{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}

{{viewModel.configuracaoAnais.localAnais}}








Aguardando geração dos anais

- Nenhum trabalho disponível -
{{item.tituloProjeto}} {{casearNomePessoal(item.autores)}}


{{viewModel.configuracaoAnais.tituloAnais}}


Apresentação

Foi com grande honra e alegria que a Federação Nacional das Associações Pestalozzi - FENAPESTALOZZI, a  Federação das Associações Pestalozzi de Alagoas - FASPEAL e a Associação Pestalozzi de Maceió, realizaram nos dias 13 a 15 de outubro de 2019, no Centro de Convenções Ruth Cardoso em Maceió-Alagoas, o XV Congresso Nacional das Associações Pestalozzi.

Este evento fez parte do calendário de programações da FENAPESTALOZZI, o qual é realizado há cada três anos, completando nesta data quarenta e cinco anos de contribuição científica. Sempre teve como premissa a acessibilidade e o protagonismo dos Autodefensores, do público com diversidades funcionais, das pessoas que possuem limitações ou dificuldades intelectuais, físicas, múltiplas, sensoriais (auditiva, visual, surdez, surdocegueira), além de propiciar a participação de síndromes diversas, autismo e altas habilidades/superdotação.

Com o tema "93 anos superando desafios na construção da autonomia", a programação deste congresso trouxe cinco eixos temáticos que destacaram conteúdos de relevância para a prática do trabalho desenvolvido nas instituições especializadas, tais como:  1. Eixo Educação contemplou Aprendizagem Especializada ao Longo da Vida, Atendimento Educacional Especializado, Temas transversais, Tecnologias assistivas, Comunicação Alternativa, Neuroaprendizagem, Avaliação e Alfabetização Funcional. 2. Eixo Saúde/Reabilitação/Habilitação tratou sobre Estimulação Precoce, Autismo, Síndrome Congênita do Zika Vírus, Processo de envelhecimento, Reabilitação, Jogos para Pessoas com Deficiência, Descobertas de Talentos, Manifestações Culturais, Práticas Integrativas e Complementares - PICs, Prevenção da Deficiência, Sexualidade, Namoro e Casamento. 3. Eixo Trabalho, Emprego e Geração de Renda apresentou o Processo de Preparação, Qualificação e Colocação de Pessoas com Deficiência no Mundo do Trabalho. 4. Eixo Gestão e Inovação no Movimento Pestalozziano contribuiu com discussões sobre Planejamento Estratégico, Legislação, Inovações, Captação de Recursos, Sustentabilidade, MROSC, Formação e Capacitação Profissional. 5. Eixo Assistência Social aborda sobre o acesso às Políticas Públicas, Programa de Autodefensoria e Representatividade social.


O evento contou com três modalidades para apresentações de trabalhos, sendo:

1. Trabalhos científicos submetidos por pesquisadores em geral interessados na temática.

2. Trabalhos Relatos de Boas Práticas exclusivos para profissionais da rede Pestalozzi do Brasil.

3. Trabalhos Fotográficos exclusivos para profissionais e público-alvo da rede Pestalozzi do Brasil.

O objetivo deste congresso foi aprofundar o debate acerca de questões dos eixos temáticos abordados na programação, envolvendo o ambiente institucional e dando visibilidade para as ações desenvolvidas no âmbito do Movimento Pestalozziano.

Tal evento proporcionou a abertura de espaços interativos que contribuíram para debates, disseminação de conhecimentos, atualização de paradigmas, mostra de publicações científicas e socialização entre os participantes desta grande rede Pestalozziana que se formou no Brasil.







Periodicidade da publicação
{{viewModel.periodicidade.valor}} Anual
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - Rua Elisa Dias Ferreira, 293, Imbiribeira, Recife, Pernambuco




Periodicidade da publicação
{{viewModel.periodicidade.valor}} Anual
Idioma(s)
Português
Editor
Even3 - Rua Elisa Dias Ferreira, 293, Imbiribeira, Recife, Pernambuco
{{item.denominacao}}

Responsável


Não existe edições anteriores