O OSCE SIMULADO COMO MÉTODO DE ESTUDO EM PSICOPATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
O OSCE SIMULADO COMO MÉTODO DE ESTUDO EM PSICOPATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Georgia Velozo Andrade Costa
  • Áviler Feijó De Araújo Guanabara
  • Maria Clara Bonfim Cavalcante
  • Walter De Sa Roriz Filho
  • Raissa Maria Frota de Aguiar Silva
  • Gândara Blenda Firmo Mouta
  • Francisco Wilton Freitas Queiroz Filho
  • Rafael Nobre Lopes
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/701767-o-osce-simulado-como-metodo-de-estudo-em-psicopatologia--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Método de estudo, OSCE simulado, Psicopatologia
Resumo
Introdução: A monitoria de psicopatologia desempenha papel fundamental no aprendizado dos alunos que iniciam sua jornada com esse campo de conhecimento. A principal função dessa monitoria é contribuir, através de atividades de estudo e revisão, para que os alunos entendam e aprofundem seus conhecimentos na área. O módulo de psicopatologia do Centro Universitário INTA – UNINTA, apresenta como atividade avaliativa o OSCE, que tem o objetivo de avaliar os conhecimentos em uma atividade dinâmica através da observação dos fenômenos psicopatológicos tais como eles se apresentam pelos pacientes. A monitoria, através do OSCE simulado, oferece um método de revisão dos conteúdos, conhecimento acerca da prova que será realizada e treinamento prévio para a mesma. Objetivos: Relatar a experiência dos monitores de psicopatologia do Centro Universitário INTA – UNINTA, durante o semestre de 2023.1, abordando o OSCE simulado de psicopatologia, atividade realizada por eles como método avaliativo da disciplina. Relato: A monitoria, composta por 10 monitores, atendeu a aproximadamente 110 alunos em 2023.1. Os monitores dividiram-se por conteúdo, de modo que cada um seria responsável por 1 ou 2 conteúdos abordados no módulo de psicopatologia, com o objetivo de direcionar o estudo e produção de material. O OSCE simulado foi planejado e organizado da seguinte forma: cada monitor seria responsável por elaborar uma estação sobre o assunto de sua responsabilidade, que deveria conter uma mídia (vídeo, áudio ou imagem) apresentando um caso e 2 a 3 questões-problema que deveriam ser respondidas pelo aluno, totalizando 10 estações. A apresentação do OSCE simulado foi dividida em 2 momentos, uma data diferente para cada turma do semestre em curso, e foi composta por um momento prático, para exercício do aluno, em que as estações foram projetadas e eles teriam 3 minutos para respondê-las; e um momento explicativo, em que foram realizadas explanações sobre cada estação e esclarecidas as possíveis dúvidas. Cada momento durou em média 1 hora e meia e teve significativa adesão por parte dos alunos. É válido ressaltar que os monitores estavam ensinando e simultaneamente aprendendo, já que a atividade oferece a oportunidade de reforçar e aprimorar o seu próprio conhecimento sobre a área. Destaca-se ainda, o feedback por parte dos alunos, que relataram ter aprendido e retirado dúvidas importantes na atividade e que esta contribuiu para seu rendimento no OSCE realizado pelos professores do módulo. Discussão: A nova metodologia aplicada pelos monitores demandou, de forma considerável, tempo e empenho por parte deles, para estudar, desenvolver casos e corretamente explicá-los, mas se configurou como uma oportunidade para aprofundar os conhecimentos e revisá-los, contribuindo para a formação acadêmica. É fato que 80% dos monitores atualmente encontram-se no oitavo semestre de medicina, semestre esse que possui psiquiatria como módulo em sua grade; e a atividade realizada pela monitoria ofereceu uma oportunidade para reforçar os assuntos que são a base para o estudo em psiquiatria, contribuindo, portanto, para as demandas atuais dos alunos monitores. Ademais, no que diz respeito aos alunos assistidos pela monitoria, é certo afirmar que a atividade contribuiu para melhor desempenho no módulo e ofereceu um meio de apoio para que os alunos conhecessem previamente a forma que seriam avaliados, permitindo que se preparassem adequadamente. Conclusão: Diante disso, é possível concluir que a nova metodologia aplicada oferece bons subsídios para uma melhor sedimentação do conteúdo em psicopatologia, tanto para os alunos assistidos, quanto para os monitores, sendo sua aplicabilidade eficiente e benéfica para ambas as partes.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

COSTA, Georgia Velozo Andrade et al.. O OSCE SIMULADO COMO MÉTODO DE ESTUDO EM PSICOPATOLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/701767-O-OSCE-SIMULADO-COMO-METODO-DE-ESTUDO-EM-PSICOPATOLOGIA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes