trajetória e direitos das pessoas com deficiência visual, tem como fundamentação os pressupostos de Guimarães, Melo, Diniz e Pletsch. A pesquisa se utilizará das seguintes perspectivas metodológicas: qualitativa, pelo seu enfoque interpretativo; em relação aos meios, propõe-se bibliográfica e documental; quanto à finalidade, será uma pesquisa aplicada. No que tange aos procedimentos, será realizada uma pesquisa-ação. Para tanto, o percurso metodológico acontecerá da seguinte forma: grupo focal inicial com caráter diagnóstico; três encontros no formato roda de conversas; grupo focal final para feedback desses encontros, por fim, a análise dos dados levantados à luz dos princípios da acessibilidade. Espera-se que os resultados desta pesquisa e o caderno orientador que será produzido possibilitem a disseminação da fundamental necessidade de implementação de recursos de acessibilidade para pessoas com deficiência visual (cego e baixa visão), não apenas nos produtos desenvolvidos no mestrado profissional, mas em toda trajetória educacional, em especial ao acesso aos resultados de pesquisas científicas.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

AZEVEDO, DYEGO MARADONEY ALVES DE; GUIMARÃES, Décio Nascimento; PAGAIME, Adriana. PRODUTOS EDUCACIONAIS ELABORADOS À LUZ DOS PRINCÍPIOS DA ACESSIBILIDADE: ACESSO À COMUNICAÇÃO CIENTÍFICA PARA AS PESSOAS COM DEFICIÊNCIA VISUAL.. In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/849154-PRODUTOS-EDUCACIONAIS-ELABORADOS-A-LUZ-DOS-PRINCIPIOS-DA-ACESSIBILIDADE--ACESSO-A-COMUNICACAO-CIENTIFICA-PARA-AS-. Acesso em: 20/07/2025

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