A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS EMBRIOLÓGICOS E O SEU PAPEL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS EMBRIOLÓGICOS E O SEU PAPEL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM.
Autores
  • Luana Maria Tavares Saraiva
  • Polyana Do Nascimento Cavalcante Sousa
  • Rebeka De Lys Veras Martins
  • José Jackson do Nascimento Costa
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691148-a-construcao-de-modelos-didaticos-embriologicos-e-o-seu-papel-no-processo-de-aprendizagem
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Embriologia, ensino, monitoria.
Resumo
Introdução: O período embriológico é bastante complexo, é um momento de grandes transformações para a formação do feto. O processo de ensino e aprendizado desse conteúdo é dificultado pela deficiência de visualização das estruturas e sua evolução, representadas em figuras planas e inertes. Para ajudar os alunos nos estudos de embriologia criou-se o dia da fabricação dos modelos didáticos embriológico, esse material é uma representação tridimensional da evolução semanal do embrião que tem como objetivo ajudar os estudantes a consolidarem as informações da sala de aula. Objetivos: Relatar a experiência vivenciada na monitoria de embriologia durante a elaboração dos modelos didáticos embriológicos e seu papel no processo de aprendizagem. Relato: O ensino e aprendizagem da embriologia é complexo e requer novas ferramentas que estimulem os alunos a visualizarem e assimilarem estruturas, que para eles são repassadas apenas como imagem plana. Os livros e bibliografias utilizadas para o conteúdo não proporcionam ao estudante uma inteira observação do que de fato acontece nesse período. Com o objetivo de ajudar os alunos nos estudos de embriologia, criou-se o dia da fabricação dos modelos didáticos embriológico, esse material é uma representação tridimensional da evolução semanal do embrião, que é construído pelos próprios alunos após as aulas. Nesse dia, a turma é separada em grupos, e as semanas do embrião são divididas. São utilizados materiais escolares e artifícios de papelaria para construir modelos que atuam como forma de solidificar o conhecimento de uma forma didática e criativa. Cada estrutura do embrião é reproduzida com algum material que vai desde massa de modelar até isopor, por possuírem nomes difíceis e em grandes quantidades esse processo os ajuda a reconhecê-las de uma forma mais sólida e em outras dimensões, deixando o ensino e o aprendizado mais fácil e interativo. Além disso, após o término da atividade é feito a simulação com as peças para que seja avaliado o nível de aprendizagem dos alunos, são questionados nomes das estruturas e em qual semana embriológica a característica se encontra, assim, esses modelos também servem como forma de avaliação dos discentes de uma forma diversificada e ativa. Discussão: Foi possível observar o empenho pela fabricação das peças nas turmas, notou-se também a procura por mais livros e bibliografias de embriologia para comparação das imagens, que serviam como ponto de partida para a criação do modelo tridimensional. Com a utilização dessa ferramenta mais perguntas e curiosidades surgiram sobre os períodos e como eles poderiam ser representados. Os avanços dessa busca pelo conhecimento foi avaliado nas simulações da gincana. Os nomes e períodos das estruturas foram respondidas de forma mais rápida, em menos de um minuto, e de forma correta pela maioria dos alunos presentes. Além disso, observou-se um maior empenho para o trabalho em equipe. Conclusão: Nota-se, portanto, a importância da utilização de várias ferramentas metodológicas para solidificação do aprendizado entre os estudantes. É possível concluir que os modelos didáticos embriológicos auxiliam na concretização de nomes de estruturas e conceitos, que antes, apenas com as aulas, eram de difícil assimilação, tornando o aprendizado de embriologia mais fácil e interativo.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SARAIVA, Luana Maria Tavares et al.. A CONSTRUÇÃO DE MODELOS DIDÁTICOS EMBRIOLÓGICOS E O SEU PAPEL NO PROCESSO DE APRENDIZAGEM... In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/691148-A-CONSTRUCAO-DE-MODELOS-DIDATICOS-EMBRIOLOGICOS-E-O-SEU-PAPEL-NO-PROCESSO-DE-APRENDIZAGEM. Acesso em: 14/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes