A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE ANATOMIA REAL PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES E A INICIAÇÃO DE MONITORES A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE ANATOMIA REAL PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES E A INICIAÇÃO DE MONITORES A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Esther Moreira Lindoso
  • Lia Magalhães de Almeida
  • ANNA Beatriz Alcântara Ferreira
  • Miqueias Marques Braga
  • Francisco Fidel Menezes Cavalcante
  • Pedro Lucas Uchoa De Oliveira
  • Lucas Aragão Vieira
  • Jonnes Libni Arcanjo Lima
  • Isaac De Vasconcelos Ponte
  • José Carlos de Araújo Fontenele
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692129-a-importancia-das-aulas-de-anatomia-real-para-a-aprendizagem-dos-discentes-e-a-iniciacao-de-monitores-a-docencia-
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Monitoria, anatomia, docência.
Resumo
Introdução: As Integrações dos Sistemas Humanos (ISH) são disciplinas inseridas na grade curricular do Centro Universitário INTA - UNINTA, e envolve alunos do primeiro ano de medicina. Seu objetivo é oferecer o conhecimento da anatomia humana de forma fragmentada, em um total de sete módulos, de acordo com os sistemas anatômicos em estudo. As aulas são divididas em teóricas, ministradas em sala de aula, e práticas, aplicadas em laboratório morfofuncional. Por fim, no encerramento de cada módulo, há ao menos uma aula para visualização da anatomia em peças reais, denominado "anatomia real". Objetivos: Relatar a experiência relativa às aulas de anatomia real, assim como sua devida relevância para o aprendizado dos discentes e iniciação à docência de monitores. Relato: Durante o primeiro semestre acadêmico, os alunos de medicina participaram de aulas teóricas e práticas sobre a anatomia do sistema músculoesquelético e do sistema nervoso, para aprenderem suas estruturas relevantes, curiosidades e funções. Ao final de cada um destes módulos, foi ministrada uma aula de anatomia real, onde os professores solicitaram a presença dos monitores para auxiliá-los. Durante as aulas, foram apresentadas as estruturas estudadas anteriormente em sala de aula, assim como as visualizadas previamente nas aulas práticas com os modelos anatômicos. Também foi possível observar certas variações anatômicas presentes nas peças reais que não eram detectáveis em aulas práticas anteriores. Durante o segundo semestre cursado, foram integradas aulas de cinco sistemas humanos para os discentes de medicina, sendo esses os sistemas cardiovascular, respiratório, digestório, geniturinário e endócrino. Com o auxílio dos monitores e docentes, da mesma maneira que o semestre anterior, após estudos teóricos e práticos, foram abordadas no fim das disciplinas aulas práticas de observação anatômica em peças reais, contemplando estruturas antes vistas em sala e laboratório. Ademais, variações anatômicas, algumas vistas de antemão em sala de aula, outras não antes citadas, foram observadas e discutidas durante a aplicação e análise dos componentes. Ao encerrar todos os módulos da disciplina de ISH, foi realizado um questionário para os discentes, referente às aulas de anatomia real, e se foram relevantes para o aprendizado durante o seu período acadêmico. Discussão: Inicialmente, houve dificuldade por parte dos alunos e professores para administração do conhecimento, visto que em algumas peças reais não possuíam suas estruturas em bom condicionamento para sua identificação, ou não estavam presentes. Dessa forma, em módulos como o de sistema nervoso, onde os professores não possuíam posse do cérebro humano bem conservado, não houve aulas de anatomia real como programado. Porém, no segundo semestre, as aulas foram mais eficazes, visto que as peças anatômicas se concentravam em sua maioria dentro da cavidade toraco-abdominal, tornando sua conservação facilitada, e seu uso bem aproveitado. Em módulos como o do sistema cardiovascular, coração, artérias e veias de todo o corpo estavam marcadas, de forma a auxiliar professores e monitores no ensino para os alunos. A contribuição do docente para quaisquer necessidades administrativas, e dos discentes com sua paciência para com o monitor foram muito motivadoras e confluíram com o conhecimento para o grupo, principalmente para a iniciação a docência do monitor. O questionário enviado para os alunos concludentes da disciplina constatou uma melhora em sua educação, conhecimento e a importância da demonstração em peças reais, assim como uma evolução na associação da anatomia a outras disciplinas, como a fisiologia. Conclusão: As aulas de anatomia real permitiram aos alunos uma melhor compreensão sistemática estrutural humana, desenvolvendo habilidades de associação para com outras disciplinas do curso, facilitando seu estudo. Ademais, a oportunidade oferecida aos monitores pelos professores do comparecimento às aulas, promoveram, além do conhecimento, a prática e o exercício de seu papel na iniciação à docência, implementando suas capacidades de interpretação, comunicação e ensino.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LINDOSO, Esther Moreira et al.. A IMPORTÂNCIA DAS AULAS DE ANATOMIA REAL PARA A APRENDIZAGEM DOS DISCENTES E A INICIAÇÃO DE MONITORES A DOCÊNCIA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692129-A-IMPORTANCIA-DAS-AULAS-DE-ANATOMIA-REAL-PARA-A-APRENDIZAGEM-DOS-DISCENTES-E-A-INICIACAO-DE-MONITORES-A-DOCENCIA-. Acesso em: 14/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes