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Apresentação

Apresentação

XV FÓRUM INTERNACIONAL DE PEDAGOGIA – XV FIPED

O lugar da pesquisa na graduação e os desafios da democratização do conhecimento

 

O XV Fórum Internacional de Pedagogia (XV FIPED) ocorreu no período de 28 a 30 de maio de 2025, em formato híbrido, na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú/Pernambuco. O evento, promovido pela parceria entre a Universidade Federal Rural de Pernambuco (UFRPE / UAST) Autarquia Educacional de Serra Talhada (AESET), a Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP) e a Universidad Nacional de Colombia., contou com o apoio complementar de outras instituições de Ensino Superior.

Diante da atual conjuntura acadêmica no Brasil, ainda severamente influenciada pelas consequências da crise pandêmica pós-Covid19 e pelos ataques à ciência, à educação e à universidade, o XV FIPED debateu e problematizou os desafios da democratização do conhecimento, com ênfase no debate sobre o lugar da pesquisa na graduação. Colocou em pauta as desigualdades educacionais e a reforma curricular sob a perspectiva da reafirmação das ciências sociais, da pesquisa e da formação do/a pesquisador/a frente aos desafios e às possibilidades da educação e da sociedade comprometida com a democracia e a justiça social.

Na comemoração dos 15 anos de edições dos FIPED’s no Brasil, foi pertinente reafirmar os princípios que motivaram sua realização: a inclusão e a diversidade. Isso porque o evento foi criado sob a perspectiva de fazer-se um espaço de democratização da pesquisa e do conhecimento, tanto para graduandos/as quanto para câmpus acadêmicos situados no “Brasil Profundo”. Uma política educacional pautada na inclusão e na diversidade dos sujeitos e das instituições, efetivando a possibilidade de inclusão de graduandos/as ao universo da pesquisa e na expansão da pesquisa aos diversos territórios educacionais, até então fragilizados. Daí, defendeu-se a pesquisa na graduação como um importante campo de estudo, no sentido de perceber a escola e a universidade como locus de formação de pesquisadores/as, portanto, instituições basilares para o desenvolvimento do saber científico. Assim, o FIPED tem se constituído como uma experiência de luta e resistência por inclusão e diversidade na pesquisa científica.

O evento realizou 209 atividades educativas e culturais e inovou com a primeira edição do FIPED Educação Básica: atividades voltadas a estudantes e professoras/es da Rede Municipal de Serra Talhada, como forma de estreitar os laços entre Educação Básica e Universidade. Em números, foram 2.620 inscritas/os, sendo 1.481 estudantes de graduação; 392 estudantes de Pós-Graduação; 236 professoras/es da Educação básica e demais profissionais da educação; 403 professoras/es do Ensino Superior e 117 ouvintes (sem descrição de categoria educacional).

Em sintonia com o histórico do evento, o XV FIPED objetivou o amplo debate sobre o lugar da pesquisa na graduação e os desafios da democratização do conhecimento. Sua realização na cidade de Serra Talhada, no Sertão do Pajeú, imprimiu o caráter de luta e resistência do evento, que se fez híbrido, com atividades presenciais e online, ou seja, em conexões com o mundo.

Nessa conexão, entre o local e o global, a imagem que simboliza melhor esta edição se fez na inspiração da estética da cultura do cangaço, representada pelo chapéu de couro, indumentária marcada pela imagem de Virgulino Lampião, filho ilustre da terra, e nas curvas e cores da serra que deu nome à cidade do sertão pernambucano. O XV FIPED (Edição Serra Talhada), no arrastado de pé, ao som do xaxado, dançou e cantou a cultura pernambucana, sertaneja, nordestina e brasileira, e como um/a bom/boa pesquisador/a, com o olhar atento e curioso ao sertão e ao mundo.




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Responsável

Associação Internacional de Pesquisa na Graduação em Pedagogia (AINPGP)

E-mail: contato@ainpgp.org 


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