A DINÂMICA DA MONITORIA NO MÓDULO DE NUTROLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
A DINÂMICA DA MONITORIA NO MÓDULO DE NUTROLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Pedro Diniz Frota
  • LUIZ BARBOSA DA SILVA NETO
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692344-a-dinamica-da-monitoria-no-modulo-de-nutrologia--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Monitoria, nutrologia, ambulatório, docência.
Resumo
Introdução: O Centro Universitário INTA possui em sua grade curricular a disciplina de nutrologia. O módulo está alocado no 5° semestre e no seu plano pedagógico há, além das aulas teóricas, aulas práticas em ambulatório. Na disciplina, os monitores dão suporte aos pacientes, bem como aos alunos e professores. Além das atividades práticas nos ambulatórios, os monitores tinham outros momentos com os alunos, com o objetivo de dar suporte ao aprendizado no transcorrer do módulo. Objetivo: Relatar a experiência dos monitores de nutrologia do Centro Universitário INTA – UNINTA, durante os semestres 2022.2 a 2023.1, abordando a atuação desses junto aos professores nos ambulatórios do NAPI em Sobral-CE. Relato: A monitoria do módulo de nutrologia é composta por cinco alunos, e funciona em dois ciclos, uma vez que duas turmas transcorrem em cada semestre. Os atendimentos acontecem em 5 turnos para cada grupo de alunos, sendo 10 turnos em cada turma, totalizando 20 turnos por semestre. O papel da monitoria nessa atividade é caracterizado pela recepção dos alunos, organização dos consultórios de atendimento, suporte aos pacientes e aos alunos, bem como ao professor. Além das atividades ambulatoriais havia, como atividade da monitoria, a discussão de um documentário abordando a obesidade na infância, discussão de casos clínicos de terapia enteral e parenteral e, além disso, um plantão tira-dúvidas antes da avaliação integrada do módulo. Discussão: É visto que essas atividades práticas são muito importantes para o desenvolvimento dos alunos, bem como dos monitores, uma vez que a carga horaria é ampla e há, de fato, uma atuação próxima e efetiva em todos os momentos ao transcorrer da disciplina. Conclusão: Diante de tudo isso é perceptível a importância da monitoria nos ambulatórios e no auxílio da formação dos alunos. Apesar do grande tempo consumido para a assistência necessária, é engrandecedora a experiência da docência e o aprendizado dos monitores, diante dos problemas apresentados nas consultas, dando mais motivação a todos para uma futura docência. Por fim, tudo isso traz grande aprendizado aos alunos-monitores, como o desenvolvimento de técnicas de comunicação e resolução de problemas, que serão muito utilizadas no processo de formação dos mesmos, tornando-os futuros profissionais cada vez melhores.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

FROTA, Pedro Diniz; NETO, LUIZ BARBOSA DA SILVA. A DINÂMICA DA MONITORIA NO MÓDULO DE NUTROLOGIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692344-A-DINAMICA-DA-MONITORIA-NO-MODULO-DE-NUTROLOGIA--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes