A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA COMO FATOR DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTE DE MEDICINA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA COMO FATOR DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTE DE MEDICINA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA
Autores
  • Miqueias Marques Braga
  • ANNA Beatriz Alcântara Ferreira
  • Lia Magalhães de Almeida
  • Esther Moreira Lindoso
  • Francisco Fidel Menezes Cavalcante
  • Gabriel Quadros Ximenes
  • Lucas Aragão Vieira
  • Jonnes Libni Arcanjo Lima
  • Pedro Lucas Uchoa De Oliveira
  • Luana Rodrigues Portela
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692395-a-importancia-da-monitoria-de-anatomia-humana-como-fator-de-iniciacao-a-docencia--relato-de-experiencia-de-estuda
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Palavras-chave: Anatomia humana, Docência, Monitor-aluno.
Resumo
Introdução: Existem diversas áreas de atuação no que tange à prática médica, a exemplo da clínica, no diagnóstico de doenças, como também a cirúrgica, oportunizando procedimentos que visa o bem estar do paciente. Uma dessas áreas de atuação é o campo da docência, seja para o profissional atuar em instituições de ensino superior (IES), ou para dominar a transmissão de conteúdo para um público-alvo, como familiares dos pacientes ou uma equipe num local de trabalho. A monitoria de anatomia se mostra como um catalisador nessa área da medicina, introduzindo a prática docente desde a graduação, o que facilita tanto o processo de aprendizado do monitor-aluno, como o manejo na passagem de informações para os estudantes dos semestres monitorados. Objetivos: Este trabalho tem como finalidade avaliar a importância da monitoria de anatomia como fator preponderante para iniciação a docência com base nas atividades diretas e indiretas nos módulos de anatomia no Centro Universitário INTA – UNINTA. Relato: O papel como monitor de anatomia se baseia em três pilares: as atividades diretas, que são ministradas pelos professores com o auxílio do monitor-aluno, as atividades indiretas, que são ministradas somente pelo monitor-aluno, e as atividades virtuais, como a criação de questionários, “flash cards” e tira dúvidas online. Todas essas atribuições corroboram, direta ou indiretamente para a iniciação do estudante as práticas docentes, pois é de suma importância que o monitor-aluno tenha métodos eficazes na transmissão do conteúdo, a fim de que o aluno venha a assimilar o que está sendo repassado. Saber transmitir o conteúdo não é só necessário na graduação, como de vital importância no campo de atuação médica do graduado. Tal consideração é importante pois é facilmente perceptível que um profissional plenamente dominante e assertivo no seu escopo de atuação, pode não dominar a linguagem e a didática necessária para a transmissão do conteúdo a um público-alvo. A partir desse pressuposto, foi gerado um questionário entres os monitores de anatomia da faculdade de medicina do Campus UNINTA Sobral, perguntando se a monitoria teve um papel importante na iniciação a docência. Outro questionamento feito no formulário foi se o monitor teve maior didática de ensinar depois de ingressar na monitoria de anatomia. Discussão: Com a análise de gráficos gerados pela plataforma após a resolução de questionários realizado entres os monitores de anatomia humana do curso de medicina do Centro Universitário INTA – UNITA, verificou-se que todos concordam que a monitoria é um fator preponderante na iniciação à docência e que contribui para o aumento da didática, além de facilitar a fixação do conteúdo e a passagem do mesmo para um público-alvo. A prática do ensino vai muito além do dom, ela precisa de aperfeiçoamento, estudo e meios inovadores que farão o aluno assimilar o conteúdo. Se esse treinamento iniciar desde a faculdade, a chance desse futuro aluno vir a se tornar um ótimo docente tende a aumentar. Conclusão: O relato apresentado tem um caráter relevante no que tange ao papel da monitoria de anatomia como fator de iniciação á docência, tendo em vista que os formulários foram bem avaliados por todos os alunos-monitores que responderam ao questionário, provando sua eficácia no estudo.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

BRAGA, Miqueias Marques et al.. A IMPORTÂNCIA DA MONITORIA DE ANATOMIA HUMANA COMO FATOR DE INICIAÇÃO À DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTE DE MEDICINA NO CENTRO UNIVERSITÁRIO UNINTA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692395-A-IMPORTANCIA-DA-MONITORIA-DE-ANATOMIA-HUMANA-COMO-FATOR-DE-INICIACAO-A-DOCENCIA--RELATO-DE-EXPERIENCIA-DE-ESTUDA. Acesso em: 07/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes