RELEVÂNCIA DA MONITORIA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E INICIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
RELEVÂNCIA DA MONITORIA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E INICIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA
Autores
  • Ávina Costa Pontes
  • FELIPE GOMES PINHEIRO
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692338-relevancia-da-monitoria-de-farmacologia-clinica-na-construcao-do-conhecimento-e-iniciacao-para-a-docencia--relato
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Farmacologia, Ensino, Experiência, Tutoria
Resumo
Introdução: A Farmacologia Clínica é uma ciência que tem como objetivo compreender os fármacos possíveis e disponíveis para o tratamento de uma determinada enfermidade, seus mecanismos de ação, potenciais efeitos adversos e contraindicações. Trata-se, portanto, de uma disciplina altamente consolidada no interior da ciência médica, sendo profundamente difundida nos currículos dos cursos de Medicina em todo o mundo. O Programa de Monitoria do Curso de Medicina do Centro Universitário INTA – UNINTA se consolida como um grupo de programas voltados a construção profissional e na evolução da capacidade de ensino, o que permite um entendimento integrado das disciplinas do Curso, em específico a Farmacologia Clínica, inserida no módulo de Propedêutica Médica. Ademais, a monitoria é um importante instrumento para complementação de aprendizagem e contribui para o desenvolvimento do pensamento crítico. Assim, sobressai-se entre as atividades de ensino ao prestar uma experiência pedagógica. Objetivos: Este relato de experiência tem como objetivo expor a vivência de uma estudante-monitora da disciplina de Farmacologia Clínica do Curso de Medicina do Centro Universitário INTA, na cidade de Sobral-CE, além de suas atividades executadas e aprendizados adquiridos. Relato: A Monitoria de Farmacologia Clínica consiste em um programa, o qual auxilia os estudantes que estão perante ao módulo de Propedêutica Médica. Para isso, foram realizadas a cada Avaliação Integral do Módulo, aulas de revisão no formato virtual pela plataforma “Google Meet”, sobre temas nos quais os alunos apresentavam mais dificuldade, escolhidos a partir de enquetes no grupo com monitores e alunos através do aplicativo WhatsApp. Com isso, os slides para a apresentação das lições serviam também de material didático no contexto pré-prova, o que auxiliava no estudo do conteúdo, por ter uma versão simplificada e focada, diferentemente daquele presente na referência bibliográfica. Somado às conferências, eram ofertados aos estudantes, questionários com perguntas semelhantes as esperadas para a prova, por meio do Google Forms, que permitiam aos mesmos avaliarem o seu domínio no assunto. A monitoria não se restringiu somente a um auxilio nas avaliações teóricas, mas, também, cooperou com o desenvolvimento da prática de prescrição médica, pois eram feitas correções e dadas dicas de estrutura, posologia e escolha do fármaco a ser receitado, configurando-se um importante passo para a atuação médica. Os casos clínicos eram devidamente escolhidos pelo professor e os monitores tinham acesso pelo aplicativo Google Classroom para realizar sua função. De fato, houveram avaliações positivas dos métodos utilizados, assim como a demonstração das notas adquiridas antes e depois do auxílio dos monitores, o que também contribuiu para uma boa relação e convívio monitor-aluno. A experiência, também, foi positiva para a monitora-aluna, pois permitiu a revisão dos conteúdos já vistos em semestres anteriores e uma melhor visão, sendo esta globalizada, sobre relação fármaco-doença, importante para a atuação no ciclo clínico, temas estes como farmacologia clínica do sistema hematopoiético e diabetes. Somado a isso, foi dada a iniciação para a docência, uma oportunidade única para o desempenho dessa habilidade tão importante, que vem acompanhada de uma melhor comunicação, domínio, confiança, participação em trabalhos coletivos e didática, que são atributos essenciais para a formação profissional. Discussão: De fato, a monitoria torna-se proveitosa tanto para os alunos como para a monitora-aluna, pois permite a realização de atividades diferenciadas e, assim, um maior aproveitamento do conteúdo e uma melhor aprendizagem para ambos. Os materiais didáticos produzidos, a exemplo dos slides de revisão, também são essenciais, pois servem de complemento da bibliografia dada, além de ajudar o monitor a ensinar o conteúdo de melhor forma ao aluno. Os questionários aplicados referentes as matérias são fundamentais para a autoavaliação dos estudantes no contexto da pré-prova, pois, desse modo, percebem as partes do conteúdo que ainda estão com dificuldades e, assim, os reforçam com o devido estudo. Somado a isso, todas experiências, a exemplo das aulas de revisão, tira-dúvidas e produção de atividades virtuais, são válidas tanto para o desenvolvimento profissional, quanto para dar um início à docência para a monitora-aluna. Conclusão: A monitoria é uma das maiores oportunidades, entre os programas extracurriculares, de desenvolvimento acadêmico e possibilidade de ajudar ao próximo. Dessa forma, há um grande amadurecimento pessoal e profissional durante a experiência, o que permite uma evolução nas práticas de ensino, trabalho em equipe, postura e didática. Por fim, também há a consolidação de um sentimento de realização, ao receber os retornos positivos e críticas construtivas.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PONTES, Ávina Costa; PINHEIRO, FELIPE GOMES. RELEVÂNCIA DA MONITORIA DE FARMACOLOGIA CLÍNICA NA CONSTRUÇÃO DO CONHECIMENTO E INICIAÇÃO PARA A DOCÊNCIA: RELATO DE EXPERIÊNCIA DE ESTUDANTE DO CENTRO UNIVERSITÁRIO INTA-UNINTA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692338-RELEVANCIA-DA-MONITORIA-DE-FARMACOLOGIA-CLINICA-NA-CONSTRUCAO-DO-CONHECIMENTO-E-INICIACAO-PARA-A-DOCENCIA--RELATO. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes