A POTENCIALIZAÇÃO DO APRENDIZADO EM SEMIOLOGIA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES OSCE E METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
A POTENCIALIZAÇÃO DO APRENDIZADO EM SEMIOLOGIA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES OSCE E METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA
Autores
  • Raigor Mesquita Aguiar Ponte
  • Dandyara Vasconcelos Bevilaqua
  • DÉBORA MARIA DE SOUZA FROTA
  • Sophia Lopes Rocha
  • Lilyanne Castanheira Carvalho Lima
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692043-a-potencializacao-do-aprendizado-em-semiologia-atraves-de-simulacoes-osce-e-metodologias-ativas-na-monitoria
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Semiologia, Monitoria, Metodologias Ativas, Simulações OSCE
Resumo
Introdução: A Semiologia é uma área essencial da medicina que envolve a investigação dos sinais e sintomas apresentados pelos pacientes. O domínio da semiologia médica, que engloba a compreensão teórica aliada à prática clínica eficaz, é crucial para o desenvolvimento de um raciocínio clínico robusto. Esses elementos, em conjunto, formam a base sólida para as especialidades médicas. Para aprimorar o ensino-aprendizagem em Semiologia, a metodologia do Objective Structured Clinical Examination (OSCE) tem sido amplamente adotada na monitoria de semiologia. Objetivos: Relatar a experiência da utilização conjunta de simulações OSCE e metodologias ativas na monitoria de semiologia, visando potencializar o aprendizado dos alunos. Relato: Durante o primeiro semestre de 2022, realizaram-se os simulados OSCE em duas ocasiões antecedendo a prova prática dos alunos. Os laboratórios foram agendados, e atores foram selecionados para atuarem como pacientes simulados. Foi promovida uma reunião presencial para esclarecer dúvidas sobre o funcionamento do OSCE e fornecer dicas para a realização do teste de forma mais eficiente. Na reunião, abordamos detalhes cruciais para uma participação bem-sucedida nos simulados. Exploramos o procedimento em cada estação do OSCE, incluindo a abordagem dos casos clínicos simulados, a interação profissional com "pacientes" fictícios e a importância de uma conduta inicial respeitosa. Ademais, compartilhamos orientações sobre a identificação adequada nas estações e o uso seguro de Equipamentos de Proteção Individual (EPIs). Além disso, destacamos a limitação de 2 minutos por estação e oferecemos insights para gerenciar efetivamente esse tempo, concentrando-se nas manobras diagnósticas fundamentais e aplicando um raciocínio clínico estruturado. Tais orientações foram valiosas para fortalecer a confiança dos alunos diante das avaliações simuladas do OSCE, otimizando a qualidade e eficiência das abordagens clínicas. Por meio do grupo de "whatsapp", foram comunicados aos alunos a data da atividade e as recomendações sobre horários e materiais necessários, como jaleco, estetoscópio e sapatos fechados. Os alunos foram divididos em grupos de 5 pessoas, cada grupo adequando-se às 5 estações planejadas, sendo 4 avaliativas e 1 de repouso, com tempo pré-determinado de 2 minutos por estação. As simulações abordaram temas da semiologia, como somatoscopia, sinais vitais, aparelhos cardiovascular, respiratório, abdominal e neurológico. Discussão: A adoção dos simulados OSCE como metodologias ativas na monitoria de semiologia proporcionou aos acadêmicos um treinamento significativo para a prova prática. Além disso, permitiu a realização de uma autoavaliação em relação ao domínio dos conteúdos estudados, identificando manobras que necessitavam de aperfeiçoamento. Os monitores desempenharam um papel fundamental ao fornecer feedback sobre as falhas e acertos, orientando os alunos para os tópicos que demandavam maior atenção nos estudos. A abordagem ativa trouxe dinamicidade ao ensino, favorecendo a assimilação da experiência clínica e promovendo a aquisição de conhecimentos pelos estudantes. Contudo, observou-se baixa adesão de algumas turmas na participação desta atividade de monitoria, sendo mais relevante o interesse dos estudantes em atividades prévias às avaliações. Conclusão: A utilização de simulados OSCE como metodologias ativas na monitoria de semiologia se mostrou uma estratégia eficaz para aprimorar o aprendizado dos estudantes de medicina. O treinamento oferecido através do OSCE simulado preparou os alunos para a avaliação prática, aumentando a autoconfiança e minimizando fatores que poderiam afetar o desempenho. A utilização dessa abordagem na monitoria contribuiu para um melhor entendimento dos conteúdos e estimulou o interesse dos acadêmicos no estudo da semiologia, tornando o aprendizado mais prazeroso e enriquecedor.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PONTE, Raigor Mesquita Aguiar et al.. A POTENCIALIZAÇÃO DO APRENDIZADO EM SEMIOLOGIA ATRAVÉS DE SIMULAÇÕES OSCE E METODOLOGIAS ATIVAS NA MONITORIA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/692043-A-POTENCIALIZACAO-DO-APRENDIZADO-EM-SEMIOLOGIA-ATRAVES-DE-SIMULACOES-OSCE-E-METODOLOGIAS-ATIVAS-NA-MONITORIA. Acesso em: 18/07/2025

Trabalho

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