HABILIDADES ADQUIRIDAS NA LIDERANÇA DE SALA QUE SÃO ESSENCIAIS DENTRO DE UMA CARREIRA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
HABILIDADES ADQUIRIDAS NA LIDERANÇA DE SALA QUE SÃO ESSENCIAIS DENTRO DE UMA CARREIRA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.
Autores
  • Leticia Parente Freitas de Sousa
  • MARIA JULIANE PASSOS
Modalidade
Resumo
Área temática
Extensão
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691955-habilidades-adquiridas-na-lideranca-de-sala-que-sao-essenciais-dentro-de-uma-carreira-medica--um-relato-de-experi
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Liderança. Habilidades. Formação.
Resumo
Introdução: O papel de ajudante discente, desempenhado pelo líder de sala, pode ter um impacto significativo no futuro profissional do estudante, oferecendo a chance de desenvolver diversas habilidades importantes na carreira médica. Isso inclui competências como comunicação, gestão de conflitos, organização, planejamento, liderança, influência, resolução de problemas, adaptação, flexibilidade e crescimento pessoal. Ao atuar como mediadores, eles facilitam a resolução de mal-entendidos entre colegas, coletam sugestões, coordenam processos produtivos e estimulam a troca de perspectivas e geração de ideias. Assumindo também o papel de canais de comunicação eficazes, eles transmitem um feedback dos alunos aos professores, compartilhando informações relevantes da equipe docente com os colegas. Essa colaboração fortalece as relações entre administração, corpo docente e alunos, gerando um ambiente de aprendizado melhor gerenciado e mais produtivo. Além disso, eles podem auxiliar na estruturação de projetos em grupo, mantendo o foco e direção das atividades, esperançosamente para um ambiente harmonioso de aprendizado. Objetivos: O propósito deste trabalho é evidenciar a importância da liderança em sala de aula no desenvolvimento acadêmico dos estudantes, assim como destacar as habilidades adquiridas ao longo desse percurso que podem ser aplicadas na profissão médica. Relato: Apresenta-se um estudo descritivo que consiste em um relato de experiência sobre a participação dos alunos como líderes de sala. O contexto do estudo se deu nas turmas 32 e 33 dos terceiro e quarto períodos do curso de Medicina no Centro Universitário INTA (UNINTA), localizado em Sobral, Ceará. O período abrangeu o semestre letivo de 2022.2 a 2023.1. No começo, a liderança na turma 33 foi iniciada por duas líderes durante o terceiro semestre, posteriormente, a turma se desfez e uniu-se à turma 32 durante o quarto semestre, totalizando um ano de experiência na liderança. As demandas dos alunos foram atendidas por meio de reuniões online com o coordenador do módulo, além de encontros presenciais com líderes de outros semestres. Essas reuniões visavam desenvolver ideias e encontrar soluções para as necessidades dos alunos, bem como receber orientações sobre mudanças acadêmicas. Ademais, o Núcleo de Apoio Pscicopedagógico ao Estudante de Medicina-NAPEM, também possibilitava encontros mensais com os líderes, visando a abordagem de questões psicológicas dentro do âmbito estudantil, para discutir estratégias de comunicação, resolução de conflitos e adaptação da rotina de estudos com as exigências da liderança. Em suma, os líderes desempenhavam diversas responsabilidades, incluindo a divisão de grupos de estágio, tarefas e apresentações, entrega de materiais, coordenação de eventos, ajustes nos cronogramas, reposição de aulas, comunicação de informações e resolução de problemas dentro da sala de aula. Isso estabeleceu uma conexão entre os alunos e o corpo docente, de maneira harmoniosa e efetiva Discussão: Adquirir habilidades como líder de sala possui uma fortaleza substancial para uma carreira médica bem-sucedida. Visto que a liderança oferece uma oportunidade única para os estudantes desenvolverem uma série de competências valiosas que são diretamente transferíveis para o campo médico, tais como a capacidade de resolução de conflitos, onde situações desafiadoras e decisões complexas frequentemente exigem uma abordagem equilibrada e sensível para resolver divergência de opinião entre equipes de profissionais de saúde ou pacientes e suas famílias ou a habilidade de organização de ideias, que é essencial para a coleta e análise de informações médicas, bem como para o planejamento e execução de procedimentos e tratamentos. A clareza de pensamento e a capacidade de estruturar informações de maneira coerente são cruciais para garantir um diagnóstico preciso e um plano de tratamento eficaz. Conclusão: Em resumo, as habilidades adquiridas como líder de sala, como resolução de conflitos, organização, cooperação e comunicação, são essenciais para o sucesso na carreira médica. Elas permitem que os profissionais de saúde enfrentem desafios complexos, colaborem efetivamente em equipes multidisciplinares e defendam um atendimento compassivo e orientado aos pacientes
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUSA, Leticia Parente Freitas de; PASSOS, MARIA JULIANE. HABILIDADES ADQUIRIDAS NA LIDERANÇA DE SALA QUE SÃO ESSENCIAIS DENTRO DE UMA CARREIRA MÉDICA: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691955-HABILIDADES-ADQUIRIDAS-NA-LIDERANCA-DE-SALA-QUE-SAO-ESSENCIAIS-DENTRO-DE-UMA-CARREIRA-MEDICA--UM-RELATO-DE-EXPERI. Acesso em: 19/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes