A RELEVÂNCIA DA MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ALUNO-MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA

Publicado em 24/04/2025 - ISBN: 978-65-272-1307-9

Título do Trabalho
A RELEVÂNCIA DA MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ALUNO-MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA
Autores
  • Thais Soares Lima
  • Ana Beatriz Costa Alves
  • Maria Heloise Alves Sarmento
  • Gelton Fonteles
Modalidade
Resumo
Área temática
Monitoria
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/690970-a-relevancia-da-monitoria-de-semiologia-medica-na-formacao-academica-do-aluno-monitor--um-relato-de-experiencia
ISBN
978-65-272-1307-9
Palavras-Chave
Monitoria, Semiologia, Ensino
Resumo
Introdução: A monitoria é uma forma de aprendizagem e ensino por meio de atividades diversificadas que contribuem para a formação acadêmica e para o futuro profissional dos estudantes. Nesse meandro, destaca-se a monitoria de semiologia médica, cuja importância é validada pelo estudo dos sinais e sintomas das patologias humanas. Dessa forma, é notório que o estudo aprofundado e a compreensão dessa disciplina contribui para a formação acadêmica, uma vez que reflete diretamente nas diversidades interdisciplinares. Sendo assim, para que o ensino seja proveitoso e eficaz, faz-se necessário realizar atividades que envolvam ativamente os discentes, de modo que o aprendizado seja eficiente e produtivo. Objetivo: Relatar a relevância da monitoria de semiologia médica como base do conhecimento para a formação acadêmica, de acordo com a experiência do aluno-monitor, e ponderar os benefícios dessa ação para os discentes. Relato: A monitoria de semiologia engloba os alunos do quarto semestre do Curso de Medicina do Centro Universitário UNINTA, sendo uma disciplina presente no módulo de Propedêutica Médica. Dessa maneira, o monitor auxilia e presta assistência aos alunos de acordo com as suas necessidades, como, por exemplo, realização de aulas via Google Meet, com intuito de revisar sobre os assuntos mais solicitados, além de sanar dúvidas de forma on-line e presencial. Associado a essas formas de auxílio aos discentes, destaca-se a realização de simulações no laboratório de habilidades práticas, que são os exames clínicos objetivos estruturados, isto é, os OSCES simulados, no qual tem como objetivo treinar os alunos para desenvolverem habilidades clínicas. Essa parte, principalmente, é um dos momentos mais participativos dos alunos, já que são simulações, avaliadas pelos monitores, em salas que mimetizam os consultórios e que possuem pacientes-modelos para que os estudantes possam realizar o exame físico. Diante disso, torna-se perceptível a importância da semiologia na prática médica, uma vez que essa disciplina estará presente diariamente nas consultas clínicas, fechamentos de diagnósticos e no estabelecimento da boa relação médico-paciente e, com isso, o aluno que possui oportunidades de ensino por meio de didáticas variadas, como as ministradas pela monitoria, são beneficiados positivamente. Discussão: Segundo o filósofo Immanuel Kant, o Homem não é nada além daquilo que a educação faz dele (KANT, IMMANUEL). Nessa conjuntura, em analogia com a monitoria nos períodos hodiernos, o aluno-monitor vivencia experiências enriquecedoras não só no quesito intelectual, mas também há uma gama de fatores que ajudam a lapidá-lo como um todo, isto é, desenvolve mais responsabilidade e comprometimento ao repassar aquele conteúdo para os alunos de forma mais didática. Assim, é de grande importância para a formação acadêmica construir um embasamento teórico semiológico, visto que se configura como a base da Medicina, cujo objetivo é obter as informações amnésicas dos pacientes de maneira completa e confiável, além de agrupar os achados do exame físico para definir um diagnóstico assertivo. Conclusão: Constata-se, então, a relevância da monitoria de semiologia médica como base para uma efetiva formação acadêmica e profissional. Além disso, a sua importância influencia diretamente nas relações interpessoais, contribuindo para ter uma segurança maior quando se depararem com a prática clínica. Somado a isso, o contato mais próximo entre aluno e monitor permite não só uma melhor troca de informações e de orientações, como também uma participação mais ativa desses discentes ao decorrer das atividades, garantindo, assim, uma melhor troca de experiência.
Título do Evento
X JORNADA OUTUBRO ACADÊMICO
Cidade do Evento
Sobral
Título dos Anais do Evento
Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Thais Soares et al.. A RELEVÂNCIA DA MONITORIA DE SEMIOLOGIA MÉDICA NA FORMAÇÃO ACADÊMICA DO ALUNO-MONITOR: UM RELATO DE EXPERIÊNCIA.. In: Anais do X Outubro Acadêmico - UNINTA. Anais...Sobral(CE) UNINTA, 2023. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/xoutubroacademico/690970-A-RELEVANCIA-DA-MONITORIA-DE-SEMIOLOGIA-MEDICA-NA-FORMACAO-ACADEMICA-DO-ALUNO-MONITOR--UM-RELATO-DE-EXPERIENCIA. Acesso em: 13/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes