CONSÓRCIO MICROBIANO E FORMULAÇÃO NA MODULAÇÃO DA ESTRUTURA DO MICROBIOMA RIZOSFÉRICO E NA PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR.

Publicado em 09/09/2024 - ISBN: 978-65-272-0687-3

Título do Trabalho
CONSÓRCIO MICROBIANO E FORMULAÇÃO NA MODULAÇÃO DA ESTRUTURA DO MICROBIOMA RIZOSFÉRICO E NA PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR.
Autores
  • Rafael Ribeiro
  • João Pedro Campos Matos
  • Beatriz Elisa Barcelos Cyríaco
  • Letícia Oliveira Rocha
  • Sara Sangi Miranda
  • Willian Pereira
  • Fábio Lopes Olivares
Modalidade
Resumo
Área temática
Eixo Temático 2 - Fome zero, Saúde e Bem-estar
Data de Publicação
09/09/2024
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847804-consorcio-microbiano-e-formulacao-na-modulacao-da-estrutura-do-microbioma-rizosferico-e-na-promocao-do-cresciment
ISBN
978-65-272-0687-3
Palavras-Chave
Microrganismos benéficos, consorcio microbiano, formulação, microbioma, Microbiota rizosférica, promoção de crescimento, sustentabilidade agrícola.
Resumo
A cana-de-açúcar desempenha papel crucial na produção global de açúcar, bioetanol e eletricidade. O Brasil se posiciona como o principal produtor mundial, com tendência de expansão das áreas de cultivo para acomodar a demanda global por biocombustíveis. A elevada exigência de insumos sintéticos industrializados na cadeia sucroalcooleira exige soluções tecnológicas para mitigação dos impactos socioeconômicos e ambientais. Inoculantes microbianos representam uma alternativa eficaz para aumentar os rendimentos, reduzir custos e melhorar a sustentabilidade ambiental. Neste estudo avaliamos o efeito de um consórcio microbiano bactéria-fungo e da formulação na: (i) na estrutura e função da comunidade microbiana na rizosfera utilizando diferentes técnicas para acessar a comunidade culturável e não culturável e (ii) nas bases moleculares e fisiológicas da promoção crescimento da cana-de-açúcar. O delineamento experimental foi em blocos ao acaso, com três tratamentos: controle, consórcio aplicado como suspensão de células ou formulação sólida da suspensão de células, cada um com dez repetições. Mudas de cana-de-açúcar foram submetidas à termoterapia e plantadas em substrato Basaplant® Hortaliças. Após 40 dias, foram realizadas as análises. A aplicação do consórcio microbiano resultou em aumentos significativos na altura, área foliar, diâmetro do colmo, volume radicular e biomassa seca total, em comparação com o controle com incremento de 40%, 80%, 30%, 70% e 95%, respectivamente. O consórcio também aumentou o desempenho fotossintético das plantas e a expressão de genes relacionados com metabolismo de C, proteção ao estresse oxidativo, modulação hormonal e defesa vegetal, modulando positivamente a atividade microbiana e a diversidade no sistema solo planta. Para a maioria das características analisados, observou-se um desempenho superior da formulação consorciada, quando comparada a inoculação convencional. Esses resultados reforçam o potencial dos consórcios microbianos e da formulação na otimização das respostas de promoção do crescimento de plantas de cana-de-açúcar e aponta estratégias para modulação do microbioma rizosférico por inoculantes microbianos.
Título do Evento
XVI CONFICT / IX CONPG
Cidade do Evento
Campos dos Goytacazes
Título dos Anais do Evento
Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

RIBEIRO, Rafael et al.. CONSÓRCIO MICROBIANO E FORMULAÇÃO NA MODULAÇÃO DA ESTRUTURA DO MICROBIOMA RIZOSFÉRICO E NA PROMOÇÃO DO CRESCIMENTO DA CANA-DE-AÇÚCAR... In: Anais do XVI Congresso de Iniciação Científica e Tecnológica e IX Congresso Fluminense de Pós-Graduação. Anais...Campos dos Goytacazes(RJ) UENF, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xvi-confict-ix-conpg-445276/847804-CONSORCIO-MICROBIANO-E-FORMULACAO-NA-MODULACAO-DA-ESTRUTURA-DO-MICROBIOMA-RIZOSFERICO-E-NA-PROMOCAO-DO-CRESCIMENT. Acesso em: 20/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes